Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eliminatórias - Copa 2006

História

CORÉIA DO SUL/JAPÃO-2002

CLASSIFICADOS

1º Argentina
2º Equador
Brasil
4º Paraguai
5º Uruguai

A Argentina foi a grande sensação, ao ganhar 13 e perder apenas uma das 18 partidas. Já o Brasil fez uma das piores campanhas da história, alcançando a classificação apenas na última rodada. O continente conseguiu a quinta vaga na repescagem, com a vitória do Uruguai sobre a Austrália. Quatro técnicos passaram pelo comando da seleção brasileira, que partiu para a Ásia em pleno descrédito. Mas acertou-se nas mãos de Luiz Felipe Scolari e, beneficiado pelos fiascos de rivais importantes (como Argentina e França) e pelo grupo fraco na primeira fase da Copa, acabaria conquistandoo o penta.

FRANÇA-1998

CLASSIFICADOS

1º Argentina
2º Paraguai
3º Colômbia
4º Chile
Brasil (campeão de 1994)

Como campeão, o Brasil garantiu a vaga automática, não precisando passar pelo sufoco das duas edições anteriores. Argentina, Paraguai, Colômbia e Chile ficaram com as outras vagas. O último garantiu o passaporte à França no saldo de gols, já que terminou com os mesmos 25 pontos do Peru. No Mundial, a equipe de Zagallo ficaria marcada pela convulsão de Ronaldo e pelo racha entre os jogadores, momentos antes do fracasso na final contra os anfitriões.

EUA-1994

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Colômbia
2º Grupo A: Argentina
1º Grupo B: Brasil
1º Grupo C: Bolívia

O torneio consagrou Romário. Após ser preterido pelo técnico Parreira durante toda a competição, o atacante foi chamado para o último e decisivo jogo, contra o Uruguai (só a vitória interessava), e marcou os gols nos 2 a 0, diante de um Maracanã lotado. A Argentina, que chegou a ser goleada pela Colômbia por 5 a 0 em Buenos Aires, só garantiu a vaga na respescagem, ao bater a Austrália. O "baixinho" também seria o principal destaque do tetra, na primeira e única decisão por pênaltis da história das Copas, contra a Itália.

ITÁLIA-1990

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Uruguai
1º Grupo B: Colômbia
1º Grupo C: Brasil
Argentina (campeão de 1986)

A classificação brasileira foi marcada pelo episódio da fogueteira no Maracanã. No último jogo, o Brasil recebeu o Chile e ia vencendo por 1 a 0, quando uma torcedora lançou um sinalizador no gramado. O objeto caiu perto do gol de Roberto Rojas, que simulou ter sido atingido e chegou a cortar seu supercílio. Os chilenos se retiraram de campo e não voltaram mais. Uma semana depois, a Fifa declarou o Chile perdedor por 2 a 0. A Colômbia bateu Israel na repescagem. Na Copa, Lazaroni implantaria um sistema de três zagueiros e seria execrado pelo país inteiro, ao cair diante da Argentina nas oitavas-de-final.

MÉXICO-1986

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Argentina
1º Grupo B: Uruguai
1º Grupo C: Brasil
2º Grupo C: Paraguai

Após 12 anos, o Uruguai, bicampeão, credencia-se a disputar uma Copa. Argentina e Brasil também asseguraram o direito com a conquista em seus grupos. A última vaga foi definida num quadrangular, em que o Paraguai levou a melhor sobre o Chile, o Peru e a Colômbia. A geração de Zico e Sócrates terminaria seu ciclo na seleção com novo vexame. Seria eliminada pela França nos pênaltis, nas quartas-de-final.

ESPANHA-1982

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Brasil
1º Grupo B: Peru
1º Grupo C: Chile
Argentina (campeã de 1978)

Pela segunda vez consecutiva, o Uruguai volta a decepcionar nas eliminatórias. Desta vez, o algoz foi o Peru. Então detendora do título, a Argentina estava classificada automaticamente. Considerado um dos melhores meio-campos da história, a seleção de Zico, Sócrates, Falcão, Toninho Cerezo sucumbiria na segunda fase do Mundial, diante da Itália. O episódio ficaria conhecido como tragédia de Sarriá (nome do estádio, que não existe mais).

ARGENTINA-1978

CLASSIFICADOS

Brasil
2º Peru
Argentina (país-sede)

A maior decepção ficou por conta do Uruguai, que tropeçou diante da Bolívia. O Brasil trocou de técnico durante a competição. Cláudio Coutinho, que substituiu Osvaldo Brandão, utilizava conceitos "modernos", usava termos rebruscados e seu time se destacava pela defesa, com a dupla de zaga Amaral e Oscar. Na Copa, seria eliminado por um suspeito 6 a 0 da Argentina sobre o Peru.

ALEMANHA-1974

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Uruguai
1º Grupo B: Argentina
1º Grupo C: Chile
Brasil (campeão de 1970)

Dos 140 países filiados à Fifa, 94 se inscreveram para tentar uma vaga na Copa. Brasil (campeão) e Alemanha (sede) não precisaram passar pelas eliminatórias. Argentina e Uruguai se classificaram com tranquilidade, enquanto o Chile se credenciou graças a um W.O. Na repescagem, a União Soviética se recusou a jogar em Santiago (em Moscou, o jogo de ida terminou empatado em 0 a 0). A seleção de Rivelino, Leão e Jairzinho perderia da Holanda nas semifinais e da Polônia na disputa do terceiro lugar da Copa.

