Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Mostra BR de Cinema 14/10/2003

Sinopses

LUGARES COMUNS

(Lugares Comunes)

Fernando Robles é um senhor de pouco mais de 60 anos que mora em Buenos Aires. Ele se dedica com afinco à profissão de professor universitário e tem uma relação harmoniosa e duradoura com a mulher, Liliana Rovira. Espanhola de origem catalã, ela trabalha como assistente social nos bairros periféricos da capital argentina. Eles têm um filho, Pedro, que é casado e pai de duas crianças em Madri. Fernando mostra certa desesperança em relação à difícil realidade do país. Sua reflexão sofre um duro golpe quando recebe a notícia de que será obrigado a se aposentar prematuramente.

País: Argentina/ Espanha, 2002
Diretor: Adolfo Aristarain
Roteiro: Adolfo Aristarain
Fotografia: Porfirio Enríquez
Produção: Gerardo Herrero
Elenco: Federico Luppi, Mercedes Sampietro, Arturo Puig, Carlos Santamaría, Yael Barnatan

LUMINAL

Baseado na novela de Isabella Santacroce, conta a história de Demos e David: duas adolescentes que se prostituem na alta sociedade de uma Paris futurística. Dormem durante o dia e despertam à noite. Têm como animal de estimação um morcego e o hábito de usar drogas. Uma noite, Dorothea, uma amiga delas, é violentada e assassinada por um cliente. Demom e David ficam chocadas, sentem a vulnerabilidade de suas vidas. Descontam a raiva no cafetão Ryu, que haveria sido relapso em seu trabalho de proteção, e fogem para Londres. Em uma nova cidade, sob nova cena e com novas drogas tudo parece ir bem. David gosta da mudança, mas Demon começa a questionar sobre sua condição. Ela precisa de algo diferente, mas não sabe o que. É hora de tomar decisões. Só que há um problema, Ryu as seguiu e planeja cuidadosamente a vingança. David e Demon, que não vêem a luz do sol há dois anos, começam uma viagem pelo amanhecer...

País: Inglaterra, 2003
Diretor: Andrea Vecchiato
Roteiro: Isabella Santacroce e Andrea Vecchiato
Fotografia: Mark Lebon
Produção: Alex Tate
Elenco: Denis Lavant, Maria Mann Papas, Jemeela Mustchin.

LUZES DISTANTES

(Lichter)

Através de várias histórias entrelaçadas, o filme mostra o cotidiano da fronteira da Polônia com a Alemanha. Vencedor do troféu de prata do Deutscher Filmpreis, o Oscar alemão.

País: Alemanha, 2003
Diretor: Hans-Christian Schmid
Elenco: Ivan Shvedoff, Sergei Frolov e Anna Yanovskaya

LÍNGUAS - VIDAS EM PORTUGUÊS

Viagem por seis países --Brasil, Portugal, Moçambique, Índia, França e Japão-- mostrando como é falada a língua portuguesa. O filme enfatiza os mecanismos pelos quais as diferenças culturais e o colonialismo são veiculados pelo idioma, falado por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. O português é uma língua mestiça, temperada por melodias e acentos de todos os continentes, um organismo vivo reinventado constantemente.

País: Brasil, 2002
Direção: Victor Lopes
Roteiro: Ulysses Nadruz, Victor Lopes
Fotografia: Paulo Violeta
Produção: Renato Pereira

MENINAS NÃO CHORAM

(Grosse Mädchen Weinen Nicht)

Duas adolescentes de 17 anos, Kati e Steffi, grandes amigas desde a infância, são inseparáveis mesmo com os altos e baixos ligados à adolescência. Os pais de Kati são muito conservadores, brigam sem parar e gostariam que a filha se vestisse de maneira menos provocante. Steffi, ao contrário, vem de uma família aparentemente harmoniosa e liberal. Numa noite, o namorado de Kati leva as garotas a um bar e elas vêem o pai de Steffi nos braços de outra mulher. Steffi fica chocada e começa a planejar uma vingança contra o pai, a amante dele e até mesmo contra a filha dela. Pouco a pouco ela perde o controle da situação e a confiança dos amigos. Nem Kati poderá ajudá-la.

País: Suécia/ Alemanha, 2002
Direção: Maria von Heland
Roteiro: Maria von Heland
Fotografia: Roman Osin
Editor: Jessica Congdon
Elenco: Anna Maria Mühe, Karoline Herfurth, Josephine Domes, David Winter, Tillbert Stralh-Schäfer, Stefan Kurt, Nina Petri, Grabriela Maria Schmeide
Produção: Judy Tossel, Andrea Wilson (Columbia TriStar Films Distribuitors International)

MEXA-SE

(Move!)

