Folha Online Inverno Online
26/06/2003

Marca de Caxias do Sul é imigração

da Folha Online

Caxias do Sul é um município que cresceu, progrediu, virou cidade grande, mas morre de saudade dos tempos da ocupação por imigrantes italianos.

Localizada a 136 km de Porto Alegre, Caxias é a mais rica cidade da Serra Gaúcha -a segunda mais importante do Rio Grande do Sul.

Pelas ruas do município, que possui cerca de 370 mil habitantes, as marcas da colonização resistem à força da modernidade que edifica a infra-estrutura urbana, misturando edifícios e indústrias a cantinas e vinícolas artesanais.

Caxias também se divide para contar a sua origem, orgulho de qualquer habitante. Rota dos tropeiros no século 18, a história começa mesmo com a chegada dos italianos em 1875, que iniciaram o cultivo da uva e a produção de vinho na encosta da Serra, hoje metrópole industrial.

A geografia do território é bastante diversificada. Em um terço da área, predomina o cenário urbano, que ainda conserva um pouco da arquitetura colonial em casas de pedra e igrejas e esconde pequenas propriedades agrícolas, que produzem alguns dos melhores vinhos do país. O restante da paisagem é constituído por coxilhas e campos, onde imperam o chimarrão e o churrasco de vala -a metade gaúcha da alma da cidade.

Caxias do Sul tem ligações pavimentadas pelos quatro cantos, aeroporto, universidade e um pouco de natureza. É um bom destino para quem quer fugir da badalação das grandes capitais, mas não quer abrir mão do shopping center.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).