Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Expectativa 2003

ALL TOMORROW'S PARTIES

Produção: China, 2003 (96min)
Sinopse: Num século 21 pós-apocalipse, a dinastia Gui Dao controla a Ásia continental. Zhuai e seu irmão menor Mian são capturados e mandados para o Campo Prosperidade para que suas mentes dissonantes possam ser reeducadas. Eles logo descobrem que a vida nesse campo é mais do que propaganda ideológica e chateação burocrática. Cinco anos depois, o déspota perde o poder e os dois irmãos estão novamente livres. Zhuai se apaixona pela bela Xuelan e leva-a, junto com seu irmão, para uma antiga cidade industrial, agora deserta. Os três instalam-se num apartamento abandonado e tentam redescobrir os pequenos prazeres da vida. Selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2003.
Direção e roteiro: YU LIK-WAI
Com: CHO YONG WON, DIAO YI NAN, ZHAO WEI WEI, NA REN

PROVA DE AMOR

Produção: Estados Unidos, 2003 (108min)
Sinopse: Paul tem 22 anos, é mecânico e vive com a mãe numa pequena cidade da Carolina do Norte. Tem uma vida pacata, rodeada de amigos, mas sem namoradas, conhecido inclusive pela fama de destruidor de corações. Isso até a chegada de Noel, que estava estudando fora e é a irmã mais nova de seu amigo Tip. Paul fica intrigado ao se ver completamente apaixonado, algo que o faz se sentir feliz e aterrorizado. A moça corresponde, vendo nele uma figura divertida e despretensiosa. O namoro começa e entra inverno adentro, com bons e maus momentos. Ganhou prêmio especial do júri no Sundance Film Festival de 2003.
Direção e roteiro: DAVID GORDON GREEN
Com: PAUL SCHNEIDER, ZOOEY DESCHANEL, PATRICIA CLARKSON

A CAPTURA DOS FRIEDMANS

Produção: EUA, 2003 (107min)
Sinopse: Em 1987, a comunidade de Long Island ficou estarrecida quando Arnold Friedman, um respeitado professor, e seu filho de 18 anos, Jesse, foram presos acusados de estupro e sodomia por alguns meninos que tinham aulas de computação no porão da casa da família. O documentário foi idealizado quando o diretor fazia um especial sobre o palhaço Silly Billy, um dos mais famosos de Nova York. Atrás da máscara sorridente, o palhaço pareceu muito triste para o diretor, que depois descobriu se tratar de David Friedman, o filho mais velho de Arnold. David possuía um arsenal de vídeos caseiros que retratavam a deterioração de sua família desde a acusação, e que serviram de base para a investigação do diretor. Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival de 2003.
Direção: ANDREW JARECKI
Com: ARNOLD FRIEDMAN, ELAINE FRIEDMAN, DAVID FRIEDMAN, SETH FRIEDMAN, JESSE FRIEDMAN

TRAJE DE GALA

Produção: Espanha, 2002 (102min)
Sinopse: Comédia sobre as aventuras de Patricio, imigrante ilegal africano que trabalha como manobrista num estacionamento em Sevilha. Por ajudar um famoso jogador de basquete a trocar um pneu furado, recebe como gorjeta um terno que lhe cai perfeitamente. A roupa dá a Patrício uma aparência distinta e elegante, abrindo as portas de um novo mundo e também do amor da bela Maria. Porém, sua nova vida começa a desabar quando ele conhece o ladrão e golpista apelidado de Pão-com-queijo, que lhe rouba tudo, exceto o novo terno. Pão-com-queijo torna-se, ao mesmo tempo, seu pior pesadelo e seu melhor amigo, formando com ele uma desastrada dupla que lembra o Gordo e o Magro.
Direção: ALBERTO RODRÍGUEZ
Roteiro: ALBERTO RODRÍGUEZ, SANTIAGO AMODEO
Com: EUGENIO JOSÉ ROCA, MANUEL MORÓN, VANESA CABEZA, MULAI ZARJÚ, CHIKE A. JOHNSON

