Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

O governo Menem

da Folha Online

O governo do peronista Carlos Menem, 72, começa em 1990 diante de grave crise econômica, com uma inflação, que seria vencida no ano seguinte, de quase 3.000% ao ano.

Com um plano econômico embasado na paridade cambial peso-dólar, de autoria do ministro da Economia Domingo Cavallo, a Argentina cresce cerca de 7,7% ao ano e inicia-se uma fase de privatizações das empresas públicas.

Depois de alterar a Constituição para poder se reeleger, o segundo mandato de Carlos Menem inicia com a inflação controlada e a moeda forte. Na contramão, o crescimento pára, a taxa de desemprego atinge 18,4% e a dívida externa dobra.

Os peronistas perdem a maioria no Congresso em 1997. O peso segue atrelado ao dólar e o governo vive um impasse no mercado porque, ao mesmo tempo em que os produtos nacionais encarecem, as dívidas contraídas em moeda americana impedem o fim da paridade cambial. A recessão assola o país.

Em 2000, Menem deixa o poder. Foi impedido de concorrer às eleições pela Corte Suprema, que julga inconstitucional sua candidatura. E o PJ (Partido Justicialista, peronista) perde as eleições com Eduardo Duhalde, então governador de Buenos Aires, para a Aliança, de Fernando De la Rúa.

Denúncias

Após deixar a Presidência, Menem enfrenta investigações de corrupção e contrabando de armas. A Justiça da Suíça bloqueia duas contas bancárias em seu nome, que somavam cerca de US$ 10 milhões.

Em 2001, ele ficou preso por seis meses acusado de contrabandear armas com a Croácia e o Equador.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).