Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Mostra BR de Cinema 14/10/2003

Sinopses

A ALMA DE UM HOMEM

(The Blues: The Soul Of A Man)

Documentário que integra uma série de sete filmes sobre o blues, produzida por Martin Scorsese. Wim Wenders conta a história de três "bluesmen" marcantes: Blind Willie Johnson (1902-1947), Skip James (1902-1969) e J.B. Lenoir (1929-1967). O filme alterna imagens de arquivo de standards originais com reinterpretações a cargo de Nick Cave, Los Lobos, Cream, Lucinda Williams, Lou Reed e Marc Ribot, entre outros.

País: Alemanha, Estados Unidos, 2003
Diretor: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders
Fotografia: Lisa Rinzler
Produção: Alex Gibney
Elenco: Keith B. Brow, Chris Thomas King

A BACIA DE JOHN WAYNE

Dois atores que representam os papéis de Deus e Lúcifer na peça "Inferno", do dramaturgo sueco August Strindberg, acabam competindo na vida real também. João de Deus, o diretor, encontra Henrique, um sósia do ator que encarnou o personagem de Deus, dormindo num bote que faz parte dos cenários. Ele tem obsessão por John Wayne e sua maneira de andar. João e Henrique travam uma batalha filosófica e espiritual e encontram um autor chamado Deus, que planeja uma outra peça.

País: Portugal, França, 1997
Diretor: João César Monteiro
Roteiro: João César Monteiro, António Esquimó, André Breton, Teixeira de Pascoaes, Pier Paolo Pasolini, August Strindberg
Produção: João Fonseca
Elenco: Hugues Quester, Pierre Clémenti, Joana Azevedo, Jean Watan, João César Monteiro

A BORBOLETA PÚRPURA

(Zi Hudie)

Na Manchúria chinesa, em 1928, durante a ocupação japonesa, Itami, um jovem japonês, apaixona-se por Cynthia, uma bela chinesa. Mas a felicidade de ambos dura pouco pois o exército o convoca para o serviço militar. Na despedida dele na estação de trem, Cynthia vê o assassino do irmão, um soldado japonês de extrema direita das forças de ocupação. Três anos depois, Xangai é uma cidade tensa, onde prevalece a violência e o caos. Cynthia trabalha para a "borboleta púrpura", um grupo de resistência que planeja matar Yamamoto, o chefe do serviço secreto japonês. Itami, o antigo namorado, também está em Xangai como agente secreto, reportando diretamente a Yamamoto. Enquanto isso, Szeto, um jovem chinês, vai buscar a noiva na estação de trem, é confundido como um dos membros da 'borboleta púrpura'. Os japoneses tentam matá-lo, mas é a noiva quem morre. Szeto acaba fugindo com o pessoal da 'borboleta', que acredita ser ele um assassino de aluguel. Apenas Cynthia, que agora se chama Ding Hui, sabe a verdade.

País: China/ França, 2003
Direção: Lou Ye
Roteiro: Lou Ye
Fotografia: Yu Wang
Produção: Ye Lou, Wei Wang, Zhu Yongde
Elenco: Zhang Ziyi, Nakamura Tooru, Liu Ye, Feng Yuanzheng, Li Bingbi

A CAPTURA DOS FRIEDMANS

(Capturing The Friedmans)

Reconstrução do caso de Arnold Friedman, um professor de computação de uma respeitada família judaica de Nova Jersey que suicidou-se na prisão, a partir de imagens de noticiários de televisão, vídeos caseiros e depoimentos de familiares, policiais, vítimas e funcionários do Poder Judiciário. Friedman dava aulas para crianças e em 1987 foi acusado de envolvimento com pornografia infantil, pedofilia e corrupção de menores. Seu filho mais novo, Jesse que tinha 18 anos na época, também foi preso como cúmplice. Várias versões diferentes dos fatos aparecem no filme, que foi escolhido como o melhor documentário no Festival de Sundance.

País: Estados Unidos, 2003
Direção: Andrew Jarecki
Fotografia: Adolfo Doring
Produção: Andrew Jarecki, Marc Smerling
Elenco: Arnold Friedman, Elaine Friedman, David Friedman, Seth Friedman, Jesse Friedman, Howard Friedman, John McDermott

A CASA DO MISTÉRIO 1

(La Maison du Mystère)

Seriado policial clássico do cinema mudo dividido em dez episódios, que contam uma história ao longo de 20 anos. Nessa sessão serão exibidos os episódios de um a três: "O Amigo Traidor", "O Segredo do Lago" e "A Ambição a Serviço do Ódio".

País: França, 1923
Diretor: Alexandre Volkoff
Elenco: Ivan Mozzhukhin, Charles Vanel e outros.

A CASA DO MISTÉRIO 2

(La Maison du Mystère)

Nessa sessão serão exibidos os episódios de quatro a sete: "O Veredito Implacável", "A Ponte Viva", "A Voz do Sangue" e "Os Caprichos do Destino".

País: França, 1923
Diretor: Alexandre Volkoff
Elenco: Ivan Mozzhukhin, Charles Vanel e outros.

A CASA DO MISTÉRIO 3

(La Maison du Mystère)

Nessa sessão serão exibidos os episódios de oito a dez: "Sem Saída", "As Angústias de Corradin" e "O Triunfo do Amor".

País: França, 1923
Diretor: Alexandre Volkoff
Elenco: Ivan Mozzhukhin, Charles Vanel e outros.

A COISA PÚBLICA

(La Chose Publique)

Philippe Roberts, um jovem diretor recebe a encomenda para fazer um filme dentro da série "Masculino-Feminino", que discute a igualdade os sexos.O diretor hesita entre dois roteiros: uma ficção que trata do tema em meio aos debates de uma campanha eleitoral, e um semi-documentário sobre um salão de cabeleireiro unissex em Montauban. Seu trabalho é bruscamente interrompido pela mulher, que anuncia que está tendo um caso com outro homem. Ele abandona o projeto e decide filmar a própria vida, misturando-a com pedaços de histórias que havia deixado de lado.

