Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Premiere Latina

ANA E OS OUTROS

Produção: Argentina, 2002 (80min)
Sinopse: Ana tem 25 anos, mora em Buenos Aires há oito e está completamente acostumada à vida na capital. Mas quando ela volta à sua cidade natal, Paraná, no interior da Argentina, para uma reunião dos colegas de colégio, as conversas com os amigos a fazem repensar sua trajetória. Ela vê a foto de seu ex-namorado Mariano no jornal local e resolve buscar informações sobre o destino dele. A viagem se transforma numa reflexão sobre a identidade a partir da busca desse amor do passado.
Direção e roteiro: CELINA MURGA
Com: CAMILA TOKER, NATACHA MASSERA, IGNACIO USLENGUI

OS EXCLUÍDOS

Produção: Uruguai, 2002 (91min)
Sinopse: Documentário sobre o cotidiano de adolescentes dos arredores de Montevidéu. Envolvidos com drogas, prisão, prostituição e violência, a maior parte desses jovens vive na rua e é revoltada com o estado de pobreza a que são submetidos. Sem olhar para a câmera ou dar entrevista, eles conversam sobre diversos assuntos com humor e sensualidade peculiares e mostram que nem sempre estão cientes de seu papel na sociedade.
Direção e roteiro: MARIO HANDLER
Com: CARINA, NENO, MILKA, MARY

APAIXONADOS

Produção: Argentina, 2002 (100min)
Sinopse: A aeromoça Uma é amiga de Lúcia, a dona de uma agência de viagens que namora o guia turistico Nico. Uma está cansada de procurar o homem perfeito para constituir família e, ao conhecer Nico, acha que ele tem todas as características necessárias para ser um bom pai. A divorciada Lúcia vive para trabalhar, cuida de sua filha de seis anos e de todos os que estão à sua volta. Quando Uma anuncia que quer ter um filho, Lúcia fica feliz por ela, mas se assusta quando a amiga pede seu namorado apenas por uma vez, para consumar a tarefa. Depois de muita conversa, Uma convence Lúcia, que convence Nico. A situação acaba gerando sentimentos inesperados em todos.
Direção: JUAN JOSÉ JUSID
Roteiro: ALEX FERRARA, JUAN JOSÉ JUSID, MARCELA GUERTY e RAÚL BECERRA
Com: PABLO ECHARRI, NANCY DUPLAÁ, NATALIA VERBEKE

EU SOU BOLÍVAR !

Produção: Colômbia, França, 2001 (93min)
Sinopse: Santiago Miranda é um ator que interpreta o líder revolucionário Simón Bolívar na série de televisão Os amores do libertador. No dia da gravação do capítulo final, ele se revolta com o rumo distorcido que os roteiristas deram à história e abandona o set. Em principio, Miranda teria usado o Método Stanislavski, que consiste na identificação psicológica entre ator e personagem, mas exagerou na performance. Além de interpretar o revolucionário, ele pensa ser o próprio Bolívar, misturando ficção e realidade, lucidez e loucura. Pregando sonhos libertários, ele vai conquistar seguidores e armar uma grande confusão.
Direção e produção: JORGE ALÍ TRIANA
Roteiro: MANUEL ARIAS, ALBERTO QUIROGA, JORGE ALÍ TRIANA
Com: ROBINSON DÍAZ, AMPARO GRISALES, JAIRO CAMARGO

COMO GATO E RATO

Produção: Colômbia, 2002 (93min)
Sinopse: O bairro de La Estrella está em festa: a luz elétrica chegou e seus moradores vão comemorar. No dia seguinte, algumas pessoas vão tomar a eletricidade de forma ilegal, diretamente dos postes para suas casas. Imediatamente a celebração entre os vizinhos vai se transformar em conflito quando um deles vislumbra o perigo que os cabos de eletricidade desordenados causam às casas. As diferenças entre as famílias aumentam até La Estrella se dividir em dois bandos rivais.
Direção: RODRIGO TRIANA
Roteiro: JORGE HILLER
Com: JAIRO CAMARGO, ALINA LOZANO, PATRICIA MALDONADO

O MESMO AMOR, A MESMA CHUVA

Produção: Argentina/Estados Unidos, 1999 (116min)
Sinopse: Jorge vive de escrever contos românticos para uma revista. Aos 28 anos, ele é uma jovem promessa da literatura argentina, mas não consegue se fazer notar. Uma noite, ele conhece Laura, uma garçonete que está à espera do namorado, do qual não tem notícias desde que ele partiu para o Uruguai, alguns meses antes. Jorge e Laura ficam muito unidos, e a moça, ciente do grande talento do rapaz, tenta convencê-lo a partir para a literatura propriamente dita. Com o tempo, a relação vai se desgastando e eles acabam rompendo. Ficamos conhecendo as trajetórias dos dois personagens ao longo de duas décadas, com suas alegrias, desilusões e esperanças.
Direção: JUAN JOSÉ CAMPANELLA
Roteiro: FERNANDO CASTETS, JUAN JOSE CAMPANELLA
Com: RICARDO DARÍN, SOLEDAD VILLAMIL, ULISES DUMONT

