Folha Online Ilustrada Fashion Week
São Paulo Fashion Week
24/01/2003

Saiba o que cada estilista levará à passarela

da Folha Online

Escolha o estilista ou a marca para saber quais são as novidades da temporada de moda outono-inverno que será apresentada na São Paulo Fashion Week.

Alphorria
André Lima
British Colony
Caio Gobbi
Carlota Joakina
Cavalera
Cori
Eduardo Suppes
Ellus
Fause Haten
Forum
Glória Coelho
Iódice
Jefferson Kulig
Jum Nakao
Lino Villaventura
Lorenzo Merlino
Marcelo Quadros
Mareu Nitschke
Mário Queiroz
Osklen
Patachou
Reinaldo Lourenço
Renato Loureiro
Ricardo Almeida
Rodrigo Fraga
Ronaldo Fraga
Rosa Chá
Sommer
Triton
Uma
Walter Rodrigues
Vide Bula
V.Rom
Zoomp

Ricardo Almeida

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Carlota Joakina

A estilista não divulgou como será sua coleção.

Mário Queiroz

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Renato Loureiro

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Sommer

O estilista Marcelo Sommer não divulgou como será sua coleção.

Ellus

O estilista Nelson Alvarenga, responsável pela grife, não divulgou como serão suas coleções feminina e masculina.

Glória Coelho

A estilista não divulgou como será sua coleção.

Zoomp

O estilista Renato Kherlakian não divulgou como será sua coleção.

Lorenzo Merlino

Alguns elementos recorrentes no trabalho de Lorenzo Merlino voltam nesta coleção outono-inverno, como o uso de fitas e galões, polainas e cores sóbrias aliadas ao dourado.

As parcas e os vestidos são as principais peças da coleção, dando destaque à silhueta e enfocando o colo. A meia-calça é item fundamental, interferindo diretamente na silhueta.

Tecidos leves como a musseline de seda e a cambraia de algodão, compõem as peças, bem como a sarja, a camurça e as peles.

Na gama de cores estão o violeta, o verde musgo, o cinza, o preto, o cáqui e o dourado.

Merlino também vai apresentar uma linha completa de acessórios desenvolvidos com a Le Postiche.

British Colony

O estilista Maxime Perelmuter não divulgou como será sua coleção.

Reinaldo Lourenço

O estilista não divulgou como será sua coleção (masculina e feminina).

Iódice

O estilista Waldemar Iódice não divulgou como será sua coleção.

Alexandre Herchcovitch

O estilista não divulgou como será sua coleção (masculina e feminina).

Patachou

A estilista Tereza Santos não divulgou como será sua coleção.

Lino Villaventura

O estilista Lino Villaventura mostrará sua coleção usando jeans metalizado, jeans com diversos tratamentos, sedas, organzas e telas. Avesso a definições de temas para desenvolver suas peças, o estilista dá uma pequena mostra do que pretende mostrar ao apontar um mini specer com mangas gigantescas como sua peça preferida.

Caio Gobbi

Participando pela segunda vez da São Paulo Fashion Week, o ponto de partida da coleção de Caio Gobbi é a mistura de imagens da personagem de "Elvira, Rainha das Trevas” - filme de James Signorelli, de 1988 - com as da banda Guns n‘Roses e elementos do universo de personagens de HQs, como “Sandman”.

Para levar esses elementos para a passarela, Gobbi vai utilizar muito jeans, sarja, malha, paetês e tricoline.

Um moletom bordado com paetês deverá ser um dos destaques da coleção e na cartela de cores as vedetes deverão ser o preto, o amarelo e o pink.

Triton

O estilista Tufi Duek não divulgou como será sua coleção.

Vide Bula

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Fause Haten

A coleção feminina de Fause Haten apresenta uma nova visão do fitness e do corpo na vida das pessoas. Haten olhou para o movimento black americano, com perfumes de Espanha, anos 30 e 80 e final do século. O estilista abusa dos vários tons de vermelho, mas também usa o verde musgo e o azul-claro, passando por vários tons de amarelo.

