Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Premiere Brasil

À MARGEM DA IMAGEM

Produção: Brasil, 2002 (72min)
Sinopse: Documentário sobre as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua de São Paulo, abordando temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria. Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado de 2003.
Direção: EVALDO MOCARZEL
Roteiro: EVALDO MOCARZEL, MARIA CECILIA LOSCHIAVO DOS SANTOS

FALA TU

Produção: Brasil, 2003 (74min)
Sinopse: Macarrão, 33 anos, apontador do jogo do bicho, duas filhas, morador do morro do Zinco e torcedor do Fluminense; Toghum, 32 anos, vendedor de produtos esotéricos, budista e morador de Cavalcante; Combatente, 21 anos, moradora de Vigário Geral, freqüentadora da igreja do Santo Daime e operadora de telemarketing. Em 2002 e 2003, durante nove meses, uma equipe filmou o dia-a-dia desses três cariocas da Zona Norte, que batalham e sonham fazer da sua música, o rap, seu ganha-pão. O filme é uma crônica composta pelo cotidiano, letras e dramas desses três personagens.
Direção: GUILHERME COELHO
Roteiro: NATHANIEL LECLERY

LÍNGUA - VIDAS EM PORTUGUÊS

Produção: Brasil, 2002 (104min)
Sinopse: Todos os dias, 200 milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todos os dias, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Todas as noites, 200 milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme, que participou do festival É Tudo Verdade e recebeu o Grande Prêmio da Lusofonia no Famafest em Portugal.
Direção: VICTOR LOPES
Roteiro: ULYSSES NADRUZ, VICTOR LOPES

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO (AUTO-RETRATOS)

Produção: Brasil, 2003 (123min)
Sinopse: O sistema carcerário brasileiro visto de dentro: um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, os detentos aprenderam a utilizar câmeras de vídeo e documentaram seu cotidiano no maior presídio da América Latina. Vencedor do prêmio de melhor filme do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade e do prêmio da crítica no Festival de Gramado de 2003. Selecionado para a seção Novos Territórios do Festival de Veneza de 2003.
Direção: PAULO SACRAMENTO

YÃ KATU - O BRASIL DOS VILLAS BÔAS

Produção: Brasil, 2003 (63min)
Sinopse: Yã Katu é uma expressão Tupi que significa "boa alma", "alma grande", "espírito elevado". Assim é Orlando Villas Bôaa. E, igualmente, são os índios do Brasil Central. Dezesseis anos depois de um exílio compulsório imposto pelo governo militar brasileiro dos anos 1960/1980, Orlando retorna ao Parque Nacional do Xingu para um encontro emocionado com o seu passado e revela ao mundo a sociedade equilibrada, sensível e sofisticada da nação indígena. Na contramão da história, mostra-nos como as diferenças tribais podem resultar em convivência harmônica, culturalmente enriquecedora, e não em guerra.
Direção e roteiro: NILSON VILLAS BÔAS

UM PASSAPORTE HÚNGARO

Produção: Brasil/França/Hungria/Bélgica, 2001 (72min)
Sinopse: Judia com família de origem húngara, a cineasta filmou sua odisséia de um ano para obter a nacionalidade húngara e, com isso, um passaporte desse país. A investigação que ela empreendeu para saber se sua história pode lhe garantir a nova nacionalidade termina revelando muito sobre sua família e sobre a história da imigração húngara para o Brasil. A cineasta começa fazendo um pedido de passaporte à Embaixada da Hungria na França,o que a obriga a procurar várias instituições entre cartórios, escritórios, embaixadas e arquivos documentais. Depois de enfrentar uma enorme burocracia, ela descobre que precisa fazer uma prova de língua e de conhecimentos gerais sobre a Hungria. Participou do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários de 2002, onde ganhou uma menção especial do júri.
Direção e roteiro: SANDRA KOGUT