O SONHO DE CAIMÁN

Produção: México/Espanha, 2001 (102min)
Sinopse: Caimán está no fundo do poço. Cheio de dívidas, ele sonha em mudar de vida. E se anima para isso quando Inãki, filho de seu irmão Patxi, chega a Guadalajara fugido da Espanha, onde cometeu um crime arriscado. Caimán tenta convencer Iñaki e Patxi, que é ex-presidiário, a roubar um banco e montar uma boate com o dinheiro do assalto. O orçamento do filme foi reunido em regime de cooperativa entre atores e amigos. Participou da mostra Zabaltegui do Festival de San Sebastián de 2001 e da mostra competitiva do Festival do Novo Cinema Latino-americano de 2001.
Direção: BETO GÓMEZ
Roteiro: BETO GÓMEZ, IGNÁCIO SIRO MEDRANO
Com: DANIEL GUZMÁN, KÁNDIDO URANGA, RAFAEL VELASCO

O TIGRE DE SANTA JÚLIA

Produção: México, 2002 (128min)
Sinopse: No começo do século 20, o México vê nascer uma lenda. José de Jesús Negrete ingressa no exército para lutar na Revolução Mexicana. Depois de presenciar a morte de seu melhor amigo, assassinado por um tenente, ele se revolta e foge do exército para se tornar um defensor dos pobres. Sua decepção com a ambição e a maldade humanas faz com que junte um grupo de mulheres e, com elas, pratique ações justiceiras. Seus passos são seguidos por um jornalista que o transforma em mito ao divulgar suas histórias. Nasce assim o Tigre de Santa Júlia, que rouba dos ladrões para dar aos pobres.
Direção: ALEJANDRO GAMBOA
Roteiro: ALEJANDRO GAMBOA, FARNCISCO SÁNCHEZ
Com: MIGUEL RODARTE, IRÁN CASTILLO, ISAURA ESPINOZA

ENTRE CICLONES

Produção: Cuba, 2003 (115min)
Sinopse: Um ciclone destrói a casa de Tomas um dia antes de se iniciar uma nova fase de sua vida, quando ele começa a trabalhar na companhia telefônica com a intenção de sair do ambiente marginal onde vive. Seu chefe, conhecido como El Conde, é um homem que descarregue sua amargura nos empregados. Insatisfeito com a vida pessoal e com o emprego, Tomas se envolve com três mulheres: uma cabeleireira ciumenta, uma jornalista européia e uma jovem roqueira. E cai em desgraça ao se enredar, involuntariamente, nas atividades ilícitas do irmão. Participou da Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2003.
Direção: ENRIQUE COLINA
Roteiro: ENRIQUE COLINA, ELISA ALTUNAGA, ANTONIO JOSÉ PONTE
Com: MARIO BALMASEDA, MIJAIL MULKAY, INDIRA VALDES

HOJE E AMANHÃ

Produção: Argentina/Espanha, 2003 (87min)
Sinopse: A grave crise social e econômica argentina fez com que muitos jovens da classe média fossem para as ruas em busca da sobrevivência. Paula tem 24 anos e sonha em ser atriz, porém essa não é a sua maior preocupação. Prestes a ser despejada de seu apartamento por falta de pagamento, Paula tem 24 horas para conseguir o dinheiro do aluguel. Sem ter a quem pedir ajuda e com o tempo correndo, ela entra em desespero e considera seriamente a possibilidade de se prostituir. Mesmo que consiga um emprego temporário e emergencial, sua situação não será resolvida. Participou da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2003.
Direção e roteiro: ALEJANDRO CHOMSKI
Com: ANTONELLA COSTA, ROMINA RICCI, RICARDO MERKIN, FRANCISCO NÁPOLI, SERGIO ALVAREZ