MÉXICO-1970

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Peru
1º Grupo B: Brasil
1º Grupo C: Uruguai

A grande surpresa nas eliminatórias foi a queda da Argentina, quinta colocada em 1966, diante do Peru. O técnico Aimoré Moreira, que iniciara uma renovação na seleção, foi dispensado pouco antes das eliminatórias. O jornalista João Saldanha assumiu e classificou a equipe. Mas quem a comandou na Copa foi Zagallo, que não teria nenhum trabalho para atingir o tri com um dos melhores grupos da história do futebol (Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Pelé; Tostão, Rivelino e Jairzinho).

INGLATERRA-1966

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Uruguai
1º Grupo B: Chile
1º Grupo C: Argentina
Brasil (campeão de 1962)

Nas eliminatórias sul-americanas, nenhuma surpresa. Argentina e Uruguai se classificaram com tranquilidade, além do Chile. O Brasil, bicampeão em 1962, tinha vaga assegurada. Mesmo recheada de craques, a seleção sofreria com a desorganização do técnico Vicente Feola e a contusão de Pelé e seria eliminada por Portugal na Copa.

CHILE-1962

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Argentina
1º Grupo B: Uruguai
1º Grupo C: Colômbia
Brasil (campeão de 1958)
Chile (país-sede)

O Brasil, como campeão da Copa passada, e o Chile, que abrigaria o evento, não precisaram disputar as eliminatórias. Os outros representantes no Mundial foram Argentina, Uruguai e Colômbia, que venceram seus grupos. O grande herói na conquista do bi seria Garrincha, já que Pelé mal jogaria, devido a uma contusão ainda na primeira fase.

SUÉCIA-1958

CLASSIFICADOS

1º Grupo A: Brasil
1º Grupo B: Argentina
1º Grupo C: Paraguai

A seleção brasileira se classificou com triunfos sobre o Peru. A surpresa foi a eliminação do Uruguai, que caiu por 5 a 0 diante do Paraguai, em Assunção. A Argentina venceu o grupo que tinha também Chile e Bolívia e ficou com a outra vaga. O Brasil obteria seu primeiro título mundial calcado no trio Pelé-Garrincha-Vavá.

SUÍÇA-1954

CLASSIFICADOS

Brasil
Uruguai (campeão de 1950)

Na edição desse ano houve um número até então recorde de inscritos (38 países) para as eliminatórias. O Brasil levou a melhor em um grupo com Paraguai e Chile. A Argentina, mais uma vez, não quis disputar a competição. No Mundial, a seleção brasileira cairia diante da Hungria, com direito a briga generalizada após a partida.

BRASIL-1950

CLASSIFICADOS

Bolívia
Chile
Paraguai
Uruguai
Brasil (país-sede)

As seleções argentina, equatoriana e peruana se recusaram a disputar as eliminatórias. Com isso, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai se classificaram automaticamente, além do Brasil, que sediaria um Mundial pela primeira e única vez na história. No quadrangular final da Copa, a seleção brasileira sucumbiria diante do Uruguai no episódio conhecido como Maracanazzo.

FRANÇA-1938

CLASSIFICADO

Brasil

Única adversária, a Bolívia desistiu do torneio e com isso o Brasil se classificou direto, sendo o único representante da América do Sul. A Argentina se candidatou para receber a Copa, mas, com a derrota para a França, resolveu nem disputar as eliminatórias. No Mundial, a seleção de Leônidas da Silva e Domingos da Guia terminaria em terceiro lugar, com derrota para a Itália nas semifinais.

ITÁLIA-1934

CLASSIFICADOS

Argentina
Brasil

As eliminatórias seriam disputadas por quatro seleções, mas Peru e Chile desistiram e classificaram diretamente Argentina e Brasil. O Uruguai também não quis participar, como protesto contra o boicote da maioria dos europeus no Mundial de 1930. No Mundial, a seleção brasileira sofreria com uma disputa de poderes entre dirigentes, não conseguiria reunir os melhores jogadores e perderia logo na primeira partida.

URUGUAI-1930

CLASSIFICADOS

Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Paraguai
Peru
Uruguai (país-sede)

Nesta primeira edição da Copa não houve disputa de eliminatórias. Todas as 13 seleções que disputaram o Mundial foram convidadas. Além das sete equipes sul-americanas, participaram do campeonato EUA, México, Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia. O baixo número de europeus foi motivado pela longa viagem que essas seleções teriam que enfrentar --seriam quase duas semanas de navio até o Uruguai. Sem Itália, Alemanha e Espanha, as potências mundiais na época, a "Celeste Olímpica", como ficou conhecida a seleção uruguaia, ganhou o título mundial em casa. O Brasil, sem jogadores paulistas por causa de uma briga política entre a associação de futebol do Estado e a CBD, caiu logo na primeira fase.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).