CONFLITO EM FAMÍLIA

Produção: Canadá, 2002 (103min)
Sinopse: A história dos irmãos Flower e Garnet e sua difícil relação com o pai, Ed. Desde a morte da mãe de seus filhos (no parto de Garnet), Ed procura manter distância emocional de todos a sua volta, inclusive da namorada Barb. Aos oito anos, Garnet é uma criança isolada, que luta para entender a morte da mãe, a omissão do pai e as mudanças no corpo da irmã. Flower, linda em seus 16 anos, busca em seu primeiro namorado o passaporte para fugir daquele lar cheio de problemas, enquanto pressiona o pai a assumir a responsabilidade por seu irmão. Para tentar se aproximar do filho, Ed lhe dá de presente uma arma, e só aí tem sua primeira manifestação de entusiasmo com o menino. Selecionado para o Festival de Toronto de 2002 e para a mostra Panorama do Festival de Berlim de 2003.
Direção e roteiro: KEITH BEHRMAN
Com: JANE MCGREGOR, COLIN ROBERTS, DOV TIEFENBACH

UMA GAROTA DESCOLADA

Produção: República Tcheca, 2002 (80min)
Sinopse: Alguns dias na vida de Ema, uma moça de 17 anos que mora com sua mãe num conjunto habitacional na periferia de uma grande cidade. Como toda adolescente, Ema somente quer ser feliz. Não se prende a um só parceiro e fala abertamente tudo o que pensa. Numa manhã de inverno, após terminar um caso com Viktor, Ema, que trabalha em uma loja de roupas, conhece Karel, um jovem soldado. Ela vende a Karel um presente para sua namorada, mas segue o rapaz e percebe que as coisas entre os dois não andam muito bem. Apaixona-se por ele, sem se dar conta que o verdadeiro homem de sua vida é Istvan, um taxista, sem veículo próprio, que ganha a vida dirigindo carros de pessoas alcoolizadas.
Direção e roteiro: BENJAMIN TUCEK
Com: DOROTA NVOTOVÁ, JANA HUBINSKÁ, ONDREJ VETCH_, TATIANA VILHELMOVÁ, MÁRIO KUBAS

IKKA

Produção: Japão, 2002 (75min)
Sinopse: É o aniversário de 20 anos de Ohta Isamu, e sua família decide comemorar num restaurante. Estão todos lá à espera do pai, que é dono de uma pizzaria delivery. Nesse meio tempo, o irmão mais velho de Isamu, Keisuke, discute com um dos empregados da casa e a mãe o apóia. O pai chega e em vez de colaborar para o restabelecimento da paz, tumultua ainda mais o ambiente. O que era para ser uma alegre reunião familiar vira uma confusão e envolve os garçons, os outros clientes e até a polícia. Nesse caos, os integrantes da família reavaliam suas relações domésticas, para tentar reencontrar ikka, que em japonês significa, "a verdadeira harmonia" .
Direção: KAWAI AKIRA
Roteiro: KAWAI AKIRA, AOKI GOU
Com: KUNIMURA JUN, AKINO YOKO, MIURA MASAKI

JAGODA E O SUPERMERCADO

Produção: Sérvia/Alemanha/Itália, 2002 (92min)
Sinopse: Jagoda está frustrada com sua vida amorosa e com seu trabalho em um supermercado. Uma noite ela desconta sua raiva numa velha senhora que queria comprar alguns morangos frescos para fazer um bolo de aniversário para o neto. Jagoda praticamente expulsa a senhora do supermercado. Na manhã seguinte, um homem vestido com roupa de combate e armado até os dentes invade o supermercado e faz todos os empregados de reféns. Sua intenção é se vingar de quem tratou sua avó tão mal na noite anterior. Ele é um veterano de guerra. A polícia é chamada para liberar os reféns e a situação vai tomando proporções mais sérias.
Direção: DUSAN MILIC
Roteiro: DUSAN MILIC
Com: BRANKA KATIC, SRDJAN TODOROVIC, DUBRAVKA MIJATOVIC