Viena, 2002. Sabine, Verica e Claudia, grandes amigas, estão fazendo um vídeo sobre a situação política e cultural da Áustria de hoje. Quando conhecem Marco, Philip, Bobas e Dennis --os rapazes hip-hoppers do Viennese Voodoos--, decidem fazer um filme sobre eles. Os sete jovens falam línguas diferentes, têm diferentes tons de pele e são todos cidadãos do mesmo país. Move! mostra nove meses da vida dos jovens e fala dos desafios, dúvidas e escolhas dos artistas num país que reduz cada vez mais os subsídios para a cultura, além das transformações políticas trazidas pelo governo de inspiração neonazista.

País: Áustria, 2003
Direção: Niki List
Roteiro: Regine E. Steinmertz
Fotografia: Peter Roehsler
Produção: Niki List
Elenco: Sabine Steli, Verica Jambrovic, Claudia Bruckner, Marie Hebga, Dennis

MIFFO

Tobias acaba de ser ordenado padre e quer fazer do mundo um lugar melhor para viver. Transbordando energia e boa vontade, ele assume uma paróquia num subúrbio distante e pobre, mas descobre que sua educação de classe média deixou-o mal equipado para a dura realidade que ele encontra. Logo que inicia as árduas novas obrigações, começa a se arrepender por não ter se tornado psicólogo como seus pais gostariam. Então ele conhece Carola, uma mulher sem igual e muito sábia, apesar de sem instrução formal. Ele se apaixona e pela primeira vez sente que está vivo. Comédia romântica sobre a aceitação do amor independentemente da forma que se apresenta.

País: Suécia, 2002
Diretor: Daniel Lind Lagerlöf
Roteiro: Malin Lind Lagerlöf
Fotografia: Olof Johnson
Produção: Daniel Lind-Lagerlöf
Elenco: Kajsa Ernst,Ingvar Hirdwall ,Jonas Karlsson,Livia Millhagen,Fyr Thorvald Strömberg

MIGRAÇÃO ALADA

(Le Peuple Migrateur)

Rodado em 40 países de todos os continentes, o filme segue diversas espécies de pássaros por todo o mundo tentando descobrir o mecanismo da migração, o que os faz viajar milhares de quilômetros à procura de comida e clima adequado, estabelecendo assim códigos para a procriação. Para conseguir as imagens foram usados balões, pára-quedas, helicópteros, de asas-deltas motorizadas e um tipo especial de avião monomotor. As filmagens levaram mais de dois anos e envolveram uma equipe de 450 pessoas, incluindo 17 pilotos e 14 cinegrafistas.O filme foi indicado ao Oscar na categoria documentário.

País: França/ Itália/ Alemanha/ Suíça, 2001
Direção: Jacques Perrin
Roteiro: Jacques Perrin, Stéphane Durand
Fotografia: Thierry Machado, Dominique Gentil, Philippe Garguil, Laurent Charbonnier e outros
Produção: Cristophe Barratier, Jacques Perrin
Elenco: Jacques Perrin (narrador)

MIL NUBES DE PAZ CERCAN EL CIELO

(A Thousand Clouds of Peace Fence the Sky)

Gerardo, um rapaz de 17 anos, e Bruno acabam de romper o relacionamento. Atormentado, Gerardo erra pelas ruas da Cidade do México e cada homem que vê desperta a lembrança do amante. Ele quer conservar alguma coisa deste amor, mas é como tentar se apropriar das nuvens que desaparecem no céu. A única consolação é uma carta que encontra na lata de lixo, mas Gerardo não compreende que a carta não lhe diz respeito. Sua dor o torna insensível à realidade: ele só consegue ver nos outros o reflexo de seu ego mortificado e acaba se fechando na solidão.

País: México, 2003
Diretor: Julián Hernández
Roteiro: Julián Hernández
Fotografia: Diego Arizmendi
Produção: Roberto Fiesco
Elenco: Juan Carlos Ortuño, Juan Carlos Torres, Perla de la Rosa, Salvador Álvarez, Rosa María Gómez

MORO NO BRASIL

(Sound of Brazil)

Jornada musical brasileira na visão do produtor e diretor finlandês Mika Kaurismäki. O filme é um registro das muitas culturas, ritmos e formas de expressão musical. Durante mais de 4 mil km de viagens e descobertas pelo país, ele encontra músicos, cantores e bailarinos dos mais variados estilos. Kaurismäki deixa que a riqueza nacional fale por ele em histórias contadas pelo povo brasileiro.