País: França, 2003
Diretor: Mathieu Amalric
Roteiro: Mathieu Amalric, Marcello Novais Teles, Christine Dory
Fotografia: Isabelle Razavet
Produção: Les Films du Poisson (Laetitia Gonzalez)
Elenco: Jean-Quentin Chatelain, Anne Alvaro, Michèle Laroque, Bernard Menez

A COLHEITA DAS OLIVAS

(Mousem Al Zaytoun)

Mazen acaba de ser libertado da prisão. Ele foi preso por ter posto fogo em um assentamento israelense que, se tivesse sido concluído, teria destruído sua vila de plantadores de oliveira. O irmão mais novo, Taher, está apaixonado pela bela Raeda, mas essa paixão é mantida em segredo porque, por tradição, o irmão mais velho deve se casar primeiro. Além disso, o pai dos dois, Muhamad, está doente. Ele quer homenagear Mazen, pois estima que o filho praticou um ato heróico, e inicia os preparativos para o casamento dele com Raeda. A jovem, enquanto isso, está dividida entre o amor e o respeito às tradições. O filme recebeu uma menção honrosa no Festival de São Francisco.

País: Palestina/ Estados Unidos, 2003
Direção: Hanna Elias
Roteiro: Hanna Elias
Fotografia: Ofer Harari
Produção: Kamran Elahian
Elenco: Muhamad Bacri, Raeda Adon, Taher Najeb, Mazen Saade

A COMÉDIA DE DEUS

João de Deus (Monteiro) trabalha na sorveteria de uma ex-prostituta e busca atingir o paraíso por meio da higiene. Ao mesmo tempo, coleciona pêlos pubianos femininos e se envolve com a filha menor de seu vizinho.

País: Dinamarca/França/Itália/Portugal, 1995
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Cláudia Teixeira e Manuela de Freitas

A CRUZ DO SUL

(La Cruz Del Sur)

Javier, viciado em crack, e sua namorada Nora foram contratados para transportar um carregamento de cocaína em uma ambulância. Com a ajuda de Wendy, o irmão travesti de Javier, eles roubam parte da carga e fogem para o Paraguai. Atormentados pela solidão, indiferença e a falta de comunicação, Nora, Javier e Wendy tornam-se três jovens sem futuro e sem saída diante da corrupção em que estão envolvidos.

País: Argentina
Direção: Pablo Reyero
Fotografia: Marcelo Iaccarino e Mariano Cúneo
Produção: Ocáno Films (Pablo Reyero) e F for film (Margarita Seguy)
Elenco: Letizia Lestido, Luciano Suardi, Humberto Tortonese, Mário Paolucci, Silvia Bayle

A ESTRADA PARA MEMPHIS

A história e as características da música de uma das maiores legendas do blues, o guitarrista B.B. King. Richard Pearce homenageia também a cidade natal do bluesman, Memphis, berço de um dos estilos mais importantes do gênero. Além de B. B. King, o filme traz performances originais de Bobby Rush, Little Milton, Rosco Gordon, Ike Turner, e imagens de arquivo de Howlin' Wolf, Fats Domino, Little Richard, Rufus Thomas e The Coasters.

País: Estados Unidos, 2002
Direção: Richard Pearce
Roteiro: Robert Gordon
Fotografia: Richard Pearce
Produção: Robert Kenner
Elenco: B. B. King, Bobby Rush, Rosco Gordon e Ike Turner

À FLOR DO MAR

(À Flor do Mar)

Um ano depois da morte do marido, viúva volta para sua casa à beira-mar com as filhas e os tios. No mesmo dia, um líder palestino é assassinado.

País: Portugal, 1986
Diretor: João César Monteiro
Elenco: Laura Morante, Philip Spinelli e Manuela de Freitas

À FRANCESA

(Le Divorce)

Comédia de costumes sobre duas irmãs americanas em Paris. Isabel Walker, uma típica jovem da Califórnia, chega à Cidade Luz para visitar a irmã grávida, Roxy, que acaba de pedir divórcio do marido. Enquanto isso, apaixona-se por um diplomata francês casado, tio do ex-marido da irmã, e se torna sua amante. O irreprimível idealismo americano das irmãs Walker choca-se com a sofisticação e o racionalismo da família Persand quando, na partilha dos bens, uma pintura valiosíssima acaba ficando para Roxy. Baseado no best-seller homônimo de Diane Johnson, o filme explora a diferença de culturas entre os dois países em relação a moral, sexo, comida, roupas e estilo de vida. Le Divorce é a 33ª produção do diretor James Ivory com o produtor Ismail Merchant, uma rara incursão da dupla na época contemporânea. É a décima obra em colaboração com a roteirista Ruth Prawer Jhabvala. Juntos, os três fizeram Uma Janela para o Amor (1986), Maurice (1987), Retorno a Howards End (1992) e Vestígios do Dia (1993).

País: Estados Unidos/ França, 2002
Direção: James Ivory
Roteiro: Ruth Prawer Jhavbala, James Ivory
Fotografia: Pierre Lhomme
Produção: Ismail Merchant, Michael Schiffer
Elenco: Naomi Watts, Kate Hudson, Glenn Close, Leslie Caron, Stokcard Channing, Stephen Fry, Matthew Modine, Melvil Poupaud

A HISTÓRIA DE MARIE ET JULIEN

(Histoire De Marie Et Julien)

Julien tem 40 anos, mora numa casa que já teve dias melhores e tem pulsões autodestrutivas. Leva uma vida sem objetivos, consertando velhos relógios de todos os tipos e tamanhos. Numa visita a uma cliente, acaba descobrindo um segredo que o leva a chantagear a rica e alegre Madame X. Ela é traficante de antiguidades. A cada encontro para negociar o pagamento, o preço aumenta por causa da resistência dela em pagar, mas Julien não é capaz de imaginar a revanche que Madame X prepara. Ao mesmo tempo, ele tenta reviver seu relacionamento com a bela e sensual Marie, a mulher de seus sonhos, que reencontra alguns anos depois. Mas os dois já não são como antes. Apesar de estar apaixonada por Julien, Marie não consegue retribuir o seu amor. Os dois vão viver juntos e o independente Julien se vê lidando com duas mulheres: consegue controlar a vida de uma e é dominado pela outra.

