Folha Online Esporte F1-2003
F-1 2003

Regulamento

  • A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) alterou os critérios de pontuação, que eram adotados desde 1990. Agora, os oito primeiros somam pontos. O vencedor ganha 10 pontos; o segundo, 8; o terceiro, 6; o quarto, 5; o quinto, 4; o sexto, 3; o sétimo, 2; e o oitavo, 1.


  • O piloto campeão será aquele que somar o maior número de pontos após as 16 provas do Mundial. A equipe vencedora do Mundial de construtores será aquela que terminar com a maior soma de seus pilotos. No total serão dez escuderias.


  • Nesta temporada, haverá 16 etapas, uma menos do que no Mundial de 2002. O GP da Bélgica saiu do calendário devido às leis antitabagistas do país. A competição começa no dia 9 de março, na Austrália, e acaba em 12 de outubro, no Japão.


  • Na parte técnica, o regulamento sofreu uma série de inovações. A FIA decidiu banir da categoria a eletrônica ativa a partir do GP da Inglaterra. A telemetria ativa está banida desde já, e o uso de motores de classificação está inviabilizado.


  • As equipes também estão proibidas de esconderem seus carros ou equipamentos, durante os GPs, enquanto os mecânicos estiverem em trabalho. Os times estão impedidos até mesmo de utilizar o carrinho de ferramentas e outros materiais para encobrir a visão do carro.


  • Na nova regulamentação da FIA, o reabastecimento entre o treino de classificação e a corrida está proibido. Os carros ficarão fechados e as equipes não poderão mexer neles entre sábado à tarde e a manhã da corrida.


  • Entre as principais mudanças estão ainda a proibição da comunicação entre pilotos e equipes via rádio e a imposição do limite de dois carros por escuderia _eliminando o carro reserva.



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