Na coleção masculina, ele mostra seu olhar sobre o movimento black americano e um estudo sobre a presença do esporte na moda, com lembranças do ciclismo, basquete, natação e esgrima.

Jum Nakao

O cinema dos anos 60 é a inspiração de Jum Nakao para a coleção outono-inverno 2003. Para traduzir tal referência, o estilista vai usar peças retas com proporção clássica. A camisaria será com algodões listrados com estampa poás e tricoline, alfaiataria em gabardine de algodão e panamá, tricôs, jeans e meia malha.

A cartela de cores será composta pelo marrom musgo, marinho, verde, pink, vermelho e preto. Nas estampas dominam os poás, flores e crocodilo. As peças principais da coleção de Nakao são as jaquetas e cabans.

Jefferson Kulig

A estréia do estilista paranaense Jefferson Kulig na São Paulo Fashion Week será com uma coleção que tem como marca o contraste entre as linhas retas e curvas, precisão, forma elicoidal, peças geometricamente calculadas, vazados, pespontos e franzidos. A cor entra como elemento de composição da forma.

Metais ferrosos, ouro, prata, marrom, tons de azul e bege serão usados em materiais como a borracha e tecidos como o cetim, a musseline, crepes e tricô.

Cori

A grife não divulgou como será sua coleção.

Eduardo Suppes

O estilista mineiro faz sua estréia na São Paulo Fashion Week apresentando uma coleção em torno do universo “motorcycle”. “Motomanique” é o principal tema que o estilista desenvolve em suas peças. Propondo um novo olhar para a sensualidade que as motos sugerem, Suppes mostrará um equilíbrio das formas em oposição às modelagens e silhuetas desmontadas que conferem às peças uma displicência (marca registrada do estilista) e um certo toque punk e neo-punk.

Para Suppes, o inverno 2003 traduz de forma explícita a sensualidade dos anos 80, com pitadas de ousadia e individualidade dos anos 90. As cores predominantes passeiam por tons diversos de pretos, cor de pele e cáquis lavados.

Entre os materiais usados estão os georgetes de seda pura, crepes rayon, sarjas, pelica espelhada e metais diversos. A peça chave da coleção é um collant bordado em cristais Swarovisky.

Forum

O estilista Tufi Duek não divulgou como será sua coleção.

Osklen

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Marcelo Quadros

Em sua estréia na São Paulo Fashion Week, o estilista Marcelo Quadros aposta em novo repertório para a próxima temporada de inverno. A coleção traz uma mistura de informações, com uso de peças de lingerie, utilitários e alta-costura.

Crepe georgete, cetim, musseline, veludo cotelê e liso, recebem tratamento artesanal de tingimento e aparecem em cores como laranja, pistache, cereja e preto. A técnica de envelhecimento foi aplicada exclusivamente nos looks em rendas.

André Lima

"Roupa para dançar" foi a metáfora usada por André Lima para criar as peças para a temporada outono-inverno. Definindo sua coleção como “divertida”, o estilista fará uma mistura de referências e de décadas.

O estilista investe no jérsei em rayon torcido, uma base sofisticada que transita dos vestidos de noite para os básicos do dia e trabalha novamente com a renda viscaya. As cores da coleção são verde, preto, ferrugem, goiaba, fanta laranja e marinho.

Rodrigo Fraga

A literatura dá o eixo da coleção do mineiro Rodrigo Fraga. Em torno da obra de Walt Whitman e Oscar Wilde, o estilista levará para a passarela tecidos naturais, sintéticos, texturizados, nervurados, bordados, sarja, moletom, cambraia indiana, gazes e índigo, em uma alfaiataria estruturada e camisaria com formas quadradas e curtas.

Na gama de cores, o cinza claro, os azuis, vermelho, preto e branco se destacam.

A poesia aparece literalmente escrita nas peças sob a forma de estampas. Bonés, gravatas em crochê, óculos e bolsas são os acessórios propostos por Rodrigo Fraga.

Rosa Chá

A Rosa Chá busca inspiração nos esportes náuticos e na costa brasileira para criar a coleção inverno 2003 e investe em silhuetas sensuais e em pernas aparentes.