1,99 - UM SUPERMERCADO QUE VENDE PALAVRAS

Produção: Brasil, 2003 (72min)
Sinopse: 1,99 é um supermercado que vende palavras. Os personagens principais do filme são o desejo, a angústia e a compulsão que temos pelo ato da compra. Curiosas histórias ocorrem neste supermercado branco e ninguém consegue de lá sair. A música foi composta originalmente por Wim Mertens.
Direção, direção de arte e montagem: MARCELO MASAGÃO
Roteiro: MARCELO MASAGÃO, GUSTAVO STEINBERG

AS ALEGRES COMADRES

Produção: Brasil, 2003 (109min)
Sinopse: O malandro ex-militar português João Fausto chega a Tiradentes, em Minas Gerais, com seus cupinchas, Luís e Pistola. Usando o status de ex-integrante da corte do Império, ele quer tornar-se amante das senhoras Lima e Rocha, e assim tomar-lhes a fortuna. Mas as duas comadres resolvem vingar-se da afronta. Desconfiado, o ciumento senhor Rocha persegue Fausto sem saber da honestidade da esposa. Para desmascarar a senhora Rocha, o furioso marido mobiliza os amigos, inclusive o confiante senhor Lima. Enquanto isto, concorrem pela mão da bela Ana Lima três pretendentes: o rico senhor Silva, favorito do senhor Lima; doutor Caius, médico francês, preferido pela senhora Lima, e o belo e galante aristocrata Franco.
Direção e roteiro: LEILA HIPÓLITO
Com: GUILHERME KARAN, ZEZÉ POLESSA, ELISA LUCINDA, MILTON GONÇALVES, CHICO DIAZ, ERNANI MORAES, EDWIN LUISI, TALITA DE CASTRO

BENJAMIM

Produção: Brasil, 2003 (110min)
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Chico Buarque. Ao encontrar Ariela Masé, jovem que guarda enorme semelhança com o grande amor de sua vida, o já esquecido modelo Benjamim Zambraia começa a reviver os prazeres e os tormentos da sua antiga paixão. Mas a inesperada "reencarnação" de sua amada, morta nos anos 60 pela ditadura militar, tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com sua própria consciência. Selecionado para o Sundance Film Festival de 2003.
Direção: MONIQUE GARDENBERG
Roteiro: JORGE FURTADO, GLÊNIO PÓVOAS, MONIQUE GARDENBERG
Com: PAULO JOSÉ, CLÉO PIRES, DANTON MELLO, CHICO DIAZ, GUILHERME LEME, RODOLFO BOTINO, MAURO MENDONÇA, MIGUEL LUNARDI

GARRINCHA - ESTRELA SOLITÁRIA

Produção: Brasil/Chile, 2003
Sinopse: O filme é sobre a vida do "demônio das pernas tortas" dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde do interior. Em 1980, a escola de samba Mangueira homenageia Garrincha que desfila em um carro alegórico especialmente preparado para ele. As várias facetas de Mané Garrincha são mostradas a partir das lembranças de pessoas que lhe foram muito próximas e que o amaram de diferentes maneiras. As histórias que Elza Soares, Iraci, Sandro Moreyra e Nilton Santos viveram com Garrincha compõem uma visão multilateral de sua intrigante personalidade e de seu destino de glórias e tragédias. Recheado de humor e romantismo, o filme aborda principalmente a fase ascendente da sua carreira - de 1953 até o bicampeonato mundial e carioca, em 1962 - e a sua polêmica relação amorosa com a cantora Elza Soares.

