Folha Online Esporte F1-2003
F-1 2003

Glossário

A B C D E F G M P Q R S T V W
A

Aderência: Intensidade do contato entre os pneus em movimento e a superfície da pista.

Aerofólio: Peça que tem função de pressionar a parte traseira do carro contra o solo e com isso dar maior estabilidade.


B

Bandeiras: Instrumentos usados pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos.

Bandeirinha: Fiscal encarregado de acionar as bandeiras de comunicação durante as provas.

Biscoito: Tipo de pneu com ranhuras indicado para pistas molhadas.


C

Caixa de brita: Área de proteção na parte externa das curvas, onde é colocada brita com o objetivo de diminuir a velocidade dos carros em caso de derrapagem ou acidente.

Câmbio: Sistema semi-automático eletrônico de mudança de marchas (fica atrás do volante).

Carenagem: Carroceria do F-1; revestimento que proporciona eficiência aerodinâmica ao carro.

Centralina: Cérebro eletrônico do carro, que controla a injeção de gasolina no motor e a ignição.

Chassi: Estrutura básica do carro que envolve o piloto e sustenta os componentes do carro.

Chicane: Espécie de "dente" feito no traçado, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros.

Cilindrada: Volume de todos os cilindros do motor.

Circuito: Local onde são realizadas as provas do Mundial.

Cobertor térmico: Dispositivo que envolve os pneus e os mantém aquecidos antes de uma largada ou de um pit-stop.

Cockpit: Lugar em que o piloto dirige o carro. Sofreu modificações no ano passado para proteger os pilotos.

Controle de tração: Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem.


D

Defletor: Apêndice aerodinâmico dos carros de F-1, localizado entre os eixos.

Diretor de prova: Responsável pelas decisões tomadas durante toda a corrida.

Doctor car: Veículo que leva o médico da FIA, Sid Watkins, para intervenções nos locais de acidentes.


E

Escuderia: É a equipe de F-1. O campeonato de 2001 contará com a participação de 11 equipes.


F

FIA: Federação Internacional de Automobilismo, é a entidade máxima do automobilismo mundial e responsável pelas regras do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Max Mosley.

Fly-by-wire: Sistema de acelerador sem cabos, proibido pela FIA.

Flying lap: Volta em que o piloto, no treino, atinge condições para tentar buscar a pole position.

Foca: Associação dos Construtores de F-1, é a responsável pela organização do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Bernie Ecclestone.


G

Grid de largada: Alinhamento para a largada organizado de acordo com os melhores tempos nos treinos oficiais.

Grip: Palavra inglesa, muito usada pelos pilotos, que significa aderência.

GP: Grande Prêmio. No calendário 2001 da F-1 está previsto um total de 17 GPs.

Guard-rail: Barreira metálica de proteção utilizada principalmente em circuitos de rua.


M

Marcas de Pneus: A área de contato entre os pneus.


P

Paddock: Área dos boxes, cabines de tevê e camarotes de um autódromo.

Pit stop: Parada nos boxes, durante a corrida, para troca de pneus e/ou reabastecimento de combustível.

Pole position: Melhor colocação para a largada; lugar do piloto que fizer o melhor tempo nos treinos.

Pódio: Onde os três primeiros recebem troféu e escutam os hinos dos países dos pilotos e da equipe vencedora.


Q

Queimar a largada: Procedimento irregular de movimento do carro antes da luz verde.


R

Reabastecimento: Parada para colocação de combustível (a vazão é de 12 litros/s).


S

Slick: Pneu liso, antigamente utilizado em pistas secas, hoje é proibido.

Sobreviseira: Película plástica colocada sobre a viseira do capacete. Os pilotos trocam as sobreviseiras várias vezes numa corrida, bastando arrancá-las do capecete.

Spoiler: Nome dado à asa dianteira, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro.

Stop & go: Punição que obriga o piloto a ficar parado dez segundos na saída dos boxes para depois voltar à corrida.

Superlicença: É a "carteira de motorista" do piloto de F-1, conferida anualmente. Punições podem fazer com que o piloto perca a superlicença e não possa mais competir num F-1.

Suspensão ativa: Sistema eletrônico de suspensão que mantém o carro a uma altura constante da pista, diminuindo o impacto das irregularidades da pista.

Safety car: Também chamado de carro madrinha, é o carro de auxílio que lidera a fila de pilotos na volta de apresentação, também entra na pista quando há um acidente grave e a instalação de bandeira amarela, que suspende a prova.


T

T-car: Carro reserva, que só pode ser usado no dia da corrida; não é utilizado nos treinos.

Telemetria: Medição do comportamento do carro, usando transmissão de dados por ondas.

Tifosi: Torcedores, em italiano. Na F-1, é como são conhecidos os torcedores da Ferrari.

Treinos livres: Sessão de treinamentos de 90 minutos que acontece nas manhãs de sexta e sábado dos finais de semana de corrida.

Treino oficial: Sessão de treinos de uma hora de duração aos sábados e que define o grid da prova.


V

Volta de apresentação: Volta que antecede a largada, para o aquecimento dos pneus.


W

Warm up: Treino matinal de meia hora que acontece no dia do GP.


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