Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Geração Futura

FILHOS DO PETRÓLEO

Produção: Irã, 2001 (90min)
Sinopse: Um garoto de onze anos mora com mãe e irmãs em Masjed Soleyman, cidade que vive do petróleo, no Irã. Seu pai foi para o Kuwait alguns meses antes para um trabalho temporário e deixou uma dívida que vai complicar a vida da família. O credor faz um ultimato: perdoa a dívida, mas com algumas condições. O menino se desespera e faz de tudo - até arriscar sua vida - para salvar a família. O filme mostra o outro lado da exploração dos poços de petróleo não apresentado pela mídia televisiva. Recebeu os prêmios de melhor longa-metragem no Festival de Avanca (Portugal) e no Abadab Social Film Festival (Irã), ambos em 2002.
Direção e roteiro: EBRAHIM FOROUZESH
Com: MILAD REZAI, AZAR KHOSRAVI, NASRIN BOUSTAN

DIBU, A GRANDE AVENTURA

Produção: Argentina, 2002 (88min)
Sinopse: A Terra está ameaçada por marcianos que, revoltados por verem seu planeta como alvo de testes nucleares, resolvem devolver todo o lixo tóxico aos terráqueos em forma de mísseis. A salvação está nas mãos de Dibu, escolhido para tentar uma negociação. Ao chegar a Marte, ele percebe que os habitantes daquele planeta são pacíficos e que os planos destruidores foram motivados por outras ambições. Dibu fará tudo para salvar a Terra. Um dos mais populares desenhos animados, Dibu teve uma centena de episódios exibidos com sucesso na TV argentina. Os dois filmes anteriores, Dibu, la película (1997) e Dibu 2, la venganza de Nasty (1998) somaram quase 2 milhões de espectadores. Esse é o terceiro filme da série e combina imagem ao vivo com animação em 3D.
Direção: RAÚL RODRIGUEZ PEILÁ
Roteiro: RICARDO RODRÍGUEZ
Com: GERMÁN KRAUS, STELLA MARIS CLOSAS, ALBERTO ANCHART

ELINA

Produção: Suécia, 2002 (80min)
Sinopse: Elina vive no Norte da Suécia nos anos 1950. Sua família faz parte da minoria finlandesa, que não fala sueco e é vista com desdém pela população local. Ela sente falta de seu pai, ex-lider comunitário, já falecido. Por ter ficado doente, é obrigada a repetir o ano no colégio.Torna-se então aluna da rigorosa professora Tora Holm, que, por preconceito contra os finlandeses, a obriga a falar perfeitamente o sueco. Revoltada e solidária a um colega mais novo, Elina inicia uma greve de fome. Um acidente prova como é querida por todos. Ganhou o Urso de Cristal no Festival de Berlim de 2003, o Grande Prêmio do Festival Internacional Infantil de Montreal de 2003 e o prêmio de melhor filme de ficção do Divercine (Montevidéu) em 2003.
Direção: KLAUS HÄRÖ
Roteiro: KJELL SUNDSTEDT
Com: NATALIE MINNEVIK, BIBI ANDERSSON, MARJAANA MAIJALA

FELIZ NATAL, RACHID

Produção: França/Itália/Bélgica, 2000 (15min)
Sinopse: Rachid e seu amigo Ibrahim são muçulmanos. No período de Natal, eles admiram tão maravilhados quanto as crianças católicas as vitrines iluminadas das grandes lojas. Reparam também que há algo diferente no ar, a cidade fica em clima de festa, as pessoas fazem refeições especiais e dão presentes umas às outras. Na véspera do Natal, enquanto seus pais assistem à TV árabe como em todas as noites, Rachid sai às escondidas para encontrar o amigo. Mesmo que o ritual não faça parte de sua religião, e sobretudo sem renegar suas raízes, eles assistem à missa e trocam presentes. Ganhou o prêmio do público no Festival de Curtas de Siena, na Itália, em 2000, e foi considerado o melhor curta-metragem de ficção do Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens Divercine, no Uruguai, em 2002.
Direção: SAM GARBARSKI
Roteiro: PHILIPPE BLASBAND
Com: VERÓNIQUE CASTANYER, SOUFIAN EL FAKIRI, MICHEL ISRAEL

