Folha Online Inverno Online
08/07/2003

Combinação "queijo e vinho" pode ser nutritiva

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Por ser um derivado do leite, o queijo é uma boa fonte de proteína, cálcio, fósforo e vitamina D. Apresenta também em sua composição uma boa quantidade de gordura saturada, mas como essa gordura em excesso não é muito saudável, o ideal é consumir o leite e seus derivados na forma desnatada. Como o próprio nome diz, a diferença entre o leite integral e o desnatado é o teor de gordura e, consequentemente, o total de calorias. Uma grama de gordura tem 9 Kcal.

O leite mais usado é o de vaca, mas o leite de búfala e ovelha também são excelentes para a fabricação desses produtos.

Uma boa dica para avaliar o teor gordura dos queijos é observar a sua cor. Normalmente, quanto mais amarelo, maior é o teor de gordura. Mas toda regra tem sua exceção: a mussarela de búfala, apesar da coloração branca, tem alto teor de gordura.

Veja a lista a seguir e saiba mais sobre as calorias dos saborosos queijos:

Tipo de queijoQuantidadeCalorias
Camembert1 fatia (17 g)50 Kcal
Cheddar1 fatia (17 g)70 Kcal
Cottage1 colher de sopa (20 g)19 Kcal
Edam Holanda1 fatia (20 g)67 Kcal
Emmental1 fatia (20 g)62 Kcal
Gorgonzola1 fatia (20 g)96 Kcal
Gruyère1 fatia (20 g)84 Kcal
Minas Fresco1 fatia (20 g)46 Kcal
Mussarela de Búfala1 bola (20 g)57 Kcal
Prato1 fatia (20 g)78 Kcal
Requeijão1 colher de sobremesa (23 g)66 Kcal
Ricota1 fatia (20 g)28 Kcal

O vinho tinto é uma boa opção para acompanhar alguns tipos de queijo. E o melhor é que essa combinação pode ser saudável desde que os alimentos e a bebida sejas consumidos com moderação.

A uva e, consequentemente, o vinho tinto tem uma substância conhecida como polifenois, que exerce um fator de proteção para os doenças cardiovasculares.

Mas para ter saúde o importante é saborear os alimentos e principalmente as bebidas alcoólicas com moderação. Não esqueça!

Leia mais sobre nutrição em Equilíbrio Online

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).