Folha Online Inverno Online
26/06/2003

Campos do Jordão encanta pelo charme e glamour

da Folha Online

O estilo colonial das construções, visto nas casas e no comércio, o glamour que o frio proporciona à moda, a variada opção gastronômica e a intensa programação cultural transformam Campos do Jordão no ponto-de-encontro mais requisitado da temporada de inverno paulistana.

Campos do Jordão é um luxo só: pode ser traduzida numa vila "burguesa" que tenta esquecer suas favelas, mas não consegue escondê-las, já que elas fazem parte da paisagem de entrada da cidade. É uma cidade que troca a solidariedade pelo gasto excessivo, pela ostentação ao caro, e que faz todo mundo se sentir num pedacinho da Suíça.

De acordo com estimativas da prefeitura da cidade, um turista gasta R$ 100 por dia, em média, dando lucros para as empresas e para os hotéis, que já somam mais de cem estabelecimentos e não dão conta do público, que neste ano deve ser de 1,5 milhão.

Suas temperaturas, sempre na primeira casa decimal ou até abaixo dela, só decepcionam o turista que procura neve. O clima em Campos, mais ameno e típico de serra, promete, mas não cumpre. Há meteorologistas que afirmam que nunca vai nevar lá, outros, que discordam, aguardam um floquinho sequer há mais de 50 anos.

Chocolates, trutas, fondues, massas, hot drinks e até mesmo a boa amiga cervejinha ajudam a esquentar o corpo em Campos do Jordão, que reúne as melhores empresas, casas noturnas e restaurantes durante a temporada.

Um de seus méritos é o Festival de Inverno, promovido pelo governo do Estado. Neste ano, o festival traz um mix de atrações culturais que vão enriquecer ainda mais o já lotado calendário dos turistas com atrações ao ar livre e no auditório Claudio Santoro.

Como São Paulo se transfere para lá, não faltam congestionamentos e lugares superlotados para os que preferem reclamar. Mas não há nada como curtir o frio, principalmente a dois, ao lado de uma lareira ou até mesmo um aquecedor a gás, descansando e desintoxicando no clima da serra da Mantiqueira.

Para isso, Campos oferece passeios ecológicos, a cavalo, trilhas e paisagens dignas de um cenário inesquecível. A Pedra do Baú, por exemplo, é um dos pontos mais difíceis de chegar, mas também um dos mais prazerosos.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).