Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

Glossário

A B C D E F G H I J L N O P R T V Z

A

ABERTURA - Festa realizada no primeiro dia de competição. Em Santo Domingo, o Comitê Organizador limitou em 3.500 o número de pessoas que ocuparão o campo do estádio Olímpico, onde será realizada a inauguração dos Jogos. Durante a cerimônia de abertura, haverá um espetáculo artístico de mais de duas horas.

ANABOLIZANTES - Os esteróides anabolizantes são a forma de doping mais falada no esporte desde a década de 50. Anabolizantes sintéticos, como também são chamados, são hormônios que têm ação marcante sobre o tecido muscular e sobre o metabolismo do corpo. Simulam algumas das funções da testosterona, o hormônio masculino natural do corpo. São usados principalmente no atletismo e no halterofilismo, por atletas que almejam um corpo mais atlético que o proporcionado pelo exercício físico. Promovem aumento da musculatura lisa, força e resistência e são detectáveis na urina por até 12 semanas.

ARCO E FLECHA - Incluído no programa do Pan em San Juan-1979, o arco e flecha conta com disputa individual e por equipes. A modalidade é disputada na distância de 70 m do alvo, que tem 1,22 m de diâmetro com dez círculos concêntricos. O atleta soma dez pontos quando acerta no círculo central, na "mosca". Nos seguintes, o esportista perde um ponto a cada círculo que se distancia do ponto central.

ATLETISMO - Modalidade mais tradicional do esporte mundial, o atletismo faz parte do programa do Pan desde a primeira edição dos Jogos, em 1951, em Buenos Aires, e é um dos três que sempre garantiu medalha ao Brasil na competição. Entre 1951 e 1999, o país faturou 97 medalhas (32 de ouro, 29 de prata e 36 de bronze).

B

BADMINTON - Jogo de peteca que tem seus primeiros registros no século 16. O badminton, que em 1992 virou esporte olímpico e é dominado pelos países asiáticos (destaque para China e Indonésia), começou a ser praticado de forma competitiva no Brasil em 1984, mas o país ainda não conquistou nenhuma medalha em Pan.

BASQUETE - Esporte inventado pelo professor James Naismith em 1891, em Massachusetts (EUA), o basquete faz parte do programa do Pan desde a primeira edição, sendo o esporte coletivo em que o Brasil tem o melhor desempenho: conquistou ao menos uma medalha em cada uma das 13 edições realizadas.

BEISEBOL - O esporte, cujas regras foram definidas em 1845, tem nos países das Américas as principais forças. Devido à potência de rivais como Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, os brasileiros nunca subiram ao pódio no beisebol, modalidade que faz parte do Pan desde a primeira edição.

BOLICHE - A modalidade faz parte do Pan desde a edição de Havana-1991, e o Brasil jamais conquistou uma medalha. Em Santo Domingo, quatro brasileiros (dois homens e duas mulheres) tentam quebrar o tabu. Entre eles, está o mineiro Walter Assis Costa, recordista de títulos brasileiros e que esteve na Olimpíada de Seul-88, quando o boliche foi disputado como esporte de demonstração.

BOXE - É outra modalidade que o Brasil jamais ficou de fora do pódio. No entanto o boxe nacional tenta quebrar na capital dominicana um tabu de 40 anos sem ganhar uma medalha de ouro. Nem mesmo o baiano Acelino Freitas, o Popó, campeão mundial dos superpenas, conseguiu encerrar o jejum. Em Mar del Plata-95, Popó foi prata.

C

CANOAGEM - Esporte disputado nas modalidades slalom (em corredeiras) e velocidade (águas calmas). São usados dois tipos de barcos: caiaque e canoa. A canoagem entrou no programa do Pan em 1967, em Winnipeg. O Brasil só subiu ao pódio pela primeira vez em 1995, em Mar del Plata, repetindo o êxito em 1999, ambas às vezes graças ao argentino naturalizado Sebastián Cuattrin.

CARATÊ - Esporte de combate, assim como o judô e o taekwondo, o caratê fez sua estréia no Pan de 1995. Uma das forças das Américas, o Brasil faturou 13 medalhas nas duas edições em que a modalidade esteve presente. Foram cinco (uma de ouro, três prata e uma de bronze) em Mar del Plata e oito (uma de ouro, quatro de prata e três de bronze) em Winnipeg-99.

CICLISMO - É disputado em três categorias: mountain bike, estrada e pista. O Brasil ganhou medalha na modalidade nas últimas cinco edições dos Jogos. O único ouro remonta aos Jogos de Chicago-1959, quando Anésio Argentão levou venceu nos 1.000 m contra o relógio. Em Santo Domingo, Janildes Fernandes é a principal esperança para quebrar o jejum.