País: França, 2003
Direção: Jacques Rivette
Roteiro: Pascal Bonitzer
Fotografia: William Lubtchansky
Produção: Martine Marignac, Maurice Tinchant
Elenco: Emmanuelle Béart, Jerzy Radziwilowicz, Anne Brochet, Nicole Garcia

A JANELA DA FRENTE

(La Finestre Di Fronti)

Giovanna carrega praticamente sozinha o peso da responsabilidade com a família, pois Filippo, o marido com que é casada há nove anos, não dura em nenhum emprego. Ela divide seu tempo entre o trabalho numa fábrica de embalar frangos, os cuidados com os dois filhos e os bolos que vende para o café do bairro. A pressão sobre ela aumenta quando o marido, num arroubo de bondade, traz para casa Simone, um senhor elegante que perdeu a memória. Giovanna tenta ajudar o recém-chegado, passa cada vez, mais tempo com ele e descobre pistas sobre seu passado misterioso: um número tatuado no antebraço, a perícia como confeiteiro.

País: Itália/ Reino Unido/ Turquia/ Portugal
Direção: Ferzan Ozpetek
Roteiro: Gianni Romoli e Ferzan Ozpetek
Fotografia: Gianfilipo Corticelli
Produção: Tilde Corsi, Gianni Romoli
Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Massimo Girotti, Raul Bova, Filippo Nigro e Serra Yilmaz

A JORNADA DE JAMES PARA JERUSALEM

(Massa'Ot James Be'Eretz Hakodesh)

No vilarejo africano de Entshongwen, o jovem James é escolhido para uma missão especial: uma peregrinação à Jerusalém. Mas Israel não é mais a terra prometida sonhada por ele e os seus. No aeroporto, é considerado suspeito de ser mais um imigrante ilegal e vai parar na prisão, onde espera o momento de ser repatriado. Aflito, James pede a Deus que lhe permita cumprir a missão e um milagre acontece: um desconhecido paga a fiança. Mas logo conhece o outro lado da moeda: o 'salvador' confiscou seu passaporte e exige o reembolso da fiança, obrigando-o a trabalhar para ele, na empresa de limpeza que dirige. James mergulha então na cruel realidade econômica e enfrenta várias dificuldades.

País: Israel, 2003
Diretor: Ra'anan Alexandrowicz
Roteiro: Sami Duenias e Ra'anan Alexandrowicz
Fotografia: Shark (Sharon) De-Mayo
Produção: Amir Harel
Elenco: Siyabonga Melongisi Shibe, Arie Elias, Salim Daw, Sandra Schonwald, Hugh Masebenza

A LUZ HOLANDESA

(Hollands Licht)

Documentário sobre a luz na Holanda. Será que ela é única como se costuma dizer, ou se trata de um mito? Vale lembrar que ela é celebrada nas obras de nomes como Van Gogh, Jacob van Ruisdael, Johannes Vermeer. Esse mito é secular. É sabido que ela e sua reflexão deram início a uma cultura visual que data do século XVII. Durante o século XIX, nomes como Manet, Liebermann, Whistler, Boudin, Fromentin foram à Holanda conhecer as pinturas do século XVII e as paisagens do interior do país. Para o alemão Joseph Beuys, no entanto, a partir dos anos 50 do século 20, ela teria perdido seu brilho. O filme faz a prova e transforma as paisagens holandesas em imagens. Diversos artistas, historiadores e cientistas de variados países debatem sobre os fundamentos da teoria de Beuys.

País: Holanda, 2003
Diretor: Pieter-Rim de Kroon e Martten de Kroon
Roteiro: Maarten de Kroon
Fotografia: Pieter-Rim de Kroon
Produção: Reinier Wissenraet e Pieter-Rim de Kroon
Elenco: Ernst vd Wetering, Svetlana Alpers, Robert Zandvliet, Jan Andriesse, James Turrell

A MANSÃO DO LAGO

(Wekanda Walauwa)

Depois de uma longa temporada em Londres, Sujata Rajasuriya volta ao Ceilão com a filha Aruni. Sua irmã Sita, que dedicou a vida à administração da mansão da família, espera por elas. Símbolo dos esplendores do passado, a casa está condenada a desaparecer. Com ela, se acabam as últimas ilusões de uma casta no crepúsculo de sua história. Em torno de um lago onde morreu tragicamente uma criança, os fantasmas do passado retornam para atar os fios de seus destinos. Sujata irá tentar de todas as formas retardar o último ato desta tragédia.

País: Sri Lanka, 2003
Diretor: Lester James Peries
Roteiro: Sumaweera Senanake
Fotografia: K. A. Dharmasena
Produção: Taprobane Pictures
Elenco: Malini Fonseka, Vasanthi Chaturani, Sanath Gunatileke, Paboda Sandeepani, Ravindra Randeniya

À MARGEM DA IMAGEM

(On the Fringes of São Paulo: Homeless)

Números recentes mostram que há cerca de nove mil moradores de rua atualmente em São Paulo. A maioria deles vive no centro da cidade. Nessa região, o morador de rua reutiliza móveis e objetos descartados por escritórios e pelo comércio para compor sua moradia. O filme aborda temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade, espaços públicos contemporâneos, degradação urbana, identidade, alteridade, cidadania e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria. À Margem da Imagem é o primeiro de uma série de quatro filmes que pretendem traçar um perfil do Brasil urbano: À Margem do Concreto tratará de ocupações; À Margem do Lixo mostrará os catadores de papel, e À Margem do Consumo, abordará o universo da favela. À Margem da Imagem ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado.

País: Brasil, 2003
Direção: Evaldo Mocarzel
Roteiro: Evaldo Mocarzel, Maria Cecília Loschiavo dos Santos
Fotografia: Carlos Ebert
Produção: Ugo Giorgetti

A MELHOR JUVENTUDE

(La Meglio Gioventú)

A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até hoje. Os irmãos Nicola e Matteo Carati dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia, uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e mais tarde se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia, os grandes jogos de futebol da seleção nacional. O título do filme evoca uma antologia de poesias de Pier Paolo Pasolini e uma velha canção italiana.

