Folha Online Brasil Fóruns Globais
Fóruns Globais
24/01/2003

Fórum Econômico Mundial - O que é?

De 23 de janeiro a 28 de janeiro de 2003
Em Davos (Suíça)

O Fórum Econômico Mundial (FEM), que acontece em Davos (Suíça), é uma reunião anual com os líderes das principais economias mundiais. O evento conta também com a presença de empresários, ministros da Economia e presidentes de Banco Centrais, diretores do FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial e organismos internacionais.

O fórum foi criado em 1971 por Klaus Schwab, empresário suíço e professor da Universidade de Genebra. Com o tempo, transformou seus encontros anuais de janeiro, em Davos (Suíça), em ponto de encontro da elite mundial.

Comparece ao evento, geralmente, uma centena de altas autoridades governamentais, entre reis, presidentes, primeiros-ministros e ministros.

O objetivo do encontro é discutir as políticas econômicas que estão sendo adotadas no mundo e suas consequências. Ao longo dos anos o Fórum de Davos se tornou sinônimo do capitalismo e um local onde se discute os rumos da globalização e do neoliberalismo econômico.

O encontro deste ano será composto por debates de diversos assuntos. Entre os econômicos, destacam-se o impacto da globalização em mercados emergentes, a regulamentação dos mercados financeiros e as novas tecnologias.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).