País: Finlândia/ Brasil/ Alemanha
Diretor: Mika Kaurismäki
Roteiro: Mika Kaurismäki
Fotografia: Jacques Cheuiche
Produção: Magnatel , Arte, Marianna Films, TV Cultura e Lichtblick

MORRER SONHANDO

Internada num manicômio, Marta passa os dias tentando convencer o psiquiatra de que está recuperada da paixão que a levou ao desespero e à loucura. Quando finalmente consegue, ela volta para Nova York. Enquanto coloca a vida em ordem, um velho amante cruza seu caminho, prometendo corrigir os erros do passado e trazer a felicidade que sempre sonharam. Não demora, no entanto, para Marta começar a suspeitar de suas ações. Consumida pelos ciúmes, não consegue distinguir a imaginação dos fatos que a rodeiam. Um dia, o amante aparece baleado e Marta, que muitas vezes tinha desejado matá-lo, revive as circunstâncias que provocaram seus distúrbios psíquicos.

País: Brasil, EUA, 2003
Diretor: Caio Ribeiro
Roteiro: Caio Ribeiro
Fotografia: Tristan Sheridan
Produção: David Alvarez, Amit Hecht
Elenco: Devin Sorvari, Peter Giles, Chistine Karl

MOTOBOYS - VIDA LOCA

Em São Paulo há cerca de 250 mil motoboys. Três deles morrem por dia, em média. O filme vai à raiz da questão e acompanha o cotidiano de cinco motoboys. Mostra também qual é o ponto-de-vista dos motoristas. O diretor conta que resolveu abordar o tema há seis anos, quando viu crescer vertiginosamente o número destes profissionais na cidade: "Percebi que era fruto ao mesmo tempo de desemprego formal e da loucura que é o trânsito na cidade, construída para os carros em primeiro lugar. Nada mais contemporâneo em São Paulo do que os motoboys. É uma cidade que tritura carne humana para crescer e eles são a bola da vez".

País: Brasil, 2002
Direção: Caíto Ortiz
Roteiro: Giuliano Cedroni
Fotografia: Cristiano Wiggers
Produção: Adriano Civita
Elenco: Federico Luppi, Mercedes Sampietro, Arturo Puig, Carlos Santamaría, Yael Barnatan

MOVIMENTO EM FALSO

(Nousukausi)

Comédia que mostra o relacionamento de um casal yuppie. Janne e Katri são bem sucedidos, têm emprego interessante e bom salário. Mas agora, podem perder o que lhes é mais importante: um a outro. A riqueza rápida confundiu suas cabeças. Os deixou egoístas e excêntricos, com necessidade de competir inclusive com os amigos e colegas. Tirar férias parece ser a solução, e eles partem para uma viagem que ninguém do círculo de amizade jamais experimentou. Esta viagem os afasta de seus receios, pesadelos e angústias. Eles perdem tudo, mas recuperam o amor.

País: Finlândia, 2003
Diretor: Johanna Vuoksenmaa
Roteiro: Mika Ripatti
Fotografia: Peter Flinckenberg
Produção: Lasse Saarinen
Elenco: Tiina Lymi, Petteri Summanen, Antti Virmavirta, Kari-Pekka Toivonen, Katja Kukkola

MULHER POLÍCIA

(Police Woman)

Tânia chora a morte recente do marido e dá pouca atenção ao filho único. Rato é um garoto de nove anos que passa o dia fora de casa, ora com a amiga Liliana, uma adolescente com a qual tem uma estranha relação, ora envolvido em pequenas atividades criminosas. Depois de um assalto à escola, a mãe percebe que o garoto pode acabar sendo internado num reformatório. Amedrontada com a possibilidade de perdê-lo, ela decide fugir para Lisboa. Mas Rato não quer partir sem Liliana, que desiste da fuga por causa das dificuldades da viagem. Entristecido, o menino busca reconforto com a mãe, o que faz surgir um novo relacionamento entre os dois. Mulher Polícia ganhou os prêmios de melhor filme e melhor fotografia no Festival de Cinema Europeu de Lecce.

País: Portugal, Espanha, França, Brasil, 2002
Diretor: Joaquim Sapinho
Roteiro: Joaquim Sapinho
Fotografia: Jacques Loiseleux, Miguel Sales Lopes
Produção: Maria João Sigalho/ Amândio Coroado
Elenco: Amélia Corôa, Ludovic Videira, Maria Silva, Vítor Norte, Ana Nave

MULHERES NO ESPELHO

(Kagami no Onnatachi)

Septuagenária encontra filha desaparecida há 24 anos e mãe da neta que ela criou. Amnésica, ela só diz uma palavra: Hiroshima. As três embarcam em uma viagem para a cidade atingida pela bomba atômica em 1945.