País: Itália
Direção: Marco Tullio Giordana
Roteiro: Sandro Petraglia e Stefano Rulli
Fotografia: Ângelo R. Turetta
Produção: Ângelo Barbagallo
Elenco: Luigi Lo Cascio, Alessio Boni e Adriana Asti

A MULHER DO OFICIAL NAZISTA

(The Nazi Officer'S Wife)

Baseado nas memórias de Edith Hahn Beer, sobrevivente do Holocausto. Nascida em Viena, Edith estudava Direito quando viu a família ser mandada para os campos de concentração. Ela foi para um campo de trabalhos forçados. Decidida a sobreviver a qualquer preço, ela foge, esconde sua identidade judaica, consegue documentos falsos e reaparece como Grete Denner. Vai para Munique, onde trabalha na Cruz Vermelha. Na pensão em que mora, conhece Werner Vetter, um oficial nazista que se apaixona por ela. Edith revela seu segredo a Werner, eles se casam e sobrevivem à guerra. Sentindo-se culpada por ter salvado a vida graças a uma mentira, Edith escondeu sua história durante décadas.

País: Estados Unidos, 2002
Diretor: Liz Garbur
Roteiro: Jack Youngelson
Fotografia: Daniel B. Gold
Produção: Laurent Zilber e Christina Zilber

A MULHER QUE ACREDITAVA SER PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

Uma mulher que vive em Lisboa está convencida de que é a presidente dos Estados Unidos. Sua casa, embora pequena e humilde, é chamada de Casa Branca. A sala, apesar de retangular, é o Salão Oval. Acreditando em sua força e temendo perder o posto, ela decide, nas vésperas do seu 37o aniversário, abrir as portas da Casa Branca e promover uma festa inesquecível, que irá garantir sua reeleição. Organiza o evento entre sessões de beleza, entrevistas aos mais importantes órgãos da imprensa, discussões com a velha mãe --que mantém escondida no porão--, e as ordens que dita às criadas e ao séquito de amigas fiéis.

País: Portugal
Diretor: João Botelho
Roteiro: João Botelho/ Leonor Pinhão
Fotografia: Inês Carvalho
Elenco: Alexandra Lencastre/ Rita Blanco

A MÚSICA MAIS TRISTE DO MUNDO

(The Saddest Music In The World)

Durante a Grande Depressão em Winnipeg, Canadá, a riquíssima Lady Port-Huntly anuncia uma competição internacional para descobrir a música mais triste do mundo. Músicos de todo o planeta correm para lá na esperança de ganhar os 25 mil dólares do prêmio. Os irmãos Kent decidem disputar o concurso. Chester, um produtor da Broadway, está convencido de que pode vencer com uma canção que mistura todos os tipos de jazz. Ele namora Narcissa, uma sonâmbula ninfomaníaca que é sua musa inspiradora. Roderick, irmão de Chester, é violoncelista e acaba de voltar da guerra na Sérvia. Está inconsolável, pois perdeu a mulher que amava. Mas a família guarda um segredo: o pai dos rapazes, Fyodor, foi responsável pelo acidente que fez Lady Port-Huntly, a financiadora do concurso, ter de amputar as duas pernas. Adaptado de um roteiro original do escritor Kazuo Ishiguro.

País: Canadá, 2003
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin, George Toles
Fotografia: Luc Montpeller
Produção: Atom Egoyan, Daniel Iron, Niv Fichman
Elenco: Mark McKinney, IsabellaRosselini, Maria de Medeiros, David Fox

A NOVA ROUPA DE MARTHA

(Martha'S New Coat)

Martha, uma garota de 15 anos, sente-se aprisionada na pequena cidade em que mora com a irmã Elsie e a mãe, que a trata de maneira jocosa. Suas noites são geladas, os homens mais velhos a olham com malícia e há tensão racial entre os grupos rivais de adolescentes. Refugia-se escutando música country que toca na rádio local enquanto tenta se desvencilhar de um arruaceiro, sua última tentativa frustrada de ter um namorado. O pai deixou a família anos atrás. Quando a mãe não a quer levá-la à praia como presente de aniversário, Martha decide ir por conta própria e leva a irmã. Juntas, percorrem a costa da Austrália na tentativa de achar o pai. Descobrem, durante o trajeto, que têm outras coisas a encontrar. E que não existe a família perfeita.

País: Austrália, 2002
Direção: Rachel Ward
Roteiro: Elizabeth Mars
Fotografia: Cordelia Beresford
Produção: Liz Watts
Elenco: Matilda Broan, Alycia Debnam-Carey, Lisa Hensley, Daniel Wyllie, Helen O'Leary

A PAIXÃO DE MARIA ELENA

(La Pasión De María Elena)

Os raramuri são um povo indígena nativo da Serra Tarahumara, no Nordeste do México. María Elena, uma índia de 24 anos, tem o filho atropelado por um carro dirigido por uma mulher branca endinheirada que se recusa a aceitar sua responsabilidade pelo acidente. A mãe deixa o povoado em que vive e vai buscar justiça nos tribunais. Aí constata que o governo mexicano e os próprios líderes da tribo trabalham contra ela. Vítima das manipulações da justiça e da incapacidade de seu advogado, ela volta para casa desiludida. Seu único consolo é o filho recém-nascido, que ela considera uma reencarnação do filho morto.

País: México, 2003
Direção: Mercedes Moncada
Roteiro: Mercedes Moncada
Fotografia: Javier Morón Tejero
Produção: Chango Films, CONACULTA, Instituto Mexicano de Cinematografía, Universidad de Guadalajara

A PEQUENA LILI

(La Petite Lili)

Mado, uma atriz famosa, passa as férias na casa da família, na Bretanha, acompanhada do irmão Simon, do filho Julien, que quer ser cineasta, e de B'rice, o atual amante, diretor de seus filmes mais recentes. As relações entre Julien e a mãe estão tensas: Mado desaprova seu primeiro curta-metragem, o filho despreza Brice. Ele está apaixonado por Lili, uma garota da região que sonha em ser atriz. Embora tenha muito carinho por Julien, ela se joga nos braços de Brice - um cineasta conhecido que não se mostra indiferente ao charme dela. Um dia, Lili propõe a Brice largar tudo e levá-la a Paris. Cinco anos depois, ela é uma atriz célebre e descobre que Julien vai rodar seu primeiro filme, um relato daquelas férias tumultuadas. La Petite Lili é uma adaptação livre da peça 'A Gaivota', de Anton Tchekov.