CRUZEIRO DO SUL

Produção: Argentina/França, 2003 (87min)
Sinopse: Nora, Javier e o travesti Wendy, que é irmão de Javier, são três jovens argentinos sem qualquer perspectiva de futuro. Eles desviam parte da carga de um traficante de drogas e fogem por uma estrada pouco movimentada, numa ambulância roubada. Vão se esconder em El Marquesado, balneário construído por militares onde moram Rodolfo e Mercedes, pais de Javier e Wendy. Nora testemunha os conflitos dessa família, com seus sonhos e frustrações, que se misturam com a história do lugar onde vivem, palco de tortura e execuções nos tempos da ditadura militar. Eles esperam que nem a polícia nem os traficantes traídos os encontrem. Participou da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2003.
Direção e roteiro: PABLO REYERO
Com: LETIZIA LESTIDO, LUCIANO SUARDI, HUMBERTO TORTONESE

A ESPERA

Produção: Uruguai, 2002 (65min)
Sinopse: Há dez anos, Silvia cuida da mãe, que está doente e prostrada numa cama. A força da mesmice, a falta de dinheiro e a ausência de outros familiares fazem com que ela se acomode numa rotina que só é interrompida por algumas cartas anônimas. Em contato com Silvia e sua mãe está apenas um vizinho que as ajuda em todos os momentos. Ele também tem uma vida solitária. Os três personagens estabelecem uma relação de profunda dependência, enquanto cada um segue sua vida. O roteiro é inspirado no romance Torquator, do uruguaio Henry Trujillo.
Direção: ALDO GARAY
Roteiro: CORAL GODOY, SEBASTIÁN BEDNARIK
Com: ELENA ZUASTY, VERÓNICA PERROTTA, WALTER REYNO

LUGARES COMUNS

Produção: Argentina/Espanha, 2002 (112min)
Sinopse: As dificuldades de um casal de idosos para sobreviver em Buenos Aires nos dias atuais. O marido, Fernando, já passou dos 60 anos e trabalha como professor universitário. Sua esposa, Liliana, é uma espanhola que presta assistência social aos moradores de bairros pobres. Eles têm um filho e netos. Após anos de sacrifício e resignação, levando uma vida modesta e resistindo à instabilidade da economia argentina, Pedro e Liliana são forçados a maiores privações quando ele enfrenta uma aposentadoria compulsória. Vencedor dos prêmios de melhor atriz e roteiro no Festival de San Sebastián de 2002. Participou da mostra competitiva do Festival de Gramado de 2003.
Direção: ADOLFO ARISTARAIN
Roteiro: ADOLFO ARISTARAIN , KATHY SAAVEDRA
Com: FEDERICO LUPPI, MERCEDES SAMPIETRO, ARTURO PUIG, CARLOS SANTAMARIA, YAËL BARNATÁN

NADA MAIS

Produção: Cuba, Espanha, França, Itália, 2001 (102min)
Sinopse: Carla Perez mora em Havana e trabalha numa agência de correios. Sonhadora, ela faz mais do que as funções burocráticas de enviar e receber cartas e procura animar seus colegas de trabalho a buscar a felicidade. Ela vive bem até ser atormentada por uma dúvida. Seus parentes, que vivem em Miami, inscrevem seu nome na loteria da imigração norte-americana para conseguir um Green Card. Por sorte ou azar, ela é selecionada. Agora vai ter que escolher entre seu futuro que ela programava em Cuba ou o futuro planejado por seus parentes em Miami. Ganhou prêmios de Melhor Filme de Estréia e da Associação de Críticos Cubanos no Festival de Havana de 2001.
Direção: JUAN CARLOS CREMATA MARBERTI
Roteiro: JUAN CARLOS CREMATA MARBERTI, MANUEL RODRÍGUEZ
Com: THAIS VALDÉS, NACHO LUGO, DAISY GRANADOS

POTESTAD

Produção: Argentina, 2001 (98min)
Sinopse: O médico Eduardo reflete sobre sua vida numa viagem de metrô e tenta reconstruir na memória o trágico desaparecimento de sua filha de dez anos. Suas lembranças remontam aos anos de 1970, época da ditadura argentina, quando ele foi obrigado a ver os corpos e a assinar os certificados de óbito de rebeldes que foram seqüestrados e torturados. No meio desse ambiente mórbido, ele encontra uma pequena órfã e resolve adotá-la. Por meio de flashbacks, sua vida é revelada em etapas diferentes. Baseado na peça de teatro de Eduardo Pavlovsy.
Direção: LUIS CÉSAR D'ANGIOLILLO
Roteiro: ROLI SIENRA, LUIS CÉSAR D'ANGIOLILLO
Com: EDUARDO PAVLOVSKY, NOEMÍ FRENKEL, ALBERTO SEGADO