País: Japão, 2002
Diretor: Kiju Yoshida
Elenco: Mariko Okada, Yoshiko Tanaka e Sae Isshiki

MUNDO DESPIDO

(Nude Adrift)

Documentário produzido para a TV sobre o fotógrafo Spencer Tunick, que tira fotos de milhares de pessoas nuas em lugares públicos. É o segundo filme da diretora Arlene Donnelly Nelson sobre o artista. O primeiro, Naked States (1999), cobriu o trabalho do artista fotografando gente pelada pelos 50 estados americanos. Este novo longa mostra o percurso de Tunick pelo mundo, retratando multidões de corpos sem roupa de todas as raças, tamanhos e idades em Roma, Montreal ou Munique.

País: EUA
Diretor: Arlene Donnelly Nelson
Fotografia: David Linstrom e Arlene Donnelly Nelson
Produção: Arlene Donnelly Nelson

MUNDO FANTÁSTICO

(Fantastic World)

"Mundo Fantástico" é o nome de um peep-show onde trabalham Alicia e Susi. Despindo-se em cabines para satisfazer voyeurs, elas sonham com uma carreira de atriz. Toda noite, as duas apresentam uma cômica performance musical, com roupas extravagantes. Mas as preocupações do dia-a-dia começam a ameaçar os sonhos e as relações entre elas. Graças a alguns contatos, Susi começa a posar como modelo para um artista. Quando conhece o fotógrafo Jota, abandona Alice e os shows no cabaré. Alice percebe que deve terminar com as apresentações no peep-show, mas não tem coragem para largar tudo.

País: Espanha, 2003
Diretor: Max Lemcke
Roteiro: Pablo Remón, Carmita Morales, Max Lemcke, Rossela Mezzina
Fotografia: Javier Ruiz Gómez, Kathy Sebbah, Max Lemcke
Elenco: Carmita Morales, Sonia Barba
Produção: Rossella Mezzina
Elenco: Carmita Morales, Sonia Barba

NAQUELE DIA

(Ce Jour-Lá)

Conhecido pelas tramas barrocas e imprevisíveis, Raoul Ruiz forneceu ao público três pistas para compreender seu novo filme. A primeira: a agitada Emil saberá como ganhar sua liberdade livrando-se de um banquete de maldições. Segunda pista: o filme é uma fábula policial em uma Suíça inexistente, invadida pelo militarismo. Nela, uma herdeira está contente com os esquemas familiares e os planos governamentais. Terceira pista: trata-se de um drama policial. Uma jovem mulher pensa que amanhã será o melhor dia da sua vida e massacra toda sua família, que contratara um matador --um fugitivo de um asilo de loucos-- para executar a bela mulher.

País: Suíça/ França, 2003
Diretor: Raoul Ruiz
Roteiro: Raoul Ruiz
Fotografia: Acácio de Almeida
Produção: Light Night Production (Paulo Branco)
Elenco: Bernard Giraudeau, Elsa Zylberstein, Jean-Luc Bideau, Michel Piccoli, Jean-François Balmer

NARRADORES DE JAVÉ

A notícia da construção de uma usina hidroelétrica no Vale do Javé preocupa os moradores de um vilarejo, que ficará sob as águas da represa. A população decide escrever um documento para registrar os grandes acontecimentos de sua história. O problema é que quase todos os moradores do povoado são analfabetos. O único que sabe escrever é Antônio Bia, o carteiro. Apesar de não gozar de boa imagem junto à população, por ter forjado algumas cartas, o carteiro é o escolhido para a tarefa. Mas ele tem dificuldades para realizá-la, pois as pessoas não conseguem chegar a um acordo sobre quais versões correspondem à verdadeira história do lugar.

País: Brasil, 2003
Diretor: Eliane Caffé
Roteiro: Eliane Caffé, Luiz Alberto Abreu
Fotografia: Hugo Kovensky
Produção: Vânia Catani, Bananeira Filmes
Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Nelson Dantas, Gero Camilo, Matheus Nachtergaele, Rui Rezende, Luci Pereira

NESTE MUNDO

(In This World)

Na cidade de Peshawar, na fronteira com o Paquistão, dois refugiados afegãos, os primos Jamal e Enayat, são enviados para a Inglaterra para tentar uma vida melhor. O trajeto, planejado por traficantes de peças de carros roubados, ópio e cigarros, é longo e perigoso. Entram pelo Irã escondidos em caminhões e atravessaram as montanhas do Curdistão a pé em direção à Turquia.