País: França, 2003
Diretor: Claude Miller
Roteiro: Claude Miller e Julien Boivent
Fotografia: Gérard De Battista
Produção: Annie Miller
Elenco: Ludivine Sagnier, Robinson Stevenin, Nicole Garcia, Bernard Giraudeau, Jean-Pierre Marielle, Julie Depardieu

A PIPA

(Zmei)

A vida parece estagnada numa cidade provinciana da Rússia no início dos anos 90, imune às conseqüências do desmoronamento do regime comunista. Victor Solovjov, um pai de família de meia-idade, mantém sua rotina na polícia e na prisão da cidade, onde trabalha. Em casa, discute constantemente com a mulher, Nadezda, quase sempre por causa do dinheiro que precisam juntar para viabilizar o único objetivo que têm em comum: realizar uma operação capaz de tirar o filho Dimja da cadeira de rodas.

País: Rússia
Diretor: Alexei Muradov
Fotografia: Robert Filatov
Produção: Filatov, Alexei Muradov, Evgenia Tirdatova, Pyotr Cherniaev
Elenco: Victor Solovyov, Nadzhda Ozerova, Pavel Zolotilin, Mikhail Paznikov

APOLÔNIO BRASIL - CAMPEÃO DA ALEGRIA

Apolônio Brasil, cultuado pianista das noites boêmias do Rio de Janeiro, foi amado pelas mulheres, invejado e adorado pelos amigos e pelo público. Anárquico e romântico, seu único legado foi seu próprio cérebro, retirado após sua morte. Anos depois, esse cérebro será motivo de uma acirrada disputa envolvendo um famoso cientista americano, amigos de Apolônio e seu filho, Paluca. Ao sabor das peripécias em torno do cérebro, o diretor desvenda a alma de um artista da noite, por meio de flashbacks, canções e histórias narradas por amigos, enquanto descortina as noites febris de 1950-60, nas quais o pianista tocou em cabarés, teatros etc. Sua história é uma viagem pela música brasileira daqueles tempos e os números musicais fazem a ponte com as origens do cineasta: as chanchadas e os musicais.

País: Brasil, 2002
Diretor: Hugo Carvana
Elenco: Marco Nanini, José Lewgoy, Loise Cardoso, Antonio Pitanga, Marcos Paulo, Sylvia Bandeira, Alessandra Verney, Caio Junqueira, Antonio Pedro, Lu Grimaldi, Jonas Bloch, Vera Holtz, Anselmo Vasconcellos, Raul Serrador

A PONTE DE MARION

(Marion Bridge)

Três filhas vão visitar a mãe, que está à beira da morte, numa remota cidade da Nova Escócia, na costa atlântica do Canadá. Agnes, a mais nova, mora em Toronto e é alcoólatra como a mãe. Chega à cidade onde passou uma infância problemática achando que nada mudou. Encontra a irmã Theresa, agora uma devotada católica praticante depois que o marido a trocou por uma amante mais jovem. A irmã do meio, Louise, vive num outro mundo. O pai mora com outra mulher e não está interessado em falar do passado. Quando Agnes conhece a jovem e problemática Joanie, que mora na cidade, volta a beber e acaba remexendo os antigos segredos da família.

País: Alemanha/ França/ Canadá, 2002
Diretor: Wiebke von Carolsfeld
Roteiro: Daniel MacIvor
Fotografia: Stefan Ivanov
Produção: Jennifer Kawaja, Bill Niven, Julia Sereny
Elenco: Molly Parker, Stacy Smith, Marguerite McNeil, Ellen Page, Hollis McLaren, Emmy Alcorn, Joseph Rutten, Nicola Lipman, Jackie Torrens, Kevin Curran, Ashley MacIssac

A PRIMEIRA CARTA

(Abjad)

No Irã, no fim dos anos 70, o adolescente Emkan sofre com os rigores da disciplina imposta pela família e pela escola, pois sua vocação para as artes é considerada como uma ofensa a Deus. Ele se apaixona por Maassoum, a filha do novo administrador do cinema do vilarejo. Contrariando a família e a religião, Emkan decide dedicar sua vida ao cinema. Com a chegada da Revolução Islâmica, liderada pelo Aiatolá Khomeini, o cinema é obrigado a fechar suas portas e Maassoum é forçada a partir subitamente com a família. Emkan percorre as estradas à sua procura. Ele vai até Teerã e depois segue para Ahwaz, empunhando sua câmera Super-8. O filme foi inspirado em fatos da vida do diretor.

País: Irã/ França/ Itália, 2002
Diretor: Abolfazl Jalili
Roteiro: Abolfazl Jalili
Fotografia: Mehedi Majde Vaziri
Produção: Novem Productions
Elenco: Medi Morady, Mina Molania, Abdolreza Akbary

A ROSA ANDALUZA

(La Chatte Andalouse)

Pela manhã, uma jovem freira vende mel. À tarde, ela se encontra secretamente com um homem. Também será exibido o média "Vitriol", de Dominique Defert.

País: França, 2002
Diretor: Gérald Hustache-Mathieu
Elenco: Sophie Quinton, Blanca Li, Cedric Grimoin e Clemence Massart

A ROTINA TEM SEU ENCANTO

Último filme de Ozu e um dos mais singelos. O viúvo Shuhei Hirayama, um militar que lutara na Segunda Guerra Mundial como fuzileiro naval, tem uma filha de 24 anos e um filho casado. Ele tem amigos da sua idade, a maioria companheiros de batalha. Um deles acredita que o Japão havia vencido a guerra. Shuhei começa a sentir o peso dos anos e percebe que está na hora de a menina se casar. Começa então a arranjar o casamento com um jovem indicado pelos amigos. Durante as filmagens, a mãe de Ozu morreu aos 88 anos, em maio. Ozu morreria de câncer em dezembro do mesmo ano, um mês depois do lançamento de A Rotina Tem Seu Encanto. Era dia 12, quando Ozu faria seu "kanreki", ou seja, quando completaria 60 anos.

País: Japão, 1962
Diretor: Yasujiro Ozu
Roteiro: Kogo Noda, Yasujiro Ozu
Produção: Shizuo Yamanouchi
Elenco: Chishu Ryu, Shima Iwashita, Shinichiro Mikami, Keiji Sada, Mariko Okada, Nobuo Nakamura

A SAGA DE GÖSTA BERLING

(Gösta Berlings Saga)

Um padre larga a batina e busca a salvação espiritual fora da religião. Filme que revelou Greta Garbo.