NARRADORES DE JAVÉ

Produção: Brasil, 2002 (100min)
Sinopse: Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé, se não fosse a notícia de uma ameaça repentina de extinção: Javé deverá desaparecer, inundado pelas águas da represa de uma grande hidrelétrica. A comunidade decide defender sua existência com uma estratégia original: escrever um dossiê com os grandes acontecimentos da história do povoado, e assim justificar sua preservação. Como a maioria dos habitantes é de bons contadores de história, mas que mal sabem escrever o próprio nome, eles precisam encontrar um escrivão. E o designado é Antônio Biá, um personagem anárquico e de caráter duvidoso, mas o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Selecionado para a mostra competitiva do Festival de Roterdã de 2003.
Direção: ELIANE CAFFÉ
Roteiro: LUIZ ALBERTO DE ABREU, ELIANE CAFFÉ
Com: JOSÉ DUMONT, NELSON XAVIER, MATHEUS NACHTERGAELE, RUI RESENDE, NELSON DANTAS, GERO CAMILO, MARIO CÉSAR CAMARGO, ALTAIR LIMA

VIVA VOZ

Produção: Brasil, 2003 (87min)
Sinopse: Duda até hoje se sente culpado pela morte do irmão, que aconteceu há dez anos. Durante esse tempo ele juntou dinheiro para realizar o sonho do irmão e recomeçar sua vida sem culpa. Para isso, o primeiro passo é separar-se da amante Karina, que trabalha na sua confecção. Mas o inesperado acontece: quando vai falar com a amante sobre sua decisão, ela tenta agarrá-lo e aciona a tecla send do celular de Duda, ligando para o último número discado, o de sua mulher, Mari. A partir daí, numa única tarde, Mari e sua amiga Déia vão acompanhar pelo viva-voz do carro uma sequência de acontecimentos desconcertantes: traição, traidor traído, sequestros em caixas eletrônicos, doleiros desviando dinheiro, assaltantes amadores, policiais cafajestes e uma tentativa frustrada de assassinato.
Direção, produção e montagem: PAULO MORELLI
Roteiro: MARCIO ALEMÃO
Com: VIVIANE PASMANTER, DAN STULBACH, GRAZIELLA MORETTO, LUCIANO CHIROLLI, BETTY GOFMAN, KIKO MASCARENHAS, GENÉSIO DE BARROS

APOLÔNIO BRASIL - CAMPEÃO DA ALEGRIA

Produção: Brasil, 2002 (117min)
Sinopse: Apolônio Brasil, cultuado pianista das noites boêmias do Rio de Janeiro, foi amado pelas mulheres, invejado e adorado pelos amigos e pelo público. Anárquico e romântico, seu único legado foi seu próprio cérebro, retirado após sua morte. Anos depois, esse cérebro será motivo de uma acirrada disputa envolvendo um famoso cientista americano, amigos de Apolônio e seu filho, Paluca. Ao sabor das peripécias em torno do cérebro, o diretor desvenda a alma de um artista da noite, por meio de flashbacks, canções e histórias narradas por amigos, enquanto descortina as noites febris de 1950-60, nas quais o pianista tocou em cabarés, teatros etc. Sua história é uma viagem pela música brasileira daqueles tempos e os números musicais fazem a ponte com as origens do cineasta: as chanchadas e os musicais.
Direção: HUGO CARVANA
Roteiro: MAURO WILSON
Com: MARCO NANINI, JOSÉ LEWGOY, LOISE CARDOSO, ANTONIO PITANGA, MARCOS PAULO, SYLVIA BANDEIRA, ALESSANDRA VERNEY, CAIO JUNQUEIRA, ANTONIO PEDRO, LU GRIMALDI, JONAS BLOCH, VERA HOLTZ, ANSELMO VASCONCELLOS, RAUL SERRADOR