País: Grã-Bretanha
Direção: Michael Winterbottom
Produção: Revolution Films, Behrooz Hashemian
Elenco: Jamal Udin Torabi, Enayatullah

NICOTINA

(Nicotina)

Comédia que se passa em tempo real, na qual a vida de um grupo de pessoas na cidade do México muda em cerca de uma hora e meia.

País: México, 2003
Diretor: Hugo Rodríguez
Elenco: Marta Belaustegui, Rosa María Bianchi e Lucas Crespi

NITSCHEWO

Stefan Sarazin nasceu em 1964 em Wuerzburg, Alemanha. Estudou artes cênicas em Munique e Nova York. Estudou também na Academy of Television & Film de Munique. Entre seus trabalhos estão Jean-Luc Godard und der heilige Gral (1991), o documentário Film fuer einen Vater (1992), Passacoer (1993), Nackter Himmel (1997), and Nitschewo (2001).

País: Alemanha, 2001
Diretor: Stefan Sarazin
Roteiro: Stefan Sarazin
Fotografia: Jan Fehse
Produção: Oliver Simon
Elenco: Daniel Olbrychski, Ken Duken, Marie Zielcke, Axel Neumann

NO CÉU DO LÍBANO

(Le Cerf-Volant)

Lamia, uma garota de 16 anos, mora num vilarejo do sul do Líbano, na fronteira com Israel. Contra sua vontade, a família decide casá-la com um primo, Sammy, que vive do outro lado da fronteira, numa cidade anexada por Israel. Ela abandona o irmão menor, a mãe, a escola e sua pipa. No dia do casamento, vestida de noiva, Lamia atravessa sozinha os postos de controle e as barreiras de arame farpado, gesto que significa também a passagem à vida adulta, brutal como os acontecimentos que se sucederão. O filme recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza.

País: Líbano, França
Diretor: Randa Chahal Sabbag
Roteiro: Randa Chahal Sabbag
Fotografia: Alain Levent
Produção: Humbert Balsan
Elenco: Flavia Bechara, Maher Bsaibes, Ziad Rahabani

NO-DO - EL TIEMPO Y LA MEMÓRIA

(No-Do - El Tiempo y la Memória)

Documentário que reconstitui a trajetória do franquismo por meio de uma compilação de cinejornais dos anos 40 até os 70.

País: Espanhã, 2003
Diretor: Rafael Rodriguez Tranche

NÃO HÁ TERRA SEM DONOL

(No Hay Tierra Sin Dueño)

Parábola política sobre a vida de Don Calixto, um voraz latifundiário cuja criminosa avidez pela posse da terra é timidamente desaprovada pela Igreja. Calixto jubila massacrando os homens e oprimindo as mulheres com seu desejo. O filme mostra os conluios entre os fazendeiros, membros do clero, funcionários públicos corruptos, policiais violentos e investidores americanos para que não haja divisão da terra com os pequenos proprietários da região. No Hay Tierra sin Dueño foi produzido, dirigido, escrito, fotografado e montado pelo hondurenho Sami Katafi.

País: França
Diretor: Sami Kafati
Roteiro: Sami Kafati
Fotografia: Sami Kafati
Produção: Sami Kafati
Elenco: Jose Luis Lopez, Saul Toro, Daniel Vasquez, Marisela Bustillo, Eduardo Bahr

O AGRIMENSOR

(L'Arpenteur)

Avedis, um francês de 20 anos de origem armênia, decide conhecer o país de seus ancestrais. Ele vai para lá contratado por Clément, um agrimensor amigo da família, que está incumbido da tarefa de traçar uma estrada unindo duas cidades do sul do país. O filme faz parte de um projeto de retratar a comunidade armênia espalhada pelo mundo, inspirado nos filmes de Serguei Paradjanov e Arthur Pelechian. Segundo Michel Klein, a Armênia "é um país que precisa ser descoberto, pois é feito de pessoas extremamente sensíveis e sensuais. Tudo que sabemos é que a cultura desse povo é feita por estrangeiros imigrantes. Queremos saber sobre as condições de vida do povo armênio hoje, que sabemos ser muito difíceis, principalmente por ser um país de terrenos agrestes e inóspitos". O filme ganhou o prêmio Jean Vigo.