País: Suécia, 1924
Diretor: Mauritz Stiller
Elenco: Greta Garbo e Lars Hanson

A SAGA DE GUNNAR HEDES

(Gunnar Hedes Saga)

Jovem herda criação de carneiros do avô, que também era violinista. O jovem fica fascinado com a possibilidade de poder seguir seus passos, mas sua mãe opressora se opõe.

País: Suécia, 1923
Diretor: Mauritz Stiller
Elenco: Einar Hanson, Thecla Ahlander e Gustav Aronson

A VIAGEM DE CHIHIRO

(Spirited Away)

Animação sobre uma garota de dez anos que está de mudança com os pais. No caminho, eles se perdem e vão parar num mundo mágico. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim e do Oscar de animação.

País: Japão, 2002
Direção: Hayao Miyazaki

A VIDA DE DAVID GALE

(The Life Of David Gale)

David Gale, professor da Universidade do Texas, milita pelo fim da pena de morte. Ele é falsamente acusado e condenado pelo estupro e assassinato de uma ativista, Constance Harraway, uma provocante aluna com quem tivera um caso. Ambos militavam na organização Deathwatch. Preso, ele dá sua versão dos fatos a uma repórter quatro dias antes de ser executado. Bitsey Bloom, a repórter, acredita que Gale não é culpado. Para juntar as provas, Bitsey conta com a ajuda de um amigo jornalista, Zack, e de Dusty Wright - um misterioso cowboy cuja dedicação à causa da abolição da pena de morte é capaz de levá-lo além dos limites da responsabilidade.

País: Estados Unidos, 2003
Direção: Alan Parker
Roteiro: Charles Randolph
Fotografia: Michael Seresin
Elenco: Kate Winslet, Cleo King, Constance Jones, Kevin Spacey, Laura Linney, Lee Ritchey, Gabriel Mann, Matt Craven
Produção: Nicolas Cage, Alan Parker

A VIDA DESTA GAROTA

(This Girl'S Life)

A vida de uma famosa estrela pornográfica da internet, narrada por ela mesma. O filme mostra suas relações com o pai --que sofre de mal de Parkinson--, a convivência com o melhor amigo, com o produtor, a vida amorosa e as tentativas de entender o mistério que está por trás do suicídio da mãe. Contada desde a perspectiva feminina, a sexualidade das novas gerações --caracterizada pela ausência de culpa e pelo voyeurismo-- é explorada pela estrela da pornografia, que procura testar seus limites e conhecer o dos outros. Juliette Marquis, uma ucraniana sobrevivente de Chernobyl na vida real, ganhou o prêmio de melhor atriz estreante de 2003 no Cine Vegas Film Festival por seu desempenho no filme.

País: Inglaterra, Estados Unidos, 2003
Direção: Ash
Roteiro: Ash
Fotografia: Alessandro Zezza
Produção: Ash, Chris Hanley, Boro Vukadinovic, David Hillary
Elenco: James Woods, Juliette Marquis, Rosario Dawson, Tomas Araha, Cheyenne Silver

A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO - OS HUMILHADOS

(Le Retour Du Fils Prodigue - Humiliés)

Na Itália do pós-guerra, um grupo de pessoas que perdeu tudo durante o conflito se instala num vilarejo em ruínas. Eles pretendem restaurar os escombros e recomeçar a vida, imitando as mulheres de Messina, que reconstruíram sua cidade aniquilada por um terremoto em 1908. O filme foi inspirado em fragmentos do romance "Mulheres de Messina", do escritor siciliano Elio Vittorini, que já havia inspirado outro filme dos diretores, Operários, Camponeses (2001).

País: França, 2003
Diretor: Jean-Marie Straub
Fotografia: Renato Berta
Produção: Martine Marignac
Elenco: Romano Guelfi, Rosalba Curatola, Aldo Fruttuosi, Martina Giongriddo, Paolo Spaziani

ABBAS KIAROSTAMI: A ARTE DE VIVER

(Abbas Kiarostami: The Art Of Living)

Ensaio sobre o principal diretor da história do cinema iraniano, apresentado como um artista completo: poeta, pintor, fotógrafo e cineasta. O filme faz uma abordagem analítica do trabalho de Kiarostami, mostrando as etapas do seu processo de criação. O principal documento do filme são duas entrevistas com Kiarostami: a primeira foi feita em 2001, nas ilhas de Aran, e a segunda aconteceu durante o Festival de Cannes de 2002. Entremeadas a elas, há análises da obra do cineasta, feitas por críticos como Alain Bergala, Godfrey Cheshire, Michel Ciment, Adrian Martin, Jonathan Rosenbaum e amigos como Marin Karmitz, Jamsheed Akrami e Mohammad Attebai.

País: Irlanda, 2003
Diretor: Fergus Daly e Pat Collins
Roteiro: Fergus Daly
Fotografia: Donal Gilligan
Produção: S. McSwiney e Pat Collins

ABSOLUTAMENTE CERTO

Um homem fica famoso por decorar a lista telefônica e uma quadrilha que controla o mercado de apostas se aproveita da ingenuidade do rapaz.

País: Brasil, 1957
Diretor: Anselmo Duarte
Roteiro: Anselmo Duarte
Fotografia: Chick Fowle
Produção: Oswaldo Massaini, Cinesdistri e Camilo Sampaio
Elenco: Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Odete Lara, Aurélio Teixeira, Maria Dilnah

ACHADOS E PERDIDOS

(Neu Fund Land)

Robert é um engenheiro que vive em Colônia, na Alemanha. Com a morte repentina e inesperada da mulher, decide mudar de vida. Investe todas as economias em um negócio no leste do país, onde instala telescópios que funcionam com moedas. Nessa região, Robert conhece Christiane, uma jovem muito parecida com a falecida esposa. Christiane também atravessa um período de transição. Trabalha com máquinas de foto automática, mas têm um plano em segredo: pretende recuperar algo que lhe roubaram quando caiu o muro de Berlim e Robert é a pessoa indicada para ajudá-la. Embora os dois acreditem no relacionamento que começam a construir, os desentendimentos tornam-se freqüentes. Eles percebem que não vão conseguir criar nada novo enquanto não superarem os traumas do passado.