CIDADE-SEDE - O local que abriga os Jogos Pan-Americanos é escolhido com cinco anos de antecedência durante a Assembléia da Odepa. Os 42 países membros têm direito a voto, mas os que já abrigaram a competição têm direito a dois votos. Os Jogos de 2007 estão programados para o Rio (venceu a norte-americana Santo Antonio na eleição realizada no ano passado). Santo Domingo foi eleita em 1998, quando superou Medellín (COL) e Guadalajara (MEX).

COB - Sigla do Comitê Olímpico Brasileiro, a representação nacional do COI (Comitê Olímpico Internacional). O COB foi criado em junho de 1914, no Rio, para cuidar da primeira participação do país em Olimpíadas, seria a de Berlim-1916, se as competições não tivessem sido canceladas por causa da Primeira Guerra Mundial. O COB, então, deixou de existir, para ser reinaugurado em 1935, um ano antes de a Olimpíada na cidade alemã ser realizada de fato. A entidade também passou a ser responsável pelo envio dos atletas aos Jogos Pan-Americanos, após a criação da competição, em 1951.

COPAN - Sigla do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. O orgão é responsável pela organização da competição e tem que prestar conta à ODEPA sobre o andamento das obras, para que os prazos sejam cumpridos e tudo esteja pronto para a realização dos Jogos. O Comitê de Santo Domingo foi muito criticado devido aos seguidos atrasos, que chegaram a preocupar a ODEPA quanto a realização do Pan.

D

DELEGAÇÃO - Grupo de atletas enviado por cada país. A primeira edição do Pan, em 1951, em Buenos Aires (Argentina), contou com a participação de 2.513 atletas de 21 países. Em Santo Domingo, na República Dominicana, cerca de 5 mil atletas, representando os 42 membros da ODEPA. O Brasil levará a capital dominicana sua maior delegação da história, com 479 atletas (290 homens e 189 mulheres).

E

ESGRIMA - Surgida no Oriente há aproximadamente 4.000 anos, a esgrima só virou esporte de competição em 1874 e é uma das modalidades que faz parte do Pan desde o início. A esgrima conta com provas em três armas (florete, espada e sabre). Em Santo Domingo, o Brasil tenta pôr fim ao jejum de 28 anos sem ganhar uma medalha.

ESQUI AQUÁTICO - Na capital dominicana, serão disputadas três modalidades: slalon, saltos e acrobacias. O Brasil, que estará representado por quatro atletas, busca o primeiro pódio na modalidade, que estreou nos Jogos de Mar del Plata-1995. Estados Unidos, país onde o esqui aquático surgiu, e Canadá são as principais forças.

F

FUTEBOL - O esporte mais popular do planeta não verá os principais astros em campos dominicanos. O Brasil, que não ganha o ouro desde Indianápolis-1987, estará representado pela equipe sub-20. A seleção feminina contará com algumas das principais estrelas para tentar a primeira medalha na competição.

G

GINÁSTICA - Dividida em duas modalidades (artística e rítmica), a ginástica é praticada desde a Antigüidade, mas sua concepção moderna foi desenvolvida pelo professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, no século 18. Em Santo Domingo, o Brasil contará com a equipe mais forte de sua história na ginástica artística e deve superar o desempenho de Havana-1991, quando ganhou dois ouros com Luísa Parente.

H

HANDEBOL - De origem discutível, com sua paternidade mais para o lado dos alemães, o handebol foi incluído no programa apenas em Indianápolis-1987. O Brasil esteve sempre no pódio. Na estréia da modalidade, em 1987, foram dois bronzes. O melhor desempenho foi em Winnipeg-1999, quando faturou ouro (mulheres) e prata (homens).

HIPISMO - A equipe brasileira estará desfalcada de seu principal cavaleiro, Rodrigo Pessoa, e terá dificuldades para manter o título na prova de saltos por equipe. Além da categoria mais conhecida, o hipismo, que é disputado desde a primeiro edição dos Jogos, conta ainda com as provas de adestramento e concurso completo.

HÓQUEI - O Pan conta com a disputa do tradicional hóquei sobre a grama e também sobre o patins. O Brasil não estará representado no primeiro. No último Pan, os brasileiros ganharam bronze sobre o patins.

I

IATISMO - As competições de vela ficaram de fora do programa do Pan apenas em 1955, na Cidade do México. O Brasil tem grande tradição na modalidade, sendo a segunda que mais medalhas de ouro trouxe ao país. Foram 21, além de 19 de prata e 12 de bronze, atrás só do atletismo, que soma um recorde de 32 ouros até 2003.