País: França, 2001
Direção: Sarah Petit, Michel Klein
Roteiro: Sarah Petit, Michel Klein
Fotografia: Laurent Desmet
Produção: Florence Borelly

O ALBINO NÓI

(Nói Albinói)

Ele é o idiota do vilarejo ou um gênio disfarçado? Aos 17 anos, Nói leva a vida à toa em um ponto longínquo no extremo norte da Islândia. No inverno, a cidadezinha fica isolada do resto do mundo, rodeada por montanhas ameaçadoras e coberta de neve. Seu sonho é fugir desta prisão branca com Íris, uma garota que trabalha num posto de gasolina. As várias tentativas de fuga fracassam e uma catástrofe natural muda radicalmente sua vida.

País: Islândia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, 2003
Diretor: Dagur Kári
Roteiro: Dagur Kári
Fotografia: Rasmus Videbaek
Produção: The Coproduction Office (Alemanha)
Elenco: Tómar Lemarquis, Thröstur Leó Gunnarsson, Elín Hansdóttir, Anna Fridriksdóttir, Hjalti Rögnvaldsson

O AMANHÃ FESTIVO

(All Tomorrow'S Parties)

Num futuro próximo, o sectário místico Gui Dao submete a Ásia Continental a um regime totalitário e tem seguidores fanáticos. Os vagabundos Zhuai e seu irmão mais novo Mian são presos e deportados para o Campo da Prosperidade, onde o espírito dissidente de ambos será reeducado. Lá eles descobrem que o campo é mais do que simples propaganda, burocracia, pequeno tráfico de drogas e outras encomendas. Nesse meio tempo, Gui Dao é destronado e os guardas da prisão desertam. Longe das grades, Zhuai e Mian desfrutam de uma liberdade que nunca experimentaram. Zhuai se apaixona por Xuelan e vai morar com ela e seu pequeno filho num apartamento abandonado. Eles tentam levar a vida e tirar dela os pequenos prazeres agridoces do cotidiano, mas a liberdade desperta neles uma incapacidade incontrolável de sonhar, o que torna o futuro sempre uma promessa melhor que o presente.

País: China, 2003
Direção: Yu Lik Wai
Roteiro: Yu Lik Wai
Fotografia: Lai Yiu Fai
Produção: Hengameh Panahi, Li Kit Ming
Elenco: Yong Won Cho, Yinan Diao, Zhao Wei Wei, Ren Na

O ANJO DA DIREITA

(Farishtay Kifti Rost)

Num registro naturalista, o filme conta a história de Khamro, um brutamontes que retorna ao seu vilarejo no Tadjiquistão depois de passar dez anos numa prisão de Moscou. Encontra a mãe doente, em estado terminal. Outros problemas o esperam: o velho prefeito, mais do que depressa, começa a pressionar Khamro para acertar antigas dívidas e os habitantes da cidade exigem que ele reconheïa o filho ilegítimo de dez anos que mal conheceu. A ira da vizinhança acaba impelindo Khamro a se aproximar da bela enfermeira que cuida da mãe. O título do filme faz alusão a uma lenda do Tadjdiquistão, que reserva a cada recém-nascido um anjo em cada ombro: o da esquerda aponta as más ações; o da direita, as boas. Ao morrer, tudo é pesado na balança da verdade para dar um destino à alma: o céu ou o inferno.

País: Tadjiquistão (Itália, Suíça, França), 2002
Diretor: Djamshed Usmonov
Roteiro: Djamshed Usmonov
Fotografia: Pascal Lagriffoul
Produção: Marco Müller/ Fabrica Cinema
Elenco: Uktamoi Miyasarova, Maruf Pulodzoda, Kova Tilaypur, Mardonquol Qulbobo, Maljgat Maqsumova, Hokim Rakmonov

O CREPÚSCULO

(Gagooman)

Num presídio no nordeste do Irã, Reza, um condenado de 34 anos, sempre causa desordens. Preocupado, o diretor da penitenciária tenta acalmá-lo propondo à mãe de Reza que autorize seu casamento. A escolhida é Fatameh, uma mulher condenada à prisão perpétua. O primeiro encontro de ambos é pouco alentador: ele fala do pai e ela diz querer um marido responsável. Mas eles acabam se casando e começam a vida convivendo apenas um dia por semana. Pouco depois, Fatameh fica grávida. Assim que o filho nasce, ela é perdoada. Sete meses mais tarde, a pena de Reza é cumprida e o casal tem a chance de viver junto fora da prisão. Mas muitas dificuldades os esperam. O filme é uma encenação de uma história verídica, vivida pelos protagonistas.