MEU NOME É CIÚME

Produção: Coréia do Sul, 2002 (124min)
Sinopse: O jovem Lee Wonsang faz mestrado em literatura e tem uma vida modesta. Ele leva um baque ao ser largado pela namorada por causa de outro homem. Enquanto tenta se refazer, aceita a proposta de escrever um artigo para uma revista, mas se surpreende ao saber que o editor, Yoonshik, é o responsável pelo fim do seu namoro. Ironicamente, ele acaba sendo contratado como assistente pessoal do editor e mantém com ele uma relação respeitosa, reprimindo a frustração e o desejo de vingança. Mais tarde, Wonsang tem um caso com uma fotógrafa que também é assediada por Yoonshik. Vencedor do prêmio de diretor iniciante no Festival de Pusan de 2002 e do Tiger Award no Festival de Roterdã de 2003.
Direção e roteiro: PARK CHANOK
Com: PARK HAEIL, BAE JONGOK, MOON SUNGKEUN

JONNY VANG

Produção: Noruega, 2003 (85min)
Sinopse: Três amigos de infância vivem um triângulo amoroso. Jonny quer ser o melhor amigo de Magnus, e este quer salvar seu casamento com Tuva. Mas o que ela quer é transar com Jonny, de quem é amante. Jonny decide resolver a situação, mas justamente depois de ter uma conversa franca com Tuva, leva uma paulada na cabeça. Apesar de suspeitar de alguma relação com a confusão, ele acredita quando Tuva e Magnus juram nada saber sobre o ataque. Daí em diante, a vida de Jonny vai virar um inferno. Seu carro é destruído, seu trabalho sabotado, sua casa é vendida. Mas ele não vai desistir de descobrir quem está por trás de tudo isso.
Direção: JENS LIEN
Roteiro: STALE STEIN BERG
Com: AKSEL HENNIE, LAILA GOODY, FRIDTJOV SAHEIM

A VIDA NOVA

Produção: França, 2002 (112min)
Sinopse: Seymour é um jovem americano que, depois de um desastre, chega em Sofia, na Bulgária. Ele acompanha Roscoe, e juntos negociam a compra de prostitutas com Boyan, homem que controla o tráfico. Uma das moças negociadas, Mélanie, é stripper e cantora. Seymour fica enlouquecido por ela, a persegue e mergulha num mundo de violência e obsessão. Ele planeja comprar a moça, mas, para isso, terá de pagar um preço alto: trair e abandonar seu colega.
Direção: PHILIPPE GRANDRIEUX
Roteiro: PHILIPPE GRANDRIEUX, SOPHIE FILLIÈRES, PIERRE HODGSON
Com: MARC BARBÉ, ELINA LÖWENSOHN, GÉRALDINE VOILLAT

OLHAR APAIXONADO

Produção: Iugoslávia, 2003 (97min)
Sinopse: Labud é um estudante perdido entre os refugiados do conflito de etnias da região de Belgrado onde vive. Romana é uma bela garota que mora do outro lado da fronteira étnica que separa a cidade. Eles se apaixonam, mas não vão ter sossego e precisarão enfrentar uma série de situações absurdas para ficarem juntos. Em tom de comédia, neste filme a recente guerra dos Bálcãs é tratada de maneira leve, sem evocar cenas de violência, tortura e morte. Foi selecionado para a competição oficial do Festival de Veneza e para o Festival de Toronto de 2003.
Direção e roteiro: SRDJAN KARANOVIC
Com: SENAD ALIHODZIC, IVANA BOLANCA, BRANKO CVEJIC

PIECES OF APRIL

Produção: Estados Unidos, 2002 (80min)
Sinopse: April Burns é a ovelha negra da família. Ela não se dá bem com a mãe, Joy, mas ainda assim oferece o apartamento que divide com seu namorado Bobby para abrigar a festa do Dia de Ação de Graças. Como se não bastasse a pressão causada por essa situação, as coisas começam a dar errado: a jovem descobre que o forno não está funcionando e pede ajuda aos vizinhos, com quem nunca fez questão de ser simpática. Enquanto isso, no carro que leva a família para a casa de April, a conversa gira em torno do mesmo tema: os defeitos da moça. Vencedor do prêmio especial do júri no Sundance Film Festival de 2003.
Direção e roteiro: PETER HEDGES
Com: KATIE HOLMES, PATRICIA CLARKSON, DEREK LUKE

RIOS E MARÉS

Produção: Alemanha, 2001 (90min)
Sinopse: Documentário sobre o processo de criação do artista plástico escocês Andy Goldsworthy, conhecido por usar materiais da natureza como pedras, folhas e troncos em suas obras. Goldsworthy deposita um enorme esforço em seus trabalhos, para que eles pareçam naturais, quase sem interferência humana. É a história de um homem que, absorvido pelo momento, coleta materiais orgânicos, cria uma estrutura, fotografa o resultado, e depois abandona a obra no mesmo lugar onde a encontrou. O filme o acompanha em diversas locações, mas ele prefere a própria fazenda, onde a sua ligação com a terra parece atingir patamares místicos. Vencedor do prêmio Golden Gate no Festival Internacional de São Francisco de 2002.
Direção, roteiro, fotografia e montagem: THOMAS RIEDELSHEIMER
Com: ANDY GOLDSWORTHY

ROAD MOVIE

Produção: Coréia, 2002 (114min)
Sinopse: Suk-won, um executivo arruinado pela última queda da bolsa, tenta vender seu Rolex na rua. Abandonado por sua esposa, ele é salvo do suicídio por Dae-shik, uma antiga celebridade do alpinismo que vive atualmente como uma espécie de príncipe dos mendigos do bairro. Juntos, os dois rumarão para o sul numa viagem em que encontrarão personagens deslocados e perturbados. Entre eles, está Il-joo, uma bela prostituta que acaba acompanhando a dupla em sua peregrinação. Il-joo está apaixonada por Dae-shik, mas este só tem olhos para Suk-won, que demora semanas para perceber que seu amigo se sente atraído por ele. Juntos, os três terão que superar os medos e preconceitos.
Direção: KIM IN-SIK
Roteiro: GWAN GUK-HEE
Com: HWANG JUNG-MIN, JUNG CHAN, SEO LIN

CRISTAL PARTIDO

Produção: Alemanha, 2002 (100min)
Sinopse: Ao ser convidado para uma reunião familiar, Jason, um rapaz portador de leucemia, descobre que seu pai e seu irmão Algar planejam reencontrar sua mãe, há muito desaparecida. Ela seria o doador mais adequado para um transplante de medula óssea que poderia salvar a vida de Jason, mas ele não quer rever a mãe, que anos atrás, durante um surto de esquizofrenia, quase levou à morte os dois filhos. Outrora muito bonita, ela agora se encontra destruída pela doença. O transplante acaba sendo inviável e, em um breve momento de lucidez, a mãe revela a Jason um grave segredo que acabará por romper o que restava de seus laços familiares. Prêmio de melhor roteiro no Festival de Munique de 2002.
Direção e roteiro: CHRIS KRAUS
Com: ROXANNE BORSKI, MARGIT CARSTENSEN, PETER DAVOR, DIETRICH HOLLINDERBAEUMAR, ANDREA SAWATZKI, JUERGEN VOGEL

A PROVA

Produção: Irã, 2002 (80min)
Sinopse: Um grupo de mulheres espera que se abram os portões de uma escola para prestar exames para a Universidade do Irã. A concorrência para esse grupo é ainda mais dura porque a poucas mulheres é permitido estudar no Irã. Ainda assim, a universidade é um dos raros espaços que elas podem dividir com os homens. Elas conversam sobre essas dificuldades. Mesmo quem consegue a proeza de passar no exame não escapa das restrições impostas pela sociedade iraniana, que define um papel específico para a mulher na família. Embora na conversa as opiniões progressistas se sobressaiam, elas reconhecem que a conquista de um lugar no mundo acadêmico poderia causar problemas para suas vidas em família.
Direção: NASSER REFAIE
Roteiro: NASSER REFAIE
Com: RAYA NASSIRI, FARZIN AGHAIE, ALI HOSSEINI

O MAR

Produção: Islândia/França/Noruega, 2002 (109min)
Sinopse: Uma proeminente família trabalha na indústria pesqueira numa pequena cidade islandesa. Thordur, o patriarca, tenta convencer seu filho August, que supostamente está estudando administração em Paris, a voltar para ajudá-lo a reerguer a empresa em crise. Mas August não está interessado em peixes e prefere seguir a carreira de compositor. Thordur não confia em Haraldur, o primogênito, que comanda os negócios da família, pois acredita que ele planeja, junto com o cunhado, assumir o controle total da companhia. A filha mais nova, Ragnheidur, é uma cineasta frustrada envolvida num casamento infeliz. Todos se reúnem um dia, e terríveis segredos são revelados. Selecionado para o Festival de San Sebastian e para o Festival de Istambul, onde recebeu o prêmio da crítica internacional.
Direção: BALTASAR KORMÁKUR
Roteiro: BALTASAR KORMÁKUR, OLAFUR HAUKUR SÍMONARSON
Com: GUNNAR EYJÓLFSSON, HILMIR SNAER GUONASON, HÉLENÈ DE FOUGEROLLES, KRISTIBJÖRG KJELD

O AGENTE DA ESTAÇÃO

Produção: Estados Unidos, 2003 (90min)
Sinopse: Finbar McBride anseia por uma vida tranqüila e reservada. No entanto, medindo um pouco mais de um metro, fica praticamente impossível para ele se misturar na multidão. Nascido com nanismo, Finbar escolhe então uma rotina de reclusão para fugir da atenção demasiada que a sua pequena estatura provoca. Ele passa a maior parte do tempo cuidando de sua maior paixão: os trens. Após uma série de eventos, Finbar se muda para uma estação de trem abandonada, onde espera ter a paz que tanto deseja. Mas ele logo se envolve, involuntariamente, com um artista que acabou de sofrer uma terrível tragédia pessoal e com um vendedor cubano de cachorro-quente excessivamente amigável. Seleção oficial do Sundance Film Festival de 2003.
Direção e roteiro: TOM MCCARTHY
Com: PATRICIA CLARKSON, PETER DINKLAGE, BOBBY CANNAVALE, MICHELLE WILLIAMS

POR ONDE O VENTO SOPRA

Produção: Bélgica, 2003 (127min)
Sinopse: É um dia aparentemente normal nas vidas dos moradores de Antuérpia, na Bélgica, no ano de 2004. Garcin, Walter, Lara, Firmin, Natali, Chouki, Frédérique e Felix, oito jovens de diferentes origens e com distintas perspectivas, mas com temperamentos simultaneamente frágeis e revoltados, cínicos e narcisistas, vivem suas vidas apenas a esperar pela noite, quando poderão se liberar dançando, sem atentar um para o outro. Até o momento em que eles começam a sonhar e a viver em uma outra realidade que os liga. Enquanto isso, Windman, um personagem enigmático e misterioso, atravessa a cidade, sentindo os sofrimentos dos outros sem poder ajuda-los. O título deste filme, em inglês, vem de uma canção de Frank Zappa. Selecionado para o Festival de Locarno de 2003, onde foi exibido na Piazza Grande, ao ar livre, para oito mil pessoas.
Direção e direção musical: TOM BARMAN
Roteiro: TOM BARMAN, KRISTEL DOTREMONT
Com: FRANK VERCRUYSSEN, DIANE DE BELDER, ERIC KLOECK, NATALI BROODS

AS CINZAS DE DEUS

Produção: Inglaterra, 2003 (67min)
Sinopse: Nas ruínas de uma cidade mineira, diversos personagens vivem experiências cármicas de um passado desconhecido, até que Helo penetra neste mundo de memórias fragmentadas e os liberta. Ela então dança sozinha, imersa em poeira e eternidade. Idealizado a partir do poema Metamorfose de Ovídio, o filme segue a Zikzira Physical Theatre, companhia conhecida pela abordagem heterodoxa da dança, e que foi fundada pela coreógrafa brasileira Fernanda Lippi e pelo diretor suíço André Semenza. O grupo produz eventos e performances em lugares pouco convencionais, tentando quebrar a barreira entre o público e o artista.
Direção e produção: ANDRÉ SEMENZA
Roteiro: FERNANDA LIPPI
Com: TUCA PINHEIRO, HELOÍSA PINHEIRO RODRIGUES, RICARDO DE PAULA, JACQUELINE GIMENES

UM CERTO CARRO AZUL

Produção: Estados Unidos, 2002 (96min)
Sinopse: Meg é uma menina inteligente e sensível, mas cheia de problemas. Sua vida se tornou um inferno desde que seu pai abandonou a família, partindo em um carro azul. Agora, ela vive com a mãe, que não lhe dá nenhuma atenção, e com a irmã mais nova problemática, que ela luta para ajudar. Sua única alegria está na escola e em sua relação com o professor de literatura, sr. Austen. Ele a encoraja a escrever e a participar de um concurso de poesia. Aos poucos, entretanto, essa relação se complica, à medida que os dois vão ficando mais próximos. Primeiro longa da diretora, foi lançado no Sundance Film Festival de 2002 e Ganhou uma menção honrosa no Woodstock Film Festival.
Direção e roteiro: KAREN MONCRIEFF
Com: AGNES BRUCKNER, DAVID STRATHAIRN, MARGARET COLIN

O ANJO À MINHA DIREITA

Produção: Tadjiquistão/Itália/França, 2002 (89min)
Sinopse: Rezam as lendas do Tadjiquistão que as pessoas são acompanhadas durante a vida por um par de anjos: o da direita registra as boas ações e o da esquerda, as más. Quando a pessoa morre, as ações são contabilizadas, determinando sua ida ao céu ou ao inferno. Assim deve ser o destino de Khmaro, que volta a sua aldeia natal, após uma década em Moscou, para rever a mãe doente. Mas nada corre favoravelmente para ele: a mãe fingira a doença para que, estando de volta, ele instalasse uma nova porta em sua casa; o prefeito passa a coagi-lo a pagar uma antiga dívida; além disso, ele descobre que tem um filho de dez anos. Apenas o anjo da esquerda parece se fazer presente. Prêmio da crítica internacional no Festival de Londres de 2002.
Direção e roteiro: JAMSHED USMONOV
Com: MARUF PULODZODA, UKTAMOI MIYASAROVA, KOVA TILAVPUR, MARDONQUL QULBOBO, MALJQAT MAQSUMOVA

CAUBÓIS & ANJOS

Produção: Irlanda, 2003 (89min)
Sinopse: Shane Butler tem 20 anos e acha que a vida o tem deixado pra trás. Apesar do desejo de ingressar numa escola de arte, passa o dia preso atrás de uma mesa, num emprego monótono. Até que vai dividir um apartamento com Vincent Cusack, um estudante gay de moda, e apesar de serem muito diferentes, os dois logo se tornam grandes amigos. O evidente talento artístico de Vincent inspira Shane, que também conhece Gemma, uma ex-estudante de arte, por quem se apaixona perdidamente. À procura de um modo de ganhar dinheiro, Shane arruma um perigoso trabalho com o seu vizinho de baixo, o traficante Keith. Com o rendimento desse trabalho, Shane, de quem a polícia está no encalço, pretende patrocinar o desfile de graduação de Vincent.
Direção e roteiro: DAVID GLEESON
Com: MICHAEL LEGGE, ALLEN LEECH, AMY SHIELDS, FRANK KELLY

TEMPO DE PROTESTO

Produção: Estados Unidos, 2001 (92min)
Sinopse: A história da ascensão e queda do grupo de ativistas extremistas The Weather Underground, nascido do Weathermen, movimento formado por jovens idealistas americanos que lutavam contra a guerra do Vietnã e contra o racismo nos anos 1960. O The Weather Underground tentou derrubar o governo americano por meios violentos nas décadas de 1960 e 1970. O grupo chegou a colocar uma bomba no Capitólio, conseguiu dar fuga da prisão ao líder Timothy Leary e publicou comunicados no jornal The New York Times. O filme recupera imagens de arquivo , mostra entrevistas com os líderes do grupo e faz um retrato de uma era de intensa luta política nos Estados Unidos. Participou da competição de documentários do Sundance Film Festival de 2003 e ganhou o Golden Gate Award de melhor documentário no Festival de São Francisco de 2003.
Direção: SAM GREEN, BILL SIEGEL

A SÚPLICA

Produção: Irã, 2003 (75min)
Sinopse: Um homem chega a um vilarejo no interior do Irã a procura de um médico para tratar de sua filha, Setareh, há dias doente. Os habitantes se preparam para as cerimônias de aniversário do martírio de um importante imã e estão muito ocupados para ajudar, apesar das súplicas do pai desesperado. Mas um esperto menino, chamado Akbar, que tem uma opinião muito diferente da de seu pai, fica amigo de Setareh e tenta mudar as idéias do patriarca, fazendo com que ele se interesse pela saúde da menina.
Direção e roteiro: DARIUSHI YARI
Com: EHSAN AHADPOUR, MARYAM RAZAVI, JAVAD DARAKHSHAN, SAMAD PIR-ASBAQI

O ALUGUEL

Produção: Lituânia, 2002 (78min)
Sinopse: Uma bem-sucedida mulher de negócios, na faixa dos 40 anos e divorciada, não consegue se livrar de seu ex-marido, que um dia se muda com a filha dele para o seu apartamento. Enquanto isso, ela inicia um tórrido caso de amor com um homem bem mais jovem. Mas, quando ela resolve não renovar o aluguel do apartamento onde mora e compra um lugar para ser inteiramente seu, o amante se torna frio com ela e, aos poucos, o caso se transforma em um pesadelo. O filme foi selecionado para a mostra Contracorrente do Festival de Veneza de 2002.
Direção e roteiro: KRISTIJONAS VILDZIUNAS
Com: LARISA KALPOKAITE, DALIA MICHELEVICIUTE, TOMAS TOMASAITIS, EGLE MIKULIONYTE

BONS TEMPOS

Produção: Taiwan/Japão, 2002 (109min)
Sinopse: Apesar de suas diferenças de caráter e temperamento, Wei e Jie são grandes amigos. Os dois têm 19 anos, perderam as mães e moram com seus pais e irmãos em apartamentos vizinhos, em um subúrbio de Taipei. Wei trabalha para a quadrilha de Brother Gu, acabou de ser promovido à função de cobrador de dívidas e convence seu chefe a contratar Jie como seu parceiro. Quando a dupla recebe uma pistola como recompensa por seu trabalho, os problemas começam a surgir. De posse da arma, Jie passa a se comportar de modo cada vez mais violento e os dois acabam matando o líder de uma gangue rival durante um tiroteio. Participou da competição oficial do Festival de Veneza de 2002.
Direção e roteiro: CHANG TSO-CHI
Com: CHANG SHANG-TING, FAN WING, GAO MENG-JIE, LIN HEN-BAO, TIEN MAO-YING

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).