J

JUDÔ - Criado pelo japonês Jigoro Kano em 1882, o judô foi o primeiro esporte de combate a entrar no programa do Pan --a modalidade estreou nos Jogos de São Paulo-1963. O Brasil tem grande tradição, sendo este o quarto esporte que mais medalhas garantiu ao país na história: 75 (16 de ouro, 22 de prata e 37 de bronze).

L

LEVANTAMENTO DE PESO - Esporte tradicional que faz parte do programa pan-americano desde a primeira edição, o levantamento de peso é pouco difundido entre os brasileiros. O país jamais ganhou um ouro na modalidade e nem mesmo figurou no pódio no último Pan. Em Santo Domingo, o Brasil levará quatro atletas, todos da cidade mineira de Viçosa.

LUTA OLÍMPICA - Dividida em livre e greco-romana, a luta está presente desde o primeiro Pan. No entanto, nas primeiras edições, apenas o estilo livre era disputado. A luta greco-romana fez sua estréia apenas nos Jogos da Cidade do México-1975. O Brasil soma apenas dois pódios --uma prata em 1951 e outra em 87.

N

NADO SINCRONIZADO - É um dos poucos esportes restrito apenas a mulheres. É dividido em competição de solo, dueto e por equipes. O nado sincronizado foi disputado pela primeira vez em 1955. O Brasil soma dois bronzes na modalidade, um em 1963, quando São Paulo abrigou os Jogos, e o outro em 1999, em Winnipeg.

NATAÇÃO - Contará com 16 provas, tanto para os homens como para as mulheres, assim como na Olimpíada. Mesmo sem a elite dos EUA, a natação brasileira deve encontrar dificuldade para repetir o sucesso do último Pan, quando somou 15 medalhas (sete de ouro, três pratas e cinco de bronze).

O

ODEPA - Sigla da Organização Desportiva Pan-Americana, entidade responsável pela realização da competição continental. A ODEPA foi fundada em 8 de agosto de 1948 e conta com 42 países membros, das Américas do Sul, Norte e Central e do Caribe. A sede da entidade fica na Cidade do México e é presidida pelo mexicano Mario Vásquez Raña.

P

PATINAÇÃO - Terá a disputa de duas modalidades: velocidade e artística. O Brasil levará atletas apenas para a segunda. Em Winnipeg-99, os brasileiros ganharam três medalhas de bronze nessa modalidade. A competição na cidade canadense foi dominada pela Argentina e pelos EUA.

PELOTA BASCA - Outro esporte em que o Brasil não levará atletas. Muito popular na Argentina, a pelota basca estreou em Mar del Plata-95, mas acabou ficando de fora da edição seguinte, em Winnipeg. Em Santo Domingo, a competição terá a disputa de cinco modalidades para os homens e apenas uma para as mulheres.

PENTATLO MODERNO - Reúne provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Ficou de fora dos Jogos apenas em 1955. O Brasil conseguiu seu melhor desempenho na edição inaugural do Pan, quando ganhou um ouro e duas pratas. Desde 1963, quando conquistou uma prata, sempre coloca um atleta no pódio.

PÓLO AQUÁTICO - Espécie de handebol jogado na piscina, a modalidade é disputada desde o início do Pan. O Brasil conquistou um único ouro na história do pólo aquático, em 1963, quando os Jogos aconteceram em São Paulo. No último Pan, o país foi bronze com a equipe feminina. O masculino subiu ao pódio pela última vez em 1995, quando foi prata.

R

RAQUETEBOL - Modalidade que surgiu nos anos 20 nos EUA, o raquetebol, que possui semelhanças com o squash na forma de jogar, entrou no programa do Pan em 1995, em Mar del Plata. Em Santo Domingo, serão disputadas as competições de simples e de duplas, para ambos os sexos. O Brasil não terá representantes.

RECORDE - É a mais alta marca alcançada por um atleta em dado esporte, sob as mesmas condições. Há o recorde mundial, o dos Jogos Pan-Americano, o dos Jogos Olímpicos etc. Um nova marca no Pan só pode ser superada no âmbito da própria competição. Uma das mais antigas foi estipulada pelo brasileiro João do Pulo --no Pan da Cidade do México-75, ele marcou 17,89 m no salto triplo.

REMO - Disputado em raias de 2.000 m, o remo é dividido em várias categorias. Em Santo Domingo, serão dez para os homens e cinco para as mulheres. O Brasil não ganha um ouro no remo desde Indianápolis-1987. Na história, os brasileiros ficaram de fora do pódio na modalidade em apenas dois Jogos: México-55 e Winnipeg-67.

