Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Cine Brasil

CARANDIRU

Produção: Brasil, 2003 (146min)
Sinopse: Um médico decide fazer um trabalho de prevenção a Aids no Carandiru, o maior presídio da América Latina. A realidade atrás das grades é degradante, com instalações precárias e superlotação. As consultas vão além das enfermidades e os presos passam a contar histórias de vida, fazendo com que o médico perceba que há doses de organização e solidariedade dentro daquele caos. O cotidiano dos presos é narrado até o massacre que marcou a história da Casa de Detenção, em 1992. Baseado no livro Estação Carandiru, de Dráuzio Varela. Selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes de 2003.
Direção: HECTOR BABENCO
Roteiro: HECTOR BABENCO, FERNANDO BONASSI, VICTOR NAVAS
Com: LUIZ CARLOS VASCONCELOS, MILTON GONÇALVES, AÍLTON GRAÇA, MARIA LUIZA MENDONÇA

CIDADE DE DEUS

Produção: Brasil, 2002 (130min)
Sinopse: Baseado em história real e adaptado do romance homônimo de Paulo Lins, o filme mostra a história do crime na Cidade de Deus desde os primeiros anos do conjunto habitacional, no fim dos anos 60, quando um grupo de jovens conhecido como Trio Ternura fazia roubos à la Robin Hood, até a década de 80, com a área já dominada pelo tráfico. As trajetórias diferentes de dois personagens ilustram a história. Buscapé desde criança quer distância do crime e sonha em ser fotógrafo. Já Dadinho, seu amigo de infância, participa de assaltos e sonha em se tornar um traficante poderoso. Ambos vão realizar seus sonhos, mas Dadinho, que passa a ser chamado de Zé Pequeno, vai ter que lutar com concorrentes de peso para dominar o tráfico no local.
Direção: FERNANDO MEIRELLES
Roteiro: BRÁULIO MANTOVANI
Com: ALEXANDRE RODRIGUES, LEANDRO FIRMINO DA HORA, JONATHAN HAAGENSEN

CRISTINA QUER CASAR

Produção: Brasil, 2003 (119min)
Sinopse: Cristina mora com a mãe e tem uma vida dura, sem empregos e com poucos bicos. Ela sonha em se casar e, para encontrar um parceiro, procura uma agência de matrimônio. O dono da agência, Chico, está em dificuldades financeiras e se empolga com a idéia de encontrar um marido para Cristina. Depois de vários candidatos, chega a Paulo, um homem triste e solitário. Apesar de serem bem diferentes, Paulo e Cristina se envolvem e decidem casar. Cristina chama Chico para organizar a festa e eles acabam se aproximando mais do que o normal, o que faz ela repensar seu noivado.
Direção: LUIZ VILLAÇA
Roteiro: LUIZ VILLAÇA, MARIANA VERÍSSIMO, JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Com: DENISE FRAGA, MARCO RICCA, FÁBIO ASSUNÇÃO

DEUS É BRASILEIRO

Produção: Brasil, 2002 (110min)
Sinopse: Deus está cansado de ver os homens cometerem tantos erros e resolve tirar umas férias nas estrelas. Para isso, precisa encontrar um substituto para cuidar de Suas obrigações enquanto está fora. Ele vai procurar no Brasil, um país extremamente religioso, mas sem nenhum santo reconhecido pela Igreja. Para isso vai ter a ajuda de Taoca, um pescador malandro, e, mais tarde, de Madá, uma jovem solitária. Juntos, eles atravessam o nordeste brasileiro até o interior do Tocantins, vivendo aventuras e situações surpreendentes em busca do santo perfeito.
Direção: CARLOS DIEGUES
Roteiro: JOÃO UBALDO RIBEIRO, CARLOS DIEGUES
Com: ANTONIO FAGUNDES, WAGNER MOURA, PALOMA DUARTE