O MISTÉRIO DE HOUDINI

Produção: Noruega, 2003 (14min)
Sinopse: Frederik e Klara estão brincando na praia. Para tentar impressionar a prima, Frederik finge ser o famoso ilusionista do século IXX Harry Houdini. Klara concorda em participar de uma brincadeira que eles batizam de "Escravo Houdini". A idéia é que Frederik, no papel do tal escravo, seja obrigado a realizar tarefas muito perigosas como, por exemplo, permitir que Klara o enterre na areia da praia. Não há como sair dali. Quando Klara percebe ele não está mais lá. O filme recebeu menção especial no Festival de Berlim e no Festival de Hamburgo de 2003 e foi considerado o melhor curta-metragem do Festival de Almeria en Corto, na Espanha, também em 2003.
Direção: SARA JOHNSEN
Roteiro: SARA JOHNSEN
Com: JO MIKKEL SJAASTAD, KLARA AMANDA FELICIA DOVING

UM SEQÜESTRO DIFERENTE

Produção: Israel, 2002 (80min)
Sinopse: Em 1976, um avião francês que iria de Tel Aviv para Paris é seqüestrado e forçado a aterrissar no aeroporto de Entebbe, em Uganda. Em Israel, um incidente faz com que Noa, uma menina de 13 anos, e seus dois amigos seqüestrem um garoto árabe para forçar o resgate de uma das reféns, que é mãe de um dos meninos. Noa e seus vizinhos se envolvem numa aventura arriscada. Mas aos poucos ela percebe que o menino árabe é um ser humano como outro qualquer. Conclui que não deve seguir o exemplo dos adultos, isto é, usar a violência para resolver os problemas causados pelos impasses políticos. Menção especial no Festival de Berlim em 2003.
Direção: OMRI LEVY
Roteiro: OMRI LEVY, DANA SHATZ
Com: MERAV ABRAHAMI, MEYRAV GRUBER, IGAL NAOR

SOBRINHOS TRAVESSOS

Produção: Dinamarca, 2001 (78min)
Sinopse: Célebre no mundo acadêmico, o professor de psicologia infantil Erik Lund tem diversas teorias sobre o comportamento das crianças. Um dia, sua irmã viaja de férias e deixa os cinco filhos sob seus cuidados. É quando Erik vislumbra a possibilidade de testar suas idéias. São as crianças, no entanto, que vão tirar vantagem da falta de experiência do tio, ao perceberem a força que têm para convencê-lo a ajudá-las na restauração da velha casa onde moram, para que ela não seja vendida. Ele acata as decisões dos pequenos, que agradecidos resolvem encarar uma nova empreitada: encontrar uma companheira para o solitário tio. Prêmio do júri infantil dos festivais de Oulu (Finlândia / 2001), Tarin Tarta (Estônia / 2002) e do Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens Divercine (Uruguai / 2002).
Direção: THOMAS VILLUM JENSEN
Roteiro: MICHAEL ASMUSSEN, SOREN FRELLESEN
Com: LOTTE MERETE ANDERSEN, STEFAN PAGELS ANDERSEN, WENCKE BARFOED

PEDRAS E CHOCOLATE

Produção: Bulgária/Estados Unidos, 2002 (12min)
Sinopse: Em 1996, a Bulgária enfrenta um período de crise e o preço dos alimentos disparou. Uma família composta de pai e filha vive momentos difíceis. Um dia, a garotinha rouba uma pequena quantia das mirradas economias do pai para lhe fazer uma surpresa. A história mostra que a força do amor entre eles é mais forte do que as dificuldades que passam. A diretora e roteirista Teddy Sharkova se baseou nas suas memórias de infância para escrever o roteiro. O filme ganhou cinco prêmios, entre eles o de melhor curta-metragem no Festival de Cinema Infantil de Chicago e no Festival de Filme e Vídeo de Atenas de 2002.
Direção, roteiro, produção e montagem: TEDDY SHARKOVA
Com: ELENA VATENA, MALIN KRASTEV, MARIA VATENA

