|
|
|
Motor: RVX-03
Pneus: Michelin
Carro: TF103
Vitórias: 0
GP's: 33
Poles: 0
Títulos de pilotos: Nenhum
Títulos de construtores: Nenhum
Chefe de equipe: Ove Andersson
Diretor técnico: Ange Pasquali
Projetista: Gustav Brunner
|
Toyota finaliza em oitavo em 2003
Em seu segundo ano na categoria, a escuderia japonesa terminou na oitava posição o Mundial de construtores, com 16 pontos --à frente apenas da Jordan (13) e da Minardi, que não pontuou. Na disputa interna, o brasileiro Cristiano da Matta levou vantagem sobre o companheiro de equipe, o francês Olivier Panis.
Da Matta terminou na 13ª colocação, com dez pontos, enquanto o experiente Panis --tem 141 GPs na categoria e uma vitória, em 1996, em Monaco, pela Ligier--, ficou em 14º, com seis.
20 - Olivier Panis
|
|
França
|
|
|
Dados pessoais
Local de nascimento: Lyon
Data de nascimento: 02/09/1966
Idade: 36
Estado civil: casado com Anne
Filhos: Aurélien e Caroline
|
|
Dados profissionais
GPs: 141
Vitórias: 1
Pódios: 5
Poles: 0
Títulos: 0
Estréia: Brasil-1994
Em 2003: 14º (seis pontos)
|
Cronologia
1980 - inicia a carreira no kart
1989 - campeão francês de Fórmula Renault
1993 - campeão de F-3000
1994 - estréia na F-1 pela Ligier, no GP do Brasil
1997 - assina com a Prost
2000 - entra na McLaren como piloto de testes
2001 - assina com a BAR
2002 - troca a Bar pela Toyota
Curiosidades
Fraturou as duas pernas em um acidente durante o GP do Canadá, em 1997;
Em 1996, conquistou a primeira e única vitória na F-1, ao vencer o GP de Monaco pela Ligier, que, depois, mudou de nome para Prost;
É atualmente o único piloto francês competindo na F-1.
21 - Cristiano da Matta
|
|
Brasil
|
|
|
Dados pessoais
Local de nascimento: Belo Horizonte
Data de nascimento: 19/09/1973
Idade: 29
Estado civil: Solteiro
|
|
Dados profissionais
GPs: 16
Vitórias: 0
Pódios: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estréia: Austrália-2003
Em 2003: 13º (dez pontos)
|
Cronologia
1993 - campeão brasileiro de Fórmula Ford _conquista quatro vitórias;
1994 - campeão brasileiro de Fórmula 3000 _soma quatro vitórias;
1997 - terceiro colocado na Indy Lights _três vitórias;
1998 - conquista o título da Indy Lights _quatro vitórias;
2000 - ganha a primeira corrida na Indy;
2001 - termina o Campeonato da Indy em quinto, com três vitórias;
2002 - conquista o título da Indy pela Newman-Haas, com sete vitórias;
2002 - assina com a Toyota.
2003 - marca os primeiros pontos na F-1 no GP da Espanha.
Curiosidades
No ano passado, quando conquistou o título da Indy, Da Matta ficou Da Matta a um triunfo de igualar o recorde de oito vitórias em uma única temporada de Michael Andretti e Al Unser Jr;
O piloto mineiro é o quarto campeão da Indy em oito anos a chegar à F-1, mas o primeiro a não desembarcar em um time de ponta;
Filho de Toninho da Matta, ex-piloto de Turismo, o campeão da Indy cumpriu uma trajetória inusitada para chegar à F-1. Até 1996, seguiu o roteiro normal: kart, F-Ford, F-3 e F-3000. Sem chances de ascender à F-1, mudou então de rumo e foi para os EUA, onde no ano seguinte, 1997, estreou na Indy Lights. A partir daí, sua carreira renasceu. Ele venceu o campeonato em 1998 e, na Indy, a partir de 1999, colecionou sucessos e recordes.
|
|
|