Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

Sede

Santo Domingo é a terceira cidade do Caribe a receber o Pan --as outras foram San Juan (PUR), em 1979, e Havana (CUB), em 1991. A capital dominicana vai receber durante 17 dias mais de cinco mil atletas dos 42 países membros da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

Eleita como sede dos Jogos em dezembro de 1998, a República Dominicana é um dos países mais pobres das Américas. No ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU, divuldado em 2003, o país caribenho apareceu apenas na 94ª posição --o Brasil é o 65º.

Sem dinheiro, o Comitê Organizador de Santo Domingo enfrentou diversos problemas e conseguiu finalizar as últimas instalações apenas em cima hora. Além disso, a capital dominicana pode ter um colapso nos sistemas de energia e de transporte durante o Pan.

Outro problema que assusta os participantes é a segurança. Para amenizar a situação, os organizadores destacaram cerca de 7.000 oficiais só para tomar conta da Vila e dos locais dos eventos. No entanto, nas ruas da cidade, o policiamento ficará reduzido, prejudicando a população.

Localizada às margens do rio Ozama, Santo Domingo foi a primeira cidade fundada nas Américas --em 1496 por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, o descobridor do continente. A cidade tem atualmente entre 2,5 milhões e 3 milhões de habitantes.

LOCAIS DE COMPETIÇÕES

Complexo Olímpico Juan Pablo Duarte
Foi construído na década de 70, no governo de Joaquín Balaguer, e serviu de sede nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe de 1974. Remodelado para o Pan-2003, o Complexo Olímpico conta com diversas instalações, onde serão disputadas as competições de atletismo, beisebol, basquete, caratê, ciclismo, esgrima, futebol, judô, saltos ornamentais, luta olímpica, nado sincronizado, natação, pelota basca, pólo aquático, softbol, taekwondo e vôlei.
Complexo Esportivo Parque Mirador del Este
Na foto ao lado, o ginásio de handebol, uma das instalações que está localizada no Parque Mirador del Este. É o segundo centro esportivo mais importante dos Jogos de Santo Domingo --apenas o Complexo Juan Pablo Duarte vai receber mais disputas. No Parque del Este, além do handebol, serão disputadas as competições de arco e flecha, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, hóquei na grama, levantamento de peso, tênis, tênis de mesa.
Coliseo de Boxe Carlos Teo Cruz
Está localizado ao lado do estádio de beisebol Quisqueya e tem capacidade para 7.500 pessoas. Vai receber apenas os combates do boxe, modalidade que os anfitriões têm tradição em Pan. Das 80 medalhas que ganharam até Winnipeg-1999, 20 delas foram no boxe. O coliseo, no entanto, deve ver nova supremacia cubana, que ganhou nove das 12 categorias em Winnipeg. Em Santo Domingo, Cuba, deve atingir a marca de cem pódios no boxe.

Boca Chica (Clube Náutico) Vela
Campo de Tiro Higuero Tiro
Centro Equestre Hipismo
Clube Mauricio Baéz Hóquei sobre patins, patinação artística e velocidade
Estádio Quisqueya Beisebol
Feria Ganadera Vôlei de praia
Ginásio Body Shop Squash
Montanhas de Jarabacoa Mountain bike
Represa del Rincón Canoagem e remo
Rio Isabela Esqui aquático
Sans Souci Triatlo
Sebelén Bowling Center Boliche
Universidade Autônoma Badminton

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).