Cavalera

Com o tema "Festa no Apartamento", a Cavalera continua misturando linguagens do universo pop, cinema, TV, personagens e textos. A inspiração vem dos personagens de desenho animado, como Pantera Cor de Rosa e Piggy, e das musas de filmes pornô.

As formas são inspiradas nos anos 60. Na cartela de cores estão o verde freeze com tanger, verde freeze com carbono e com rosa, azul claro com amarelo, rosa com cinza mescla, vermelho com tanger.

A Cavalera investe em túnicas trapézio, calças cigarretes e agasalhos esportivos para as mulheres. Para os homens, calças ergonômicas, blusões nem justos nem oversize, camisas secas quadradinhas, calças de alfaiataria retas e trainning.

Uma

Contrastes. É desta forma que se pode sintetizar a coleção outono-inverno 2003 da grife Uma. Inspirada em cisões do passado com o futuro, do primitivo com o luxo, a proposta da coleção é a silhueta enxuta, com formas e volumes funcionais e sobreposições.

Lançando mão de técnicas de envelhecimento dos tecidos, as peças contrastam o passado com a tecnologia do futuro.

Entre os materiais, a Uma vai utilizar o neoprene e os metais misturados a paetês e acessórios em prata.

Preto, branco, prata, marrom, cáqui, cinza, amarelo, laranja, pink, verde e azul formam a cartela de cores da coleção que vem com calças secas com boca fina, vestidos, tops e macacões.

Bolsas de neoprene e botas e sapatos de salto anabela compõem o visual da Uma. A marca é idealizada pelo casal Raquel e Roberto Davidowicz.

Mareu Nitschke

A coleção reflete a diversidades do mundo globalizado e o sentimento de individualização diante do todo e do comum. A concepção da coleção será traduzida por meio de formas ora mais amplas no jeanswear, ora mais ajustadas na alfaiataria.

Os sapatos de bico fino aparecem com salto agulha de 14 cm, num formato idealizado pelo estilista e se destacam na coleção.

Entre os tecidos, o veludo cotelê e liso, sedas, tules, cetim de seda, chiffon, moletom e jeans são os mais usados.

Na cartela de cores estão o preto, o branco, o verde militar, o carbono e o laranja queimado, com o amarelo limão e o laranja neon pontuando toda a coleção.

V.Rom

O estilista não divulgou como será sua coleção.

Alphorria

Trabalhando simbolicamente o jogo da vida, o estilista Carlos Tufvesson se inspirou nos cassinos para criar as peças da coleção outono-inverno 2003 da marca mineira Alphorria. As cores são o preto e variações de vermelho, rosa e cinza. A aposta da é nas peças com volumes, fluidas, transparentes e acetinadas.

Ronaldo Fraga

Questionador, Ronaldo Fraga leva para a passarela uma coleção sob o tema “As Viagens de Gulliver”, uma reflexão sobre a sensação de não se ter “lugar num mundo moderno”.

Franzidos, repuxados e dobrados são os cortes e as proporções da coleção de Fraga. Nas estampas, teoremas matemáticos.

Walter Rodrigues

Sofisticação será a principal característica do desfile de Walter Rodrigues, a começar pelos acessórios. Uma mostra disso é a continuidade da parceria com a Swarovski na industrialização das bijuterias, que serão baseadas em torno das pérolas em cor natural e negras. O strass negro também alavanca grande parte da coleção que traz um pouco do revival da “belle èpoque” e busca elementos nos trajes dos marajás indianos.

As meias também serão destaque na coleção. Desenvolvidas em parceria com a Lycra, as peças vão produzir um efeito chamando pelo estilista de “fishnet”, resultado de um processo que une a parte opaca da meia ao arrastão numa única peça sem emenda ou costura. O processo usado no desenvolvimento destas peças recebe o nome de “sombras”. Os sapatos, desenvolvidos com a Dumond Calçados abusam dos saltos e são produzidos em couro e cetim.

Entre os materiais usados nas roupas estão o veludo, o crepe geogette, o georgette de seda pura, penas e renda. A sobriedade caracteriza a cartela de cores.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).