Folha Online Inverno Online
08/07/2003

Fontes radioativas conferem fama a Serra Negra

da Folha Online

Em Serra Negra, estância hidromineral distante 152 km de São Paulo, as fontes oligominerais radioativas são destaque. A principal delas é a Fonte São Luiz. No Balneário Municipal, apesar de não dispor de águas terapêuticas, o turista pode tomar banhos, duchas, usar a sauna e fazer massagem.

A qualidade terapêutica das águas de Serra Negra foi descoberta na década de 20. Ao saber das águas minerais, da qualidade do clima e de vida na cidade, o então presidente da República Washington Luís apelidou o município de Cidade da Saúde.

As águas começaram a ser exploradas comercialmente e, em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de Estância Hidromineral e Climática por meio de um decreto governamental.

Como não poderia deixar de ser, Serra Negra também tem um miniférico. O passeio começa na praça do Sesquicentenário e termina no Pico do Fonseca (com 1.300m de altitude), onde há um Cristo Redentor. Inaugurada em 1952, a estátua tem 18 metros de altura.

Para aqueles que preferem fazer compras, o centro da cidade conta com uma infinidade de lojas de malhas.


Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).