Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Mundo Gay

MINHA MÃE GOSTA É DE MULHER

Produção: Espanha, 2002 (96min)
Sinopse: Elvira é uma jovem de 22 anos tão bonita quanto insegura. Ela se encontra com suas irmãs, Jimena e Sol, na casa de sua mãe, Sofia, uma famosa pianista que há muitos anos está separada do pai de suas filhas. Sofia aproveita a ocasião de seu aniversário para anunciar que está novamente apaixonada. Suas filhas a parabenizam. A mãe explica que o seu novo amor tem menos idade que ela, nasceu na República Tcheca e também toca piano. E é uma mulher. A expansiva Sol, a responsável Jimena e a neurótica Elvira tentam agir como mulheres compreensivas e tolerantes. Mas isso é só fachada, pois as três irmãs logo se juntam para sabotar o novo relacionamento da mãe. Prêmio do público do festival de cinema hispânico de Miami em 2002.
Direção e roteiro: INÉS PARÍS, DANIELA FEJERMAN
Com: LEONOR WATLING, ROSA MARIA SARDÀ, MARÍA PUJALTE, SILVIA ABASCAL

MIL NUVENS DE PAZ CERCAM O CÉU, AMOR, JAMAIS DEIXARÁ DE SER AMOR

Produção: México, 2003 (83min)
Sinopse: Depois do fim do seu relacionamento com Bruno, Gerardo, um jovem de 17 anos, começa a vagar desesperadamente pelas ruas da cidade. Enquanto anda, é torturado por imagens. Cada corpo masculino que observa o faz relembrar seu amante e, assim, não consegue tirá-lo da cabeça. Agora que Bruno o largou, Gerardo se agarra a uma carta e, ainda que não seja ele o destinatário, tenta decifrar a última mensagem de seu amor. O roteiro tem influência do poema "Persecución", de Pasolini. O filme ganhou o Teddy Bear, prêmio de melhor filme gay do Festival de Berlim de 2003.
Direção e roteiro: JULIÁN HERNANDEZ
Com: JUAN CARLOS ORTUÑO, JUAN CARLOS TORRES, PERLA DE LA ROSA

A CAUSA

Produção: Canadá, 2003 (105min)
Sinopse: Matt Shapiro é encontrado morto, aparentemente em conseqüência da Aids. Um de seus amigos informa a polícia. Para arquivar o caso, a procuradora Nick Devino realiza as entrevistas de praxe com amigos e parentes. Devino, no entanto, percebe que esses informantes, principalmente a família, hesitam em seus depoimentos, e passa a duvidar das causas da morte. Ela suspeita que Matt teria cometido suicídio. Ao tentar reconstruir sua vida pelos testemunhos de seu melhor amigo, de sua mãe, de suas duas irmãs e de seu eclético círculo de amizades, a procuradora se depara com um mistério. Não apenas pelo real motivo de seu falecimento, mas principalmente pelo modo como ele viveu.
Direção: THOM FITZGERALD
Roteiro: THOM FITZGERALD, TIM MARBACK, STEVEN HILLYER
Com: PARKER POSEY, BRENT CARVER, OLYMPIA DUKAKIS, JANE LEEVES, SARAH POLLEY

NÃO SE PREOCUPE, É SO UMA FASE

Produção: Suécia, 2002 (74min)
Sinopse: Documentário sobre os medos e anseios proibidos de três adolescentes. O tema foi inspirado na vida da diretora, que aos 14 anos mandou uma carta para uma revista sueca procurando contato com outras meninas da mesma idade que fossem bissexuais. Ela recebeu então 20 respostas, e essa experiência serviu de base para o filme. Dessa vez foram 80 respostas, e a diretora selecionou 3 garotas, as quais durante 4 anos se filmaram desde o processo da descoberta da sexualidade até a revelação dessa condição aos pais e amigos. A câmera funciona como um diário secreto, mostrando as reações da comunidade local e da família diante da bissexualidade feminina. Vencedor do prêmio da crítica internacional no Festival de Sidney de 2003.
Direção, roteiro e produção: CECILIA NEANT-FALK
Com: NATALIE DURBEEJ, JOHANNA SVENSSON, MY SÖRENSSON

YOSSI E JAGGER

Produção: Israel, 2002 (67min)
Sinopse: Baseado em uma história real, o filme se passa numa base militar na fronteira de Israel com o Líbano que abriga jovens soldados, homens e mulheres. Yossi é o comandante do grupo, um homem duro que mantém a todo custo sua postura rígida e a fama de mau. Jagger, o segundo na hierarquia do quartel, tem uma personalidade mais sensível, apesar de também encarar seu trabalho com seriedade. Uma vez juntos, os dois militares vivem uma história de amor proibida que tentam esconder dos demais membros da tropa a todo custo. No entanto, esse esforço fica ameaçado quando a recruta Yaeli se declara apaixonada por Jagger. Os dois amantes terão de tomar uma decisão. Vencedor do prêmio do público no Festival Gay de Turim de 2003.
Direção: EYTAN FOX
Roteiro: AVNER BERNHEIMER
Com: OHAD KNOLLER, YEHUDA LEVI, ASSI COHEN, HANI FURSTENBERG

GASOLINA

Produção: Itália, 2001 (90min)
Sinopse: Lenny, uma loira solitária, encontra um emprego em um posto de gasolina e se apaixona pela proprietária, a morena temperamental, Stella. Quando a mãe de Lenny a visita em seu novo trabalho, percebe que a filha vive um caso homossexual. Ela não consegue aceitar esse fato e acaba morrendo acidentalmente ao se envolver numa briga com a namorada da filha. Stella não tem planos de contar o que aconteceu à polícia, e as duas ainda descobrem uma pequena fortuna na bolsa da mãe de Lenny. Elas, então, saem de carro com a intenção de se livrarem do corpo, mas uma série de encontros e acontecimentos dificultam esse objetivo. E a crescente culpa que Lenny carrega pela morte de sua mãe complica ainda mais as coisas para o casal.
Direção: MONICA STAMBRINI
Roteiro: MONICA STAMBRINI, ELENA STANCANELLI, ANNERITTE CICCONE
Com: MAYA SANSA, REGINA ORIOLI, MARIELLA VALENTINI, LUIGI MARIA BURRUANO

HISTÓRIAS DE PEGAÇÃO 4

Produção: Estados Unidos, 2003 (87min)
Sinopse: Longa-metragem formado por quatro episódios sobre o universo gay. O primeiro, L.T.R., explora as dificuldades de dois jovens que têm um relacionamento longo. O "cineasta" aparece para formar um triângulo amoroso com o casal. Beautiful trata de um gay que vive numa cidade rural dos Estados Unidos e é agredido por todos. Até um dos agressores se dirigir a ele com remorso e para lhe contar um segredo. Bumping Heads conta a história de Gary e Craig, que acabam no hospital depois de um programa malsucedido. Lá eles conversam e se lembram de suas conturbadas experiências amorosas. E finalmente This Car up, mostra as trajetórias de um advogado com cerca de 30 anos e um entregador.
Direção: PHILLIP J. BARTELL, ALAN BROWN, BRIAN SLOAN, ERIC MUELLER
Roteiro: PHILLIP J. BARTELL, ALAN BROWN, ANDREW PETERSON, BRIAN SLOAN
Com: COLE WILLIAMS, JAY GILLESPIE, CRIAG CHESTER, MICHAEL BOOTH

PROIBIDO AMAR

Produção: França, 2002 (96min)
Sinopse: Depois de ganhar uma bolsa de estudos, Bruce deixa a França e vai viver durante um ano na Villa Medici, em Roma. É a fuga que encontra para uma série de problemas, como a morte de seu irmão e os desentendimentos com a namorada. Lá ele conhece Matteo, um jovem italiano que pouco a pouco entra definitivamente na sua rotina. Ele começa servindo de guia da cidade: leva Bruce nas igrejas, nos museus, nas fontes. Com o tempo, o francês começa a ficar perturbado com as semelhanças entre Matteo e seu irmão morto e se deixa envolver numa estranha relação cujo principal elemento é o jogo erótico.
Direção, roteiro e produção: RODOLPHE MARCONI
Com: RODOLPHE MARCONI, ANDREA NECCI, ECHO DANON

GUARDIÃO DA FRONTEIRA

Produção: Eslovênia, 2001 (100min)
Sinopse: Três amigas, Alija, Zana e Simona, aproveitam as férias de verão para fazer um passeio de canoa no rio Kolpa, no limite na fronteira entre a Croácia e a Eslovênia. No percurso, a aventura ganha episódios inesperados. Elas encontram um homem que se auto-intitula guardião da fronteira, um defensor das tradições eslovenas. Alija e Zana têm uma relação que estrapola a amizade, enquanto Simona sonha com um príncipe e se envolve com o guardião e seus valores. O filme conquistou o Prêmio Manfred Salzgeber no Festival de Berlim de 2002 e foi considerado o melhor longa-metragem de estréia no San Francisco International Lesbian and Gay Film Festival, também em 2002.
Direção: MAJA WEISS
Roteiro: MAJA WEISS, BROCK NORMAN BROCK, ZORAN HOCEVAR
Com: IVA KRAJNC, TANJA POTOCNIK, JONAS ZNIDARSIC, PIA ZEMLJIC

DIÁRIO DE UM ATOR PORNÔ

Produção: Itália, 2003 (105min)
Sinopse: O ano é 2014 e uma equipe de televisão está fazendo um documentário sobre Ricky Kandisky, um famoso astro do cinema pornô gay que foi encontrado morto em um quarto de hotel em 2000 e cujo nome verdadeiro era Riccardo Soldani. Eles encontram o irmão de Riccardo, Federico, que narra a história do artista: a morte do pai deles, um italiano, onze anos depois da morte da mãe, francesa; o reencontro dos dois irmãos, que não se viam havia anos; a tentativa frustrada de Riccardo de adotar um menino, cuja mãe ele e o irmão viram morrer em um acidente. Os avós da criança não permitiram a adoção por conta da profissão imoral do artista. Primeiro longa do diretor, participou da mostra Panorama do Festival de Berlim de 2003.
Direção e roteiro: MARCO FILIBERTI
Com: MARCO FILIBERTI, URBANO BARBERINI, ALESSANDRA ACCIAI, ROSALINDA CELENTANO

FALE QUE NEM HOMEM - GAYS NA ZONA RURAL

Produção: Alemanha, 2003 (106min)
Sinopse: Documentário sobre Hartmut, Richard, Stefan e Uwe, quatro amigos que são os únicos gays assumidos de Swabia, pequena cidade rural no oeste da Alemanha. Se nos grandes centros urbanos os gays já têm uma aceitação considerada satisfatória, no campo ainda são intensamente discriminados. Os quatro rapazes encaram o preconceito de frente e tentam viver em paz, em meio a piadas de seus colegas heterossexuais e à rejeição de muitos. O filme conquistou o prêmio Teddy de melhor documentário no Festival de Berlim de 2003.
Direção, roteiro, produção e fotografia: JOCHEN HICK
Com: RICHARD, STEFAN, HARTMUT, UWE

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).