DESMUNDO

Produção: Brasil, 2002 (100min)
Sinopse: Em 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs de Portugal para desposarem os primeiros colonizadores. Entre elas vem Oribela, uma jovem sensível e religiosa. Contra sua vontade, ela se casa com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu engenho de açúcar. Lá moram a mãe e uma jovem irmã de Francisco, num estranho e incestuoso núcleo familiar.
Direção: ALAIN FRESNOT
Roteiro: ALAIN FRESNOT, SABINA ANZUATEGUI
Com: SIMONE SPOLADORE, OSMAR PRADO, CACO CIOCLER

DURVAL DISCOS

Sinopse: Durval e sua mãe, Carmita, moram isolados nos fundos da Durval Discos, uma loja de discos de vinil do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Um dia, Durval decide contratar uma empregada para ajudar a mãe nos serviços domésticos. O salário baixo atrai Célia, uma estranha doméstica que traz um pouco de alegria e muita confusão.
Direção e roteiro: ANNA MUYLAERT
Com: ARY FRANÇA, ETTY FRASER, ISABELA GUASCO, MARISA ORTH, LETÍCIA SABATELLA

EDIFÍCIL MASTER

Sinopse: Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras.
Direção e roteiro: EDUARDO COUTINHO

HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES

Sinopse: Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", no Rio Grande do Sul, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Eles transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas é que ele vai reencontrá-la.
Direção e roteiro: JORGE FURTADO
Com: ANDRÉ ARTECHE, ANA MARIA MAINIERI, PEDRO FURTADO, JÚLIA BARTH, VICTÓRIA MAZZINI

MADAME SATÃ

Produção: Brasil 2002 (105min)
Sinopse: Filme inspirado na vida de João Francisco dos Santos (1900-1976). Malandro, artista transformista, capoeirista, cozinheiro, pai adotivo, ele passou a maior parte da vida nas ruas do Rio boêmio. A história se passa na Lapa, em 1932, momento em que o sonho de João Francisco - tornar-se uma estrela do palco - se transforma em realidade.
Direção e roteiro: KARÏM AÏNOUZ
Com: LÁZARO RAMOS, MARCÉLIA CARTAXO, FLÁVIO BAURAQUI, FELLIPE MARQUES, RENATA SORRAH, EMILIANO QUEIRÓZ, RICARDO BLAT

O HOMEM QUE COPIAVA

Produção: Brasil, 2003 (123min)
Sinopse: André é funcionário de uma papelaria de Porto Alegre, onde opera a fotocopiadora. Ele tem uma vida pacata e mora com a mãe. É apaixonado por Sílvia, sua vizinha de 18 anos, a quem costuma observar pela janela com um binóculo. Ela é balconista de uma loja de roupas femininas. Para se aproximar da moça, ele resolve comprar um suposto presente para a mãe na loja onde ela trabalha. Para isso, André precisa de 38 reais, e vai utilizar seu instrumento de trabalho para conseguir o dinheiro. Não da maneira mais lícita. André vai contar com a ajuda de sua colega de trabalho, Marinês, e o namorado dela, Cardoso.
Direção e roteiro: JORGE FURTADO
Com: LÁZARO RAMOS, LEANDRA LEAL, LUANA PIOVANI, PEDRO CARDOSO

ÔNIBUS 174

Produção: Brasil 2002 (150min)
Sinopse: Investigação cuidadosa sobre o seqüestro de um ônibus na Zona Sul do Rio de Janeiro. O incidente de 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. A história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador.
Direção: JOSÉ PADILHA

SEPARAÇÕES

Sinopse: Comédia romântica sobre as quatro fases de uma separação amorosa: a negação, a negociação, a revolta e a aceitação. Cabral é casado com Glorinha e muito mais velho que ela. Insatisfeitos com o casamento, eles resolvem dar um tempo, que se transforma numa verdadeira separação quando Glorinha se apaixona por Diogo.
Direção: DOMINGOS OLIVEIRA
Roteiro: DOMIGOS OLIVEIRA, PRISCILLA ROZEMBAUM
Com: DOMINGOS OLIVEIRA, PRISCILLA ROZENBAUM, RICARDO KOSOVSKI, FABIO JUNQUEIRA, MARIA RIBEIRO, NANDDA ROCHA, SUZANA SALDANHA

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).