País: Alemnha, 2002
Direção: Georg Maas
Roteiro: Georg Maas
Fotografia: Sophie Maintigneux
Produção: Dieter Zeppenfeld
Elenco: Anna Loos, Joshen Nickel, Axel Prahl

ADEUS, DRAGON INN

(Bu San)

Melancólica ode aos antigos cinemas, aqueles em que cabiam mais de mil pessoas e hoje praticamente não existem mais. No último dia antes do fechamento de um velho cinema em Taipé, um jovem japonês enfrenta a chuva torrencial para chegar lá. Está sendo projetado o filme Dragon Inn (1967), dirigido por King Hu, um clássico das artes marciais. Há poucas pessoas no prédio além da faxineira manca, do projecionista indiferente e da bilheteira. Na platéia, além de atores veteranos do filme, uma maioria de homens gays que procura sexo anônimo com garotos de programa. Como é de praxe do cinema de Ming-liang, os personagens nunca conseguem se comunicar ou expressar seus desejos e angústias. Todos os atores preferidos do diretor estão no filme: Chen Shiang-chyi (O Rio), Yang Kuei-mei (Vive L'Amour e O Buraco) e Mio Tien, que interpreta o pai em todos eles e encarna aqui o dragão guerreiro do filme e o velho gay.

País: Taiwan, 2003
Diretor: Tsai Ming-liang
Roteiro: Tsai Ming-liang
Fotografia: Liao Ben-Rong
Elenco: Lee Kang Sheng, Chen Shiang Chyi, Shi Jun, Kyonobu Midamura
Produção: Hung-Chih Liang

ADEUS, LÊNIN!

(Good Bye, Lênin!)

No outono de 1989, durante a dissolução da comunista República Democrática Alemã e da queda do muro de Berlim, a sra. Kerner, uma entusiasta do regime, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Ao retomar consciência, oito meses depois, a Alemanha Oriental já não existe mais. Seu filho, Alex, muito apegado a ela desde que o pai saiu do país há dez anos, determinado a protegê-la de todo tipo de contrariedade, ordena que ela fique na cama e não saia do quarto.

País: Alemanha
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Bernd Lichtenberg
Fotografia: Martin Kukula
Montagem: Peter R. Adam
Elenco: Daniel Brühl, Katrin SaB, Chulpan Khamatova
Produção: Stefan Arndt

ALBERGUE ESPANHOL

(L'Auberge Espagnole)

Xavier é um francês que vai para a Espanha terminar os estudos de Economia e aprender espanhol. A língua é necessária para ele ocupar um cargo prometido por um amigo do pai no Ministério das Finanças. Xavier deixa a possessiva namorada Martine, com promessas de amor eterno. Aluga um apartamento no centro de Barcelona, que imagina dividir com outras pessoas. Cada um dos sete sublocatários é de um país diferente. Enquanto se esquiva do irritante inglês e recebe conselhos de uma lésbica belga, Xavier vê suas prioridades se dissipando a cada dia quando decide que quer ser escritor e se apaixona por uma mulher casada. Ao voltar para a França, é obrigado a decidir se volta para a vida de antes ou segue o coração. O roteirista e diretor Klapisch fez com Barcelona o mesmo que havia feito com Paris em "O Gato Sumiu" (1996): transformou a cidade num monumento eterno ao sol e ao amor, um lugar para mudanças e onde as pessoas têm uma segunda chance.

País: França/ Espanha, 2002
Direção: Cédric Klapisch
Roteiro: Cédric Klapisch
Fotografia: Dominique Colin
Produção: Bruno Levy
Elenco: Romain Duris, Judith Godrèche, Audrey Tautou, Cécile De France, Kelly Reilly, Cristina Brondo

ALEGRIA DA LOUCURA

(Joy Of Madness)

Documentário que retrata as filmagens de Às Cinco Horas da Tarde, de Samira Makmalbaf. No outono de 2002, em Kabul, no Afeganistão, logo após a queda do regime talebã, a diretora Samira Makhmalbaf está à procura de atores entre os habitantes locais para seu próximo filme, sobre uma garota afegã que decide se candidatar à presidência do Afeganistão. A câmera digital de Hana investiga a sociedade afegã e, em particular, as aspirações das mulheres, a insegurança da população com o futuro e a desconfiança que eles têm da liberdade que acabaram de reconquistar. Hana é irmã de Samira Makhmalbaf (diretora) e Maysam Makhmalbaf (roteirista e fotógrafa). As três são filhas do casal Moshen Makmalbaf (diretor e roteirista) e Marzieh Meshkini (roteirista e diretora). Alegria da Loucura é o primeiro trabalho em longa-metragem de Hana.

País: Irã, 2003
Direção: Hana Makmalbaf
Roteiro: Hana Makmalbaf
Fotografia: Hana Makmalbaf
Produção: Moshen Makhmalbaf
Elenco: Samira Makhmalbaf, Agheleh Rezaïe, Abdolgani Yousefrazi, Razi Mohebi, Marzieh Amiri

ALEXANDRE, O GRANDE

(Alexander den Store)

Seis histórias cômicas ocorrem em um hotel de uma pequena cidade, administrado pelo esforçado Alexandre, o Grande.

País: Dinamarca/Suécia, 1917
Diretor: Mauritz Stiller
Elenco: Hauk Aabel, Arthur Alftán e Gucken Cederborg

ALILA

Num condomínio entre Tel Aviv e Jaffa, o velho Schwartz leva uma vida tranqüila e se dá bem com os vizinhos. A jovem Philippine vem regularmente cuidar dele. Mas a paz do lugar está ameaçada. O engenheiro Ezra e a ex-mulher Mali têm problemas com o filho Eyal, que desertou do exército e não manda notícias há algum tempo. Um jovem tenente, Hezi, aluga um dos apartamentos para sua amante, Gabi, a melhor amiga de Mali. O casal faz sexo de maneira barulhenta e incomoda Schwartz. A situação fica insustentável quando novos moradores começam a construir uma casa no jardim. A partir daí, Schwartz tenta remover os invasores. Enquanto isso, Ezra procura desesperadamente o filho pela cidade. Nem a ex-mulher nem Ilan, a nova companheira, são capazes de acalmá-lo. Incursão do diretor Amos Gitai no gênero comédia dramática depois da recente trilogia de forte conteúdo político e religioso formada por Kedma, Kippur e Kadosh.