TÃO DE REPENTE

Produção: Argentina, 2002 (94min)
Sinopse: Márcia, solitária e sonhadora, ocupa seu tempo entre o cotidiano de Buenos Aires e a preocupação em perder os quilos a mais. Sua vida será completamente modificada a partir do momento em que conhecerá Mao e Lenin, um casal de namoradas punk. As três desenvolvem uma curiosa relação de amizade, que será posta em jogo quando Mao se mostrar apaixonada por Márcia. Juntas, as três pegam o rumo da estrada numa estranha viagem, ritmada pelo acaso, as paisagens e situações fantasiosas. O filme ganhou o Leopardo de Prata no Festival de Locarno de 2002 e dividiu com Cidade de Deus o primeiro prêmio do Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana de 2002.
Direção: DIEGO LERMAN
Roteiro: DIEGO LERMAN, MARÍA MEIRA
Com: CARLA CRESPO, VERÓNICA HASSAN, TATIANA SAPHIR, MARCOS FERRANTE, MARÍA MERLINO, BEATRIZ THIBAUDIN

UM TITÃ NO RINGUE

Produção: Equador, 2002 (111min)
Sinopse: Num pequeno povoado no meio dos Andes, as histórias de alguns moradores se entrelaçam. Norma Gutiérrez é uma rígida professora do colégio local, fanática pela religião. Com a chegada de um novo padre, o jovem David, sua fé vai entrar em crise. Longe de pregar contra a culpa e o pecado, o padre fala de sonhos e ideais. Enquanto os adultos ouvem desconcertados, as crianças começam a prestar atenção e tentam mudar suas vidas. O velho negociante Sata organiza toda semana uma luta entre homens e as apostas mobilizam o povoado. Uma dessas lutas vai transformar a existência dos habitantes.
Direção e roteiro: VIVIANA CORDERO
Com: NORBERT STIMPFIG, TOTY RODRÍGUEZ, TELMO HERRERA

AS LUVAS MÁGICAS

Produção: Argentina, 2003 (90min)
Sinopse: Um automóvel da marca Renault 12 é o único bem que Alejandro possui. Apesar de antigo e ultrapassado, o carro é seu companheiro de todas as horas e sua ferramenta de trabalho. Certa noite, Alejandro conhece um homem que se apresenta como empresário bem-sucedido e enche sua cabeça com idéias de novos empreendimentos que poderão levá-lo a enriquecer rapidamente. Convence Alejandro a se desfazer do carro e se tornar o vendedor de um modelo de luvas mágicas. Com o negócio, Alejandro conhece figuras exóticas de todos os tipos e, a princípio, consegue ganhar muito dinheiro. Mas logo perde tudo e passa a sentir a falta de seu velho Renault. Participou da mostra competitiva do Festival de Locarno de 2003.
Direção e roteiro: MARTÍN REJTMAN
Com: GABRIEL ŒVICENTICO' FERNÁNDEZ CAPELLO, VALERIA BERTUCCELLI, FABIÁN ARENILLAS, SUSANA PAMPÍN, CECILIA BIAGINI

SEM TOM NEM SONIA

Produção: México, 2003 (112min)
Sinopse: Orlando está cansado das manias new age de sua namorada Sonia. Já Renée, não agüenta mais seu companheiro Mauricio, extremamente anti-social. Quando os dois insatisfeitos se encontram, uma irresistível atração se manifesta e ambos começam a questionar se estão com as pessoas certas. Enquanto isso, uma serial-killer conhecida como Mamá Rosa vem seqüestrando homens jovens para fins sinistros, e um grupo de policiais tenta encontrá-la e capturá-la, com o auxílio de um paranormal. Ambas as histórias se cruzam, mudando as vidas dos dois casais de maneira radical. Primeiro filme do diretor, participou do Festival de San Sebastian de 2003.
Direção e roteiro: CARLOS SAMA
Com: JUAN MANUEL BERNAL, CECILIA SUÁREZ, JOSÉ MARÍA YAZPIK

A QUIMERA DOS HERÓIS

Produção: Argentina, 2002 (67min)
Sinopse: No meio da selva argentina de Formosa, um professor branco vindo da cidade grande se torna líder de um grupo de excluídos, integrantes da tribo dos tobe. Ele resolve ensiná-los a jogar rugby, para tentar aumentar sua sensação de dignidade e pertencimento. Juntos, eles criam o Aborigen Rugby Club, um time oficial, com emblema e tudo. Mas logo revelações do passado mostram as ligações do técnico com ideologias extremistas. Terceiro longa-metragem do diretor e o primeiro de ficção, recebeu uma menção honrosa na mostra Contracorrente do Festival de Veneza de 2003.
Direção: DANIEL ROSENFELD
Roteiro: DANIEL ROSENFELD, EUGENIA CAPIZZANO, EDGARDO COZARINSKY
Com: SIGOURNEY WEAVER, KATE MARA, AARON STANFORD, JOHN RITTER

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).