RIVALIDADE - Estados Unidos e Cuba travam a maior rivalidade esportiva do Pan. Apesar de a equipe norte-americana não participar com força máxima, há sempre grande disputa com a ilha pela supremacia dos Jogos. No âmbito sul-americano, a principal rivalidade envolve brasileiros e argentinos, que costumam "brigar" pelo quarto lugar no quadro de medalhas.

S

SALTOS ORNAMENTAIS - Disputado desde 1951, a modalidade terá a disputa de quatro provas (plataforma, trampolim, trampolim sincronizado e plataforma sincronizada) tanto para homens como para mulheres. O Brasil estará representado por cinco atletas e tentará em Santo Domingo o primeiro pódio da história nos saltos ornamentais.

SOFTBOL - Inventado em Chicago em 1887 e praticado principalmente por mulheres, o esporte é uma variação do beisebol e faz parte do programa do Pan desde 1979. Ao contrário dos Jogos Olímpicos, o Pan também conta com a disputa no masculino. O Brasil não participará da competição da modalidade.

SQUASH - Esporte de raquete que surgiu na Inglaterra no século 19. É jogado numa sala fechada, onde as paredes também fazem parte da quadra. A bola sempre precisa tocar na parede frontal antes de atingir o chão e só pode quicar uma vez na volta. O squash foi incluído no programa em Mar del Plata-95. O Brasil ganhou sete medalhas, sendo quatro de bronze em 1995 e uma de prata e uma de bronze em 1999.

T

TAEKWONDO - Luta coreana que envolve pés e mãos e tem dois séculos de idade, o taekwondo estreou no Pan em 1987, em Indianápolis. O Brasil alcançou seu melhor desempenho na modalidade nos Jogos de Havana-1991, quando somou um ouro, uma prata e um bronze. Em 1999, os brasileiros terminaram a competição sem medalhas.

TÊNIS - A modalidade esteve presente no primeiro Pan, em 1951, mas depois foi retirada do programa e só voltou em 1975. Desprezada pela elite do esporte, a competição reúne jogadores pouco conhecidos ou em final de carreira. Em Santo Domingo, o Brasil terá como destaque Fernando Meligeni, que disputará sua última competição.

TÊNIS DE MESA - Esporte inventado como lazer no século passado, o tênis de mesa passou a valer medalha no Pan de Caracas-1983. O Brasil dominou a modalidade até 1995, quando somou nove ouros, quatro pratas e seis bronzes. No último Pan, os brasileiros não repetiram o sucesso e somaram apenas dois bronzes.

TIRO - Disputado desde a primeira edição dos Jogos, o tiro contará com 17 provas em Santo Domingo. O Brasil não ganha um ouro na modalidade há 28 anos. O último veio no Pan de 1975, quando Athos Pisoni foi ouro no skeet. Além dele, Bertino Alves de Souza, campeão na pistola livre em 1971, é o único outro brasileiro que conseguiu o ouro.

TRIATLO - Competição que compreende três eventos esportivos: natação (1,5 km), ciclismo (40 km) e corrida (10 km). O triatlo estreou no Pan de 1995, e o gaúcho Leandro Macedo levou ouro. Em 1999, Carla Moreno foi prata. Os dois também estarão em Santo Domingo, ao lado de outros quatro brasileiros.

V

VILA PAN-AMERICANA - Chamada também de Vila dos Atletas, é o alojamento construído ou adaptado para abrigar competidores, treinadores, médicos, dirigentes, imprensa, e trabalhadores da organização dos Jogos. A Vila Pan-Americana de Santo Domingo-2003 reúne um complexo formado por 120 edifícios (720 apartamentos), ginásio de musculação, cinema, discoteca e sala de jogos.

VÔLEI - Em Santo Domingo, será a segunda vez que o vôlei de praia fará parte dos Jogos. A modalidade fez sua estréia em Winnipeg-1999, e o Brasil somou um ouro e uma prata. O tradicional vôlei de quadra é disputado desde 1955. Na capital dominicana, o Brasil levará a força máxima para o torneio masculino, com os campeões da Liga Mundial-2003 e do Campeonato Mundial-2002, para tentar quebrar um tabu de 20 anos. No feminino, o país é o atual campeão, mas vai levar um time B para a República Dominicana.

VOLUNTÁRIOS - Pessoas que prestam serviços gerais durante a competição, desde informações ao público até ajuda médica especializada (sem remuneração). O número de voluntários que participarão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo foi fixado pelo Comitê Organizador em 7.000, bem abaixo da projeção original que previa a participação de 20 mil.

Z

ZEBRA - Vitória ou resultado inesperado de um atleta ou uma equipe. Como muitos esportes são decididos num único dia, como o judô, o triatlo e o tiro, as medalhas premiam quem estiver mais bem preparado no exato dia da competição, proporcionando muitas zebras.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).