País: Israel, França, 2003
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Marie-Jose Sanselme
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Yaël Abecassis, Uri Klauzner, Hanna Laslo, Ronit Elkabetz, Amos Lavie, Lupo Berkowitch
Produção: Laurent Truchot, Michael Tapuach, Amos Gitai

ALMA DE HERÓI

(Seabiscuit)

Nos anos 30, a história real de um pangaré cujas vitórias levantaram o astral de um time de três perdedores.

País: EUA, 2003
Diretor: Gary Ross
Elenco: Tobey McGuire, Jeff Bridges e Chris Cooper

AMOR EM CONCRETO

(Love in Concrete)

Numa das maiores avenidas de Caracas, seis desesperados personagens em busca do amor decidem mudar de vida. Carlos, um taxista, acaba de brigar com a garçonete Carmen e nem imagina mais o que fez os dois se aproximarem 20 anos atrás. Claudia, uma competente médica cuja existência está aprisionada num casamento falido, que ela pensa romper há 20 anos. Héctor, acompanhado da namorada Yamila, acelera o máximo que pode sua moto e promete a ela que será alguém na vida. Tony, um jovem em eterno conflito com o pai e consigo mesmo, está indo para casa encontrar a namorada Clemencia, um travesti angustiado. Um deles se depara com um tanque de guerra, que reaparece nos lugares mais inusitados, procurando o caminho que leva ao palácio presidencial.

País: Venezuela, 2003
Direção: Franco de Peña
Roteiro: Franco de Peña, Tomasz Kemspki, Antoine Vivas, Andres Schaffer
Fotografia: Markus Stein, Antoine Vivas
Produção: Annette Pisacane
Elenco: Carlos Miranda, Carmen Landeta, Alejandro Chaban, Alejo Felipe, Eric Wildpret
PARADIS - GAN EDEN AVUD (Paraíso Perdido)

Paradis (Fardis em árabe), um vilarejo de pescadores no Mediterrâneo, é um enclave palestino em Israel. Apesar da linda paisagem, suas ruas carregam a dor de uma história de massacres e deportações. À medida que a diretora --uma israelense-- começa a investigar o passado de seu vilarejo natal, percebe que há mais histórias escondidas do que supunha e é alertada para tomar cuidado. Ela descobre a história de Suaad, uma mulher que fora militante da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) durante os anos 70. Suaad ficou presa por muitos anos, deixou o país e hoje vive em Londres, onde trabalha como advogada. A diretora vai vê-la na Inglaterra e esse encontro lhe mostra que seu destino também é sair da terra natal.

País: Israel, 2003
Direção: Ebtisam Mara'ana
Roteiro: Ebtisam Mara'ana
Fotografia: Nili Aslan
Produção: Duki Dror

ANGÚSTIA

(Der Alte Affe Angst)

Robert e Marie formam um casal, mas não poderiam ser mais diferentes um do outro. Ela é uma dedicada pediatra; ele, um avoado diretor, sempre muito seletivo e exigente. A clareza com que Marie organiza sua vida desconcerta Robert, assim como é um mistério para ela a maneira como ele encara cada dia, criando mundos imaginários em sua mente. No passado, ter personalidades opostas aproximou os dois, mas, ultimamente, isso vem provocando conflitos e discussões. Um dia, Robert recebe a notícia de que seu pai tem uma doença incurável e não tem muito tempo de vida. A sempre racional Marie tenta fazer o melhor para ajudar o confuso marido, mas quando o pai morre, o mundo de Robert desmorona. Atira-se no trabalho e começa a ter um caso com uma prostituta. Tão logo Marie percebe que está sendo traída, deixa o companheiro. Mas este não será um fim de caso para eles.

País: Alemanha, 2002
Diretor: Oskar Roehler
Roteiro: Oskar Roehler
Fotografia: Hagen Bogdanski
Produção: Bernd Burgemeister, Eberhard Junkersdorf, Dietmar Guentsche
Elenco: André Hennicke, Marie Baeumer, Vadim Glowna, Catherine Flemming, Ralf Bauer

ANJO DA GUERRA

(Les Égarés)

Junho de 1940. Os alemães estão prestes a invadir Paris. Diante do pânico geral, Odile abandona a cidade junto com os dois filhos, Philippe e Cathy. Mas o horror começa logo no início da fuga. Os alemães bombardeiam e metralham a estrada em que viajam. Um rapaz com a cabeça raspada aparece de uma vala para salvá-los. Seu nome é Yvan, e tem apenas 16 anos. Eles vão para o campo e descobrem uma grande casa abandonada pelos proprietários. Yvan é misterioso: da mesma forma que mente a Odile e às crianças, tem uma grande preocupação em protegê-los. Resta aos quatro personagens saber conviver com a desconfiança para conseguir sobreviver.

País: França, 2003
Direção: André Téchiné
Roteiro: André Téchiné
Fotografia: Agnès Godard
Produção: FIT Production
Elenco: Emmanuelle Béart, Gaspard Ulliel, Grégori Leprince-Ringuet, Clémence Meyer

ANTI-HERÓI AMERICANO

(American Splendor)

Harvey Pekar era arquivista num hospital em Cleveland. Como não sabia desenhar, contava piadas e casos engraçados de sua vida cotidiana a ilustradores como Robert Crumb e outros. Alguns deles se basearam em Pekar para criar a revista em quadrinhos "American Splendor", que se tornou grande sucesso de público. A primeira parte do filme apresenta imagens recentes e de arquivo para mostrar como foi o início da carreira de Pekar no mundo dos quadrinhos. A segunda parte transforma o protagonista em herói de animação, numa divertida aventura.

País: Estados Unidos, 2002
Direção: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Roteiro: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Fotografia: Terry Stacey
Produção: Thèrèse Deprez (HBO Films)
Elenco: Paul Giamatti, Harvey Pekar, Hope Davis, Judah Friedlander, Joyce Brabner

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).