SEM FRONTEIRAS

Produção: Canadá/Índia, 2001 (90min)
Sinopse: Porque sua mãe está doente, Omi, um garoto indiano de sete anos de idade, é levado a Ottawa, no Canadá, para viver com seu tio. Ele não tem pai e desconhece a gravidade da situação da mãe, que está à beira da morte. Omi acredita que sua missão no Canadá é encontrar um herói para curar a mãe na Índia. Pensa ter encontrado um salvador perfeito na figura de Roland, o capitão do barco de turismo da área. Roland, por sua vez, está interessado na adolescente Safia, a prima de Omi designada para tomar conta do menino. Conquistou o prêmio de melhor filme nos festivais de Austin (2001), Toronto (2001) e Leeds (2002) e uma menção especial no Festival de Berlim de 2002.
Direção: GAURAV SETH
Roteiro: JAMEEL KHAJA
Com: NABIL MEHTA, AMY SOBOL, JIM CODRINGTON

VELHA HISTÓRIA

Produção: Brasil, 2003 (6min)
Sinopse: Animação em massa de modelar. Um homem pesca um peixe na beira do rio. Ao vê-lo tão pequenino e indefeso, resolve salvá-lo da morte. Eles desenvolvem uma linda amizade, que vai ser admirada por todos na cidade. Mas o homem vai sentir culpa por ter tirado o peixe de seu hábitat natural. Narrado pelo ator Marco Nanini, o filme é baseado no poema homônimo de Mário Quintana.
Direção e roteiro: CLAUDIA JOUVIN

AVENTURAS COM TIO MANECO

Produção: Brasil, 1971 (??min)
Sinopse: O abilolado tio Maneco conduz seus três sobrinhos por incríveis aventuras durante as férias no sítio do avô, nas selvas do Mato Grosso. Quando chegam lá, eles não encontram o dono da casa, se deparam com um disco voador e ficam sabendo que o avô recebera dos extra-terrestres a missão de recuperar uma flor de importância vital para os habitantes do estranho planeta. Tio Maneco e seus sobrinhos vivem as maiores loucuras: se envolvem com uma tribo indígena, com contrabandistas e com um robô inimigo, além de animais ferozes e outros perigos da selva. São transformados em desenho animado, vão parar no planeta das Sete Dimensões e finalmente voltam à Terra, sendo recebidos com grande festa.
Direção: FLÁVIO MIGLIACCIO
Roteiro: ROBERTO FARIAS
Com: FLÁVIO MIGLIACCIO, ODETE LARA, WALTER FOSTER, RODOLFO ARENA, MAURO FARIAS, MAURÍCIO FARIAS, MÁRIO FARIAS

PLUFT, O FANTASMINHA

Produção: Brasil, 1961 (98min)
Sinopse: Pluft é uma criança-fantasma diferente. Ele tem medo das pessoas e é muito tímido. Um dia, se envolve numa aventura contra o pirata Perna-de-Pau para salvar uma menina e buscar um tesouro perdido. Baseado em peça teatral homônima de Maria Clara Machado, o filme é pioneiro do gênero infantil no país. Prêmio de Melhor Filme do 1º Festival Anual de Cinema Infantil de Santa Barbara, California (EUA 1966). Vencedor do prêmio "O SACI" em 1964.
Direção e realização: ROMAIN LESAGE
Com: DIRCE MIGLIACCIO, NELSON DANTAS, KALMA MURTINHO, EMILIO MATOS, IRA ESTZ, WALDEMAR SEYSSEL, ZELIA MATOS, FABIO SABAG

PRIMEIRO AMOR

Produção: Bélgica, 2001 (8min)
Sinopse: O garoto Pol, de dez anos, está apaixonado por Justine. Ele tenta em vão mostrar a ela seus sentimentos. Pol tem um rival na luta por sua amada: é Simon, a quem Justine parece dar muito mais atenção. Para tirar Pol da disputa pela menina, Simon tenta humilhar nosso herói na frente de sua amada.
Direção e roteiro: BERNARD GARANT
Com: BRUNO MURA, ROBIN REES

EM BUSCA DOS DINOSSAUROS

Produção: Brasil, 2003 (60min)
Sinopse: Janeiro de 2001. Uma expedição com 25 pessoas entre paleontólogos, fotógrafos, cinegrafistas e produtores partiu do Rio de Janeiro rumo ao Nordeste em busca de fósseis de dinossauros, atrás de um tempo situado há 100 milhões de anos, um passado remoto das atuais terras brasileiras.
Coordenação geral do projeto: JOÃO CARLOS NOGUEIRA, SÉRGIO AZEVEDO, MARCOS DIDONET

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).