Folha Online Inverno Online
26/06/2003

Vilarejo de Monte Verde é a Suíça mineira

da Folha Online

Um pedacinho da Suíça no Estado de Minas Gerais. É assim que se apresenta a vila de Monte Verde, situada a 170 km de São Paulo, no sul de Minas.

Apesar de ainda não ter o status de cidade -Monte Verde é um distrito de Camanducaia, criado em 1950, hoje com 4.000 habitantes- cerca de 110 hotéis e pousadas e 40 restaurantes já dão estrutura turística à vila, que se tornou parada obrigatória para quem gosta de curtir a natureza e chega a receber entre 4.000 e 5.000 turistas na alta temporada (inverno).

A vila é cercada de montanhas por todos os lados, uma verdadeira ilha verde no meio dos mares de morros que caracterizam a geografia mineira. Os picos e cachoeiras são um excelente atrativo para os adeptos da aventura.

Por isso mesmo, um dos pontos fortes do turismo local é a prática esportiva. Não faltam as tradicionais trilhas para caminhada, mountain bike e cavalgada, mas também há espaço para o montanhismo, o rapel e o bóiacross (acquaride), que é mais comum no verão.

A gastronomia também é outro destaque. Monte Verde mescla a comida mineira tradicional aos cardápios internacionais, principalmente o alemão e o italiano. No centro da vila podem-se encontrar também chocolates caseiros, casas de chá, cafeterias e choperias.

O clima temperado, que permanece ameno durante todo o ano, favorece a flora local, que apresenta espécies de liquens, musgos e flores silvestres. Na primavera, principalmente em novembro, quando nascem espécies de Amaryllis, Mandevillas e orquídeas, a paisagem fica bem colorida.

O turismo e o comércio sustentam a economia da vila. Nesse ramo, o artesanato é o principal "ingrediente". O trabalho dos artesãos locais vai desde blusas de tricô feitas à mão, como as que são produzidas por cerca de 180 tricoteiras de Monte Verde e de Camanducaia e vendidas na Jô Malhas, a trabalhos menores mas também muito delicados, como bonecos feitos de material solda, do dentista Jaime Pina da Silveira, que fez do seu hobby uma fonte de renda, ou as jóias artesanais de Raphael Comenale, que produz peças em ouro e pedras semipreciosas.

Monte Verde possui um aeroporto, considerado um dos mais altos do país (a 1.600 m de altitude), que é próprio para pouso de pequenos aviões. Do mirante do aeroporto pode-se enxergar toda a extensão da vila, cercada de muita vegetação, que cobre as montanhas, chamadas Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e Pico do Selado, este um dos pontos mais altos da serra da Mantiqueira, com 2.083 m.

Mesmo para quem não tem pique suficiente para fazer escalada, vale a pena ir de carro até o mirante e ter um tempinho para apreciar a vista. Lá também pode-se alugar aviões pequenos para vôos panorâmicos. Os vôos podem ser feitos por toda a cidade e até mesmo incluir as redondezas, chegando à cachoeira dos Pretos, na cidade vizinha de Joanópolis, ou a Campos do Jordão, que fica a 50 km por via aérea e pouco mais de 100 km por via terrestre.

Mas um detalhe não deve ser esquecido: apesar de estar bem próxima a Campos do Jordão e de fisicamente se assemelhar à cidade serrana paulista, já que as duas áreas são cercadas pela serra da Mantiqueira, não se pode ir a Monte Verde à procura de agitação noturna, como em Campos, que oferece extensa programação cultural.

À noite, exceto pelo circuito gastronômico e por raros eventos musicais, que acontecem sazonalmente, especialmente em julho ou dezembro, o silêncio, a tranquilidade e a beleza natural são a companhia mais agradável.

Outro problema é a falta de infra-estrutura básica do distrito. Há apenas um ambulatório, construído em 2002 com dinheiro de doações recebidas pela ABMV (Associação Beneficente Monte Verde) e que desde 1990 promove eventos para arrecadar dinheiro, destinado a benfeitorias. A próxima meta é o hospital.

O distrito, apesar de ser o braço turístico da cidade de Camanducaia, não tem um órgão especializado como uma Secretaria de Turismo. Todas as informações e organizações de eventos passam pelo Portal de Monte Verde, ligado à associação comercial.


Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).