País: Irã, 2002
Direção: Mohammad Rasoulof
Roteiro: Mohammad Rasoulof
Fotografia: Reza Jalili
ProuçãoHoushang Noorolaho, Mohammad Rasoulof Elenco: Ali Reza Shalikaran, Fatemeh Bijan, Zeinab Elahi, Ali Reza Mahdavian, Zoliera Bijan

O DESAPARECIDO

(Bu Jian)

Um parque restaurado é reaberto ao público em Taiwan, mas apenas uma pequena parte está disponível para os usuários. Uma senhora viúva perde o neto no parque durante um passeio. Ela entra em pânico, liga para os parentes, pede ajuda à polícia e, por fim, vai até o columbário, onde estão as cinzas do marido, rezar para que a alma dele ajude no retorno do neto. Enquanto isso, um adolescente --que matou aula para ficar se divertindo com jogos de computador-- encontra o menino numa casa de jogos. No mesmo dia, um aposentado também desaparece, mas o sumiço demora a ser percebido. Agora é o neto que vai procurar o avô sumido em meio à epidemia de Sars que não pára de fazer vítimas no país.

País: Taiwan, 2003
Direção: Lee Kang-Sheng
Roteiro: Lee Kang-Sheng
Fotografia: Liao Pen-Jung
Produção: Liang Hung-Chih
Elenco: Lu Yi-Ching, Miao Tien, Chang Chea, Lin Hue-Ching, Huang Kuo-Chen, Lee Yi-Chen, Chen Tzai-ting, Qui Yi-Chea

O DISTRITO DE TIE XI 1 - A FERRUGEM

(Tie Xi Qu 1)

Primeira de três partes de um documentário épico que registra a vida no distrito industrial de Tie Xi, no nordeste da China. Antes um enorme parque industrial de metalúrgicas e fundições, a região agora é o retrato da decadência.

País: China, 2003
Diretor: Wang Bing

O DISTRITO DE TIE XI 2 - OS RESTOS

(Tie Xi Qu 2)

Segunda parte do documentário épico que registra o distrito industrial de Tie Xi, no nordeste da China.

País: China, 2003
Diretor: Wang Bing

O DISTRITO DE TIE XI 3 - OS TRILHOS

(Tie Xi Qu 3)

Terceira e última parte do documentário sobre o distrito industrial chinês de Tie Xi.

País: China, 2003
Diretor: Wang Bing

O DIA EM QUE MEU DEUS MORREU

(The Day My God Died)

Documentário sobre o comércio sexual de crianças transportadas do Nepal para se prostituírem na Índia. As meninas são destinadas a bordéis onde a contaminação de Aids chega a 80% das pessoas. Algumas garotas são raptadas, outras drogadas, mas a maioria é vendida pelos pais, habitantes de pequenas aldeias rurais miseráveis do interior do país. Muitas vão acreditando na promessa de uma vida melhor. Sem nenhum contato posterior com a família, são espancadas até aceitarem se prostituir, servindo a 20 homens em média por dia. O documentário utilizou-se do recurso da câmera secreta para entrar nas "gaiolas", nome que os turistas dão aos prostíbulos.

País: EUA, 2002
Diretor: Andrew Levine
Roteiro: Cari Beauchamp
Fotografia: Basil Katsaounis e Jurg Walther
Produção: Tapestry Intl e Andrew Levine Productions
Elenco: narração de Tim Robbins e Winona Ryder

O DOGMA DO AMOR

(It'S All About Love)

Num futuro próximo, o mundo está marcado por fatos insólitos: a neve cai em Nova York em pleno verão, a lei da gravidade desaparece em Uganda, pessoas solitárias morrem de tristeza. Em meio a isso, o polonês John se reencontra em Nova York com a mulher Elena, uma grande estrela da patinação, para assinar os papéis do divórcio. Mas eles decidem dar outra chance à relação, voltar ao país e levar uma vida mais tranqüila. O problema é que o staff da patinadora tem planos muito diferentes e conspira contra ela. Primeiro filme feito nos Estados Unidos por Thomas Vinterberg, diretor do polêmico Festa de Família. Música de Zbiegniew Preisner, compositor que fez a maioria dos filmes de Krysztof Kieslowski.

País: Estados Unidos, Japão, Suécia, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Holanda, 2003
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Mogens Rukov, Thomas Vinterberg
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Produção: Miramax Films
Elenco: Joaquin Phoenix, Claire Danes, Sean Penn, Alun Armstrong

O FESTIM DO LOUVA-DEUS

(Le Festin De La Mante)

Fábula inspirada dos instintos canibais do louva-a-deus, inseto cuja fêmea devora o macho logo após a cópula. Sylvia é uma mulher perturbada, dividida entre o amor absoluto por Julien e poderosos instintos assassinos. Vive com a sensação de que um louva-a-deus cresce dentro dela. Apavorada, Sylvia está disposta a fazer qualquer coisa para poupar Julien da morte e parte em busca de outro homem que seja capaz de dar a vida por ela. O jovem Patrick cai na fatídica armadilha.

