Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Filme Documento

CONFISSÕES DE DOGVILLE

Produção: Dinamarca, 2003 (52min)
Sinopse: Documentário sobre a produção de Dogville, drama dirigido por Lars Von Trier e estrelado por Nicole Kidman, Stellan Skarsgard e James Caan, selecionado para o Festival de Cannes de 2003. As cenas dos bastidores oferecem uma rara oportunidade de se olhar o outro lado do cinema, com entrevistas exclusivas realizadas durante as filmagens. O diretor criou uma espécie de "cabine de confissão", onde os envolvidos na produção falam sobre o processo de filmagem se "confessando" para a câmera. O documentário também contém cenas não aproveitadas na edição final e Lars Von Trier e os atores principais refletem sobre os problemas e as alegrias que encontraram desde a formulação da idéia até a estréia do filme nos cinemas.
Direção, roteiro e fotografia: SAMI SAIF
Com: NICOLE KIDMAN, BEN GAZZARA, CHLOË SEVIGNY, STELLAN SKARSGARD, LARS VON TRIER

INGMAR BERGMAN: INTERMEZZO

Produção: Suécia, 2002 (40min)
Sinopse: Este é o segundo documentário do diretor sobre Ingmar Bergman. Desta vez, os dois se encontraram numa das salas de ensaio do Royal Dramatic Theater de Estocolmo, onde Bergman preparava uma montagem de Ghost, de Ibsen, em sua própria tradução. O veterano realizador sueco está prestes a completar 85 anos, mas sua energia e vitalidade parecem permanecer intactas. Ele continua acompanhando os filmes suecos em seu cinema particular, na casa em que vive isolado na Ilha de Faroe. Bergman fala também dos novos roteiros que vem desenvolvendo, dos projetos que ainda pretende realizar, da magia do teatro e da proximidade da morte.
Direção e produção: GUNNAR BERGDAHL
Com: GUNNAR BERGDAHL, INGMAR BERGMAN

ALEGRIA DA LOUCURA

Produção: Irã, 2003 (73min)
Sinopse: Em 2002, Samira Makhmalbaf, filha do consagrado diretor Moshen Makhmalbaf, buscou figurantes, atores e locações na cidade de Kabul, após a queda do regime Talibã, para a realização de seu filme Às cinco horas da tarde, sobre uma jovem afegã determinada a ser a presidente do país. Toda essa pesquisa foi registrada pela pequena câmera digital de Hana Makhmalbaf, sua irmã de 14 anos. As mulheres que participam dos testes são exemplos da dualidade entre obediência resignada e sonho de liberdade. No começo, escondem-se da câmera, mas aos poucos ganham confiança e mostram suas personalidades. Selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Veneza de 2003.
Direção, roteiro e fotografia: HANA MAKHMALBAF

PRISIONEIRO DO PARAÍSO

Produção: Estados Unidos/Canadá/Alemanha/Inglaterra, 2002 (96min)
Sinopse: Documentário sobre a verídica história de Kurt Gerron, um judeu alemão famoso na Berlim dos anos 1920 e 1930, que trabalhou como ator, diretor e estrela de cabaré. Gerron co-protagonizou com Marlene Dietrich o clássico O anjo azul. Ele estava no auge da carreira, quando Hitler assumiu o poder, e foi transferido para o campo de concentração de Theresienstadt junto com outros artistas, músicos e intelectuais. Lá recebeu dos alemães a incumbência de criar um filme que fizesse apologia do regime nazista. A película deveria supostamente convencer as platéias de que os judeus viviam felizes naquele assentamento. Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2003.
Direção: MALCOLM CLARKE, STUART SENDER
Roteiro: MALCOLM CLARKE
Com: KURT GERRON, IAN HOLM, PETER LORRE, MAURIE ROSSEL

TRAÇOS DO DRAGÃO: JACKIE CHAN E A FAMÍLIA PERDIDA

Produção: China, 2003 (96min)
Sinopse: Jackie Chan é um dos mais populares atores de filmes de ação na Ásia. De origem humilde, filho de um cozinheiro e de uma dona-de-casa, Chan descobriu que sua história poderia dar um roteiro de cinema. A revelação veio à tona quando sua mãe ficou gravemente doente e o pai revelou um segredo do passado: o sobrenome de Jackie não é Chan e seu pai era, na verdade, um espião do Partido Nacionalista da China. Jackie, que por toda a vida foi filho único, descobre que tem vários irmãos espalhados pelo país. O documentário mostra a busca do ator por detalhes de sua verdadeira história. Exibido na seção Panorama do Festival de Berlim de 2003.
Direção: MABEL CHEUNG

AS CINCO OBSTRUÇÕES

Produção: Dinamarca/Suíça/Bélgica/França, 2003 (100min)
Sinopse: Em 1967, Jorgen Leth realizou um curta-metragem de 12minutos chamado The Perfect Human. Fã incondicional desse curta, Lars Von Trier desafiou o veterano diretor a produzir cinco remakes desse mesmo filme em 2002. Sempre no comando da situação, Von Trier coloca todo tipo de obstáculo, com o intento deliberado de tornar as coisas difíceis, e num dos episódios ele manda o sexagenário Leth até Cuba, para filmar em condições muito adversas. Em outro momento, ele ordena que um dos remakes seja feito em desenho animado. Exercício de estilo e poder, o documentário tenta desvendar as concessões e as limitações que os realizadores enfrentam para viabilizarem suas produções.
Direção: JORGEN LETH, LARS VON TRIER
Roteiro: JORGEN LETH, LARS VON TRIER, ASGER LETH
Com: JACQUELINE ARENAL, PATRICK BAUCHAU, DANIEL HERNANDEZ RODRIGUEZ, JORGEN LETH, LARS VON TRIER

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).