FILME DE AMOR

Produção: Brasil, 2003 (116min)
Sinopse: Três amigos populares e suburbanos - Hilda, Matilda e Gaspar - encontram-se no fim de semana em um pequeno e pobre apartamento no centro da cidade para estarem juntos, conversar, beber e sentir prazer. Algum prazer. Hiato em uma rotina dura e medíocre. Os três amigos pobres, inteligentes e de sensibilidade incomum projetam seu imaginário em uma espécie de sonho - embriaguez que os eleva a um estado de espírito para além do insalubre, do insuficiente, do insosso dia-a-dia. Este encontro, contraponto amoroso à raiva cotidiana, é um antídoto à banalização da existência e um clamor à vida, maneira sutil e intensa de estar presente no mundo.
Direção: JÚLIO BRESSANE
Roteiro: JÚLIO BRESSANE, ROSA DIAS
Com: BEL GARCIA, JOSI ANTELLO, FERNANDO EIRAS

GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL

Produção: Brasil, 2003 (100min)
Sinopse: Documentário sobre a vida e a morte de Glauber, um dos brasileiros que mais pensou e amou o Brasil. No dia 22 de agosto de 1981 morreu, aos 42 anos de idade, Glauber Rocha, o artista que deu identidade ao cinema brasileiro. Baiano, cineasta, crítico de cinema, jornalista, pensador de cabeça efervescente, provocador e polemista, seu velório - no histórico parque Lage, no Rio de Janeiro - reúne, na dor da perda, a inteligência brasileira. O velório, o enterro, a dor; unidos a depoimentos de quem acompanhou, viveu, admirou, foi amigo e lutou junto com esse mito do cinema nacional, conta mais uma página da história do cineasta, uma história que permaneceu na gaveta durante 18 anos e que agora ressurge como uma homenagem a este artista revolucionário e solitário.
Direção, roteiro e montagem: SILVIO TENDLER

O SIGNO DO CAOS: O ANTIFILME DE ROGÉRIO SGANZERLA

Produção: BRASIL, 2003 (90MIN)
Sinopse: DESEMBARCA NA ALFNDEGA DO RIO DE JANEIRO, ONDE DR. AMNÉSIO CONTROLA E JULGA A ENTRADA E A SAÍDA DO MATERIAL PARA O SERVIÇO DE CENSURA, UMA CARGA CINEMATOGRÁFICA. NESTE LOCAL SE CUMPREM AS FORMALIDADES DA LEI, A PARTIR DO BORDÃO DE DR. AMNÉSIO: "AMO O QUE OS OUTROS DETESTAM E ODEIO O QUE OS OUTROS APRECIAM. NÃO VEJO NECESSIDADE DE UM FILME ASSIM." OUVE-SE UM GRITO DE UM CASAL BRASILEIRO, NA VERDADE UMA DUPLA DE PAPAGAIOS RESMUNGÕES IMITA O DIÁLOGOS TELEGRÁFICO DOS CARREGADORES QUE DISCUTEM O TRABALHO E SUA BUSCA POR PROPINAS. DR. AMNÉSIO IMPÕE SEU JEJUM DE IDÉIAS DURANTE DESASTROSA PROJEÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS INEPTOS, QUE DEPOIS SE DIVERTEM MUTILANDO O MATERIAL CINEMATOGRÁFICO CONSIDERADO REALISTA DEMAIS. NA SEGUNDA PARTE DO FILME, EM CORES, UMA BAILARINA MULATA COGNOMINADA DE O FURACÃO DE SANTOS APRESENTA O SEU NUMERO MUSICAL INSPIRADO EM SAMBA, CACHAÇA E FUTEBOL. NUMA FESTA, OS CONVIVAS FESCENINOS E VORAZES COMEMORAM A VITÓRIA DO ESQUECIMENTO, DANÇAM AO SOM DA TRILHA DE "AQUARELA DO BRASIL", DE ARY BARROSO.
DIREÇÃO, ROTEIRO E PRODUÇÃO: ROGÉRIO SGANZERLA
Com: OTÁVIO TERCEIRO, SÁLVIO DO PRADO, HELENA IGNEZ, GUARACY RODRIGUES, FREDDY RIBEIRO, EDUARDO CABUS, GILSON MOURA, FELIPE MURRAY, VERA MAGALHÃES, ANITA TERRANA, RUTH MEZEK, CAMILA PITANGA, GIOVANA GOLD DJIN SGANZERLA

VIVA SAPATO!

Produção: Brasil, 2003 (94min)
Sinopse: Uma comédia cheia de tempero, sensualidade e romance. A história de Dolores, uma belíssima dançarina cubana que decide abandonar seu casamento desastroso e abrir um restaurante à beira-mar em parceria com a tia que mora no Brasil. Dolores, que contava com a ajuda financeira da tia, fica furiosa ao receber dela como presente um par de sapatos de dança, ao invés do dinheiro prometido. Sem recursos, ela vende o calçado por alguns trocados. Todos os seus planos parecem ter ido por água abaixo, até que ela descobre que a importância estava escondida nos grandes saltos dos sapatos. Começa então uma frenética busca por eles. À medida em que ela percorre as ruas de Havana, acaba encontrando personagens divertidos e curiosos que dão vida ao filme e acabam ajudando Dolores a realizar seu sonho. Uma busca por amor e felicidade.
Direção e roteiro: LUIZ CARLOS LACERDA
Com: JORGE SANZ, LAURA RAMOS, NEY LATORRACA, IRENE RAVACHE, MARIA GALIANA, VLADIMIR CRUZ, PAULA BURLAMAQUI, CAIO JUNQUEIRA, ISADORA RIBEIRO, MAITÊ PROENÇA, MARCELO ANTHONY, JOSÉ WILKER

O RISCO: LUCIO COSTA E A UTOPIA MODERNA

Produção: Brasil, 2003 (76min)
Sinopse: O urbanista e arquiteto Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permite cruzar a sua trajetória individual com a construção da nação. Por meio de imagens filmadas pelo próprio arquiteto, desde os anos 1930 até os anos 1960, como seus registros de viagem (com sua câmera 8mm), o vasto material de arquivos nacionais e internacionais, e de imagens realizadas pela produção, este documentário mostra a sua trajetória e o processo de formação da arquitetura moderna brasileira. A cidade de Brasília é o ponto de partida e chegada do filme. O ano de 1960, época de sua inauguração, é um momento simbólico que nos permite ir e voltar na narrativa. Como diz Maria Elisa Costa - filha de Lucio - em seu depoimento: "o tempo é um só em sua cabeça". Em algumas ocasiões, ele usou, por engano, duas vezes o mesmo lado do negativo em seus registros de viagens, gerando imagens sobrepostas em que aparecem vilarejos portugueses, o Fórum Romano, e a Villa Savoye. O filme traz, ainda, entrevistas com diversos artistas, críticos e arquitetos, como Oscar Niemeyer, Ítalo Campofiorito, Sophia Telles, Otília Fiori Arantes, Lauro Cavalcanti, Yves Bruand, familiares de Lucio Costa e outros.
Direção: GERALDO MOTTA FILHO
Roteiro: GERALDO MOTTA FILHO, GUILHERME WISNIK

RECIFE/SEVILHA: JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Produção: Brasil
Sinopse: As cidades de Recife e Sevilha são presenças marcantes na obra e na memória afetiva do poeta João Cabral de Melo Neto. A primeira é sua terra natal, enquanto a segunda é a terra de adoção. No Recife, nasceu e passou toda a juventude. Em Sevilha e Barcelona - onde morou e cumpriu funções diplomáticas por muitos anos -, viveu sua plena maturidade poética e existencial. As cidades, segundo o poeta, são como uma chave para a compreensão de seu trabalho e de sua vida.
Direção e roteiro: BEBETO ABRANTES

EU VI O MUNDO... ELE COMEÇAVA NO RECIFE

Produção: Brasil, 2003 (34min)
Sinopse: Reconstituição, por meio da memória do artista plástico Cícero Dias, [das circunstancias históricas e da motivação criadora que resultaram no famoso quadro, de sua autoria, Eu vi o mundo... ele começava no Recife, considerado o marco zero da moderna pintura brasileira. O documentário descreve com detalhes os elementos temáticos do painel, que media originalmente 15 metros de comprimento por 1,94 de altura. Durante sua exposição, vândalos cortaram três metros da tela, onde apareciam nus considerados escandalosos. Em longo depoimento, o artista, que faleceu logo após a conclusão do filme, dá informações que ajudam a compreender os aspectos simbólicos expressos na obra e fala sobre os episódios históricos que o acompanharam na sua criação
Direção: MARIO CARNEIRO

RIO DE JANO

Produção: Brasil, 2003 (73min)
Sinopse: No fim do ano de 2000, o desenhista francês Jano, especialista em cadernos de viagem, visitou o Rio de Janeiro. Durante 50 dias, em sua terceira vinda, ele deu um profundo mergulho na vida carioca ao conhecer lugares jamais representados nos cartões-postais e pessoas de todas as classes sociais. O resultado desta incursão é um álbum que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca contemporâneo, o seu jeito sui generis de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta. Uma espécie de tratado antropológico visual e pop, que impressiona pela riqueza e precisão dos detalhes. O documentário acompanha o processo de criação desta obra e traz uma cidade sob um ângulo inusitado, a partir do aguçado e raro senso de observação e percepção do desenhista.
DIREÇÃO, ROTEIRO E PRODUÇÃO: ANNA AZEVEDO, EDUARDO SOUZA LIMA, RENATA BALDI

ÁGUAS DE ROMANZA

Produção: Brasil, 2002 (15min)
Sinopse: No sertão nordestino, uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante parace ser a sua única esperança.
Direção: GLÁUCIA SOARES, PATRÍCIA BAÍA
Roteiro: PATRÍCIA BAIA
Com: LEUDA BANDEIRA, MICHAELA FARIAS ALVES, RODGER ROGÉRIO

A JANELA ABERTA

Produção: Brasil, 2002 (10min)
Sinopse: Um homem, deitado na cama antes de dormir, tenta lembrar se fechou a janela da sala. O filme mostra a trajetória de um pensamento simples por uma mente conturbada. Selecionado para a competição oficial de curtas do Festival de Cannes de 2003.
Direção, roteiro e montagem: PHILLIPE BARCINSKI
Com: ENRIQUE DIAZ, EUGÊNIO PUPPO

NEVASCA TROPICAL

Produção: Brasil, 2003 (12min)
Sinopse: O cinema brasileiro visita a favela: a entrega de um saco de pó deflagra uma confusão épica no morro.
Direção e roteiro: BRUNO VIANNA
Com: ANDRÉ SANTINHO, ELZA SOARES, BABU SANTANA, GUSTAVO FALCÃO, JAYME DEL CUETO

NO BAR

Produção: Brasil, 2002 (8min)
Sinopse: Uma lei federal brasileira obriga os fabricantes de cigarros a colocar determinadas mensagens com fotos nos maços, com a intenção de desestimular o hábito de fumar, gerando, muitas vezes, controvérsia na relação vendedor/consumidor.
Direção e produção: CLEITON STRINGHINI, PAULO DE TARSO MENDONÇA
Roteiro e fotografia: PAULO DE TARSO MENDONÇA
Com: LAURA CARDOSO, MAURÍCIO MARQUES, PEDRO PAULO EVA

ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA

Produção: Brasil, 2003 (14min)
Sinopse: Lúcia e Waldir se conhecem no programa de rádio Onde quer que você esteja, no qual pessoas buscam entes queridos que desapareceram. Ali, os dois quase reencontram o que realmente haviam perdido.
Direção, roteiro, fotografia e montagem: BEL BECHARA, SANDRO SERPA

O RESTO É SILÊNCIO

Produção: Brasil, 2003 (22min)
Sinopse: Lucas, adolescente surdo, leva uma vida solitária, voltado apenas para os livros e a poesia. Até o dia em que Clara, também surda, vai estudar na sua escola. A partir do encontro com a garota, a vida de Lucas muda totalmente. O filme é totalmente falado na língua dos sinais (libras) e interpretado por adolescentes surdos.
Direção e roteiro: PAULO HALM
Com: VALDO RIBEIRO DA NÓBREGA, PAULA MELE, PATRICK TOSTA, RAFAELA MESQUITA

MARINA

Produção: Brasil, 2003 (15min)
Sinopse: Marina e Pedro viviam bem como amigos, contentes e protegidos pela infância. Até que o mundo dos adultos descobre a mulher que existe em Marina, no desabrochar de seus 12 anos.
Direção e roteiro: ISABEL DIEGUES
Com: ISABELA COIMBRA, JOÃO MARCOS RODRIGUES

OS FIÉIS

Produção: Brasil, 2003 (16min)
Sinopse: Três amigos contam as aventuras vividas durante uma famosa partida de futebol. As lembranças, a euforia e a sensação de viverem um momento histórico: a invasão corintiana ao Maracanã. O depoimento é entrelaçado por fragmentos de suas memórias da viagem para o Rio de Janeiro.
Direção e roteiro: DANILO SOLFERINI
Com: GUSTAVO BRANDÃO, JOÃO BRESSER, DONIZETE MAZONAS

A MENINA DO ALGODÃO

Produção: Brasil, 2003 (6min)
Sinopse: No Recife dos anos 1970, a lenda urbana de uma garotinha morta que aparecia nos banheiros das escolas aterrorizou toda uma geração que hoje está na faixa dos 30 anos. Alguns deles fazendo cinema.
Direção, roteiro e produção: DANIEL BANDEIRA, KLEBER MENDONÇA FILHO
Com: DANIEL BANDEIRA, EDIANE CRISTIANE DA SILVA

AMOR SÓ DE MÃE

Produção: Brasil, 2003 (21min)
Sinopse: Filho é um bastardo miserável. Ele está dividido entre o dever de cuidar da mãe fanática e o tesão obsessivo por Formosa, uma vadia de Satã. Seu dilema se decidirá numa noite de violência, bruxaria, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.
Direção: DENNISON RAMALHO
Roteiro: DENNISON RAMALHO E PAI ALEX
Com: EVERALDO PONTES, DÉBORA MUNIZ, VERA BARRETO LEITE

BALA PERDIDA

Produção: Brasil, 2003 (14min)
Sinopse: Primeiro vemos apenas a mão que carrega uma arma. Em seguida, um assalto a um carro num sinal fechado leva o ladrão a fugir em direção a uma praça, onde é perseguido por um policial. Começa um tiroteio. O tempo volta um minuto para revelar histórias de pessoas que cruzam este confronto armado. Qualquer um deles pode morrer.
Direção e roteiro: VICTOR LOPES
Com: ALEXANDRE RODRIGUES, CAMILA PITANGA, TUCA ANDRADA, LÚCIO MAURO, ROGÉRIO CARDOSO, EMILIANO QUEIROZ, VINÍCIUS DE OLIVEIRA, HYLKA MARIA, ARAMIS TRINDADE

CANDEIAS: DA BOCA PRA FORA

Produção: Brasil, 2002 (17min)
Sinopse: Documentário sobre a obra e a estética de Ozualdo Candeias, um dos cineastas mais inventivos do Brasil, realizador do reverenciado A margem. O filme conta com divertidos e controversos depoimentos de José Mojica Marins, Carlão Reichenbach, Jairo Ferreira e Inácio Araújo, entre outros.
Direção e produção: CELSO GONÇALVES
Roteiro: CELSO GONÇALVES, KATIA NEVES, ABEL FALBO

CARTAS DA MÃE

Produção: Brasil, 2003 (28min)
Sinopse: Crônica sobre o Brasil contada pelas cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual.
DIREÇÃO, ROTEIRO E PRODUÇÃO: FERNANDO KINAS, MARINA WILLER

CASTANHO

Produção: Brasil, 2003 (12min)
Sinopse: Um musical sobre o amor e as loucuras que fazemos por ele. O filme foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2003.
Direção e roteiro: EDUARDO VALENTE
Com: ISABEL PACHECO

CORDEL VIVO

Produção: Brasil, 2003 (4min)
Sinopse: Uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais, partindo de uma técnica complexa de composição em camadas e movimentação da câmera virtual com quadros produzidos em alta resolução. O resultado é a estética da simplicidade, que obedece a linguagem direta das poesias do cordel.
Direção e montagem: OTÁVIO ESCOBAR
Roteiro: LÉO MEDEIROS

CINEMA PAGADOR

Produção: Brasil, 2003 (20min)
Sinopse: Documentário sobre o ator e diretor Anselmo Duarte, único cineasta brasileiro a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes, com o filme O pagador de promessas, em 1962. Com depoimentos do próprio Anselmo, o filme mostra o início de sua carreira no cinema, a consagração como galã, a Palma de Ouro e as conseqüências do prêmio na sua carreira e em sua vida.
Direção: ISABEL RIBEIRO, HENRIQUE PIRES
Roteiro: ISABEL RIBEIRO, HENRIQUE PIRES, ANGELO CAPOZZOLI, THIAGO DOTTORI, REINALDO SBRISSA

INFINITAMENTE MAIO

Produção: Brasil, 2003 (19min)
Sinopse: Raul chega em casa e encontra sua mulher, Assíria, fazendo sexo com outro homem. Um filme de amor, traição, vingança, sexo, morte e corações maltratados (não necessariamente nesta ordem). Lançado no último Festival de Curitiba, recebeu três prêmios: melhor filme de ficção, melhor direção e melhor atriz.
Direção: MARCOS JORGE
Roteiro: ALEKSEI ABIB
Com: JERUSA FRANCO, RENATO RABELO, DENIS VICTORAZZO, SIMONE SPOLADORE

JONAS

Produção: Brasil, 2003 (15min)
Sinopse: Jonas só conhece sua avó graças à imagem de uma velha fotografia. Em uma noite terrível, ele precisará dela mais do que nunca.
Direção e roteiro: ALLAN SIEBER
Com: DEDINA BERNARDELLI, FELIPE SILVA, FERNANDO ALVES PINTO

RUA DA ESCADINHA, 162

Produção: Brasil, 2003 (18min)
Sinopse: Abrigando um acervo de mais de 20 mil discos de cera, 10 mil vinis, 800 fotos, revistas e enciclopédias, a casa de Christiano Câmara em Fortaleza, Ceará, ocupa o endereço que dá título ao documentário. Pelo relato desse historiador auto-didata, que começou como um bancário e se tornou uma das maiores referências de cultura no Brasil, o filme realiza uma viagem às nossas raízes sociais.
Direção e roteiro: MÁRCIO CMARA

TRUQUES, XAROPES E OUTROS ARTIGOS DE CONFIANÇA

Produção: Brasil, 2003 (16min)
Sinopse: No Largo da Carioca, centro do Rio, o encontro de alguns personagens das ruas: um mágico, um vendedor de bonecos de pelúcia e um vendedor de xaropes, levanta a questão da confiança entre os homens.
Direção e roteiro: EDUARDO GOLDENSTEIN
Com: AUGUSTO MADEIRA, CLAUDIO MENDES

PROBLEMA

Produção: Brasil, 2003 (7min)
Sinopse: Dois amigos se encontram para resolver problemas pessoais e acabam se envolvendo em uma grande confusão.
Direção, roteiro e produção: SÉRGIO SANTEIRO
Com: CAÍQUE VIEIRA, WILLIAN SANTIAGO

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).