País: Bélgica, 2003
Director: Marc Levie
Roteiro: Marc Levie & Erik Vandebosch
Fotografia: Michel van Laer SBC
Produção: Marc Levie Visuals
Elenco: Lou Broclain, Yann Chély, Sacha Kollich

O FUNERAL DE YAKUZA

(Kumiso)

Jin Izaki, um dos chefões da yakuza, a máfia japonesa, morre repentinamente. Os membros da gangue estão num dilema: manter o funeral em segredo ou realizar uma cerimônia de acordo com as tradições. Se o funeral acontecer abertamente, todos os chefões de gangues japonesas devem ser convidados, o que chamará a atenção das autoridades policiais, além de custar uma fortuna. Hitomi Matsuda, um dos mais destacados membros do grupo, assume a responsabilidade de organizar o funeral. Matsuda resolve dar ao chefe uma despedida em grande estilo. Mas essa escolha desencadeia uma série de reações que obrigam Matsuda a mostrar suas habilidades.

País: Japão, 2002
Direção: Hideyuki Katsuki
Roteiro: Hideyuki Katsuki, Toru Asai
Produção: Teppei Naka, Atsushi Numata, Hideki Yamasaki
Elenco: Toshiyuki Matsuda,Renji Ishibashi, Masahiko Tsugawa,Takatoshi Kaneno,Kenichi Endo,Rikiya

O GENERAL

(The General)

A década de 60 em Belo Horizonte é relembrada por meio de citações de poemas, filmes e lembranças do período em ritmo de cinema de poesia, no qual os planos são ligados por idéias, imagens, formas e sons. O bar, mais uma vez, faz parte da geografia e da cultura da cidade. É, outra vez, o local de enclausuramento, da solidão e do tédio. Nele, um lunático embevece-se com as menininhas. Um mendigo discute ética e moral com um político. Os personagens se sucedem: o amolador de faca com seu canto triste e ritmado; os funcionários da empresa de lixo caminham sem rumo e direção; a garota que tenta tocar flauta, mas desiste por falta de inspiração. Em meio a isso, Os Boas Vidas e Oito e Meio, de Fellini, Faces, de Cassavetes, Susana, a Perversa, e Um Cão Andaluz, de Buñuel, Os Pássaros, de Hitchcock, O Ano Passado em Marienbad, de Resnais, Maiakovski ("É melhor morrer de vodca do que morrer de tédio"), O Encouraçado Potemkim, de Eisenstein. O texto de abertura é de Carlos Drummond de Andrade, os poemas são de David Neves, recitados por Carlos Reichembach.

País: Brasil, 2003
Diretor: Fábio Carvalho
Roteiro: Fábio Carvalho/ Isabel Lacerda
Produção: Fábio Carvalho
Fotografia: Evandro Rogers
Elenco: Bia Braga/ Isabel Lacerda/ Hélio Zolini/ Ana Maria Nascimento e Silva/ Éder Santos

O HOMEM-FORMIGA

(The Antman)

Loco Satano, sacerdote superior das formigas, tem um plano diabólico em mente. Com o objetivo de ganhar poder absoluto sobre a humanidade, ele pretende unir um ser humano e uma formiga, megalomania psicopática que parece ser sua tarefa principal. Dirige suas atenções à célebre jornalista Bella Bonita, que considera apta a realizar o nascimento do ser híbrido. No entanto, Don José Álvarez, um admirado herói de guerra e ex-chefe de polícia da Cidade do México, se aposenta. Com a nova esposa, Bella Bonita, mora no rancho de seus ancestrais, no meio do deserto. Don José enfrenta Satano para salvar Bella Bonita.

País: Alemanha, 2002
Diretor: Christoph Gampl
Roteiro: Marc Alexander Meyer
Fotografia: Alexander Fischer-koesen
Produção: TTD Checkpoint Berlin Filmproductions
Elenco: Götz Otto, Yasmina Filali, Lars Rudolph, Elisabeth Volkmann, Gojko Mitic

O JOVEM ADAM

(Young Adam)

Filme baseado na novela homônima do escocês Alexander Trocchi, nome influente na cultura Beat dos anos 50. O protagonista é Jom, um jovem que troca um barco de pesca por um emprego em uma embarcação que liga Glasgow a Edinburgh e é comandada por um casal (Les e Ella). Certo dia ele descobre o cadáver de uma mulher boiando nas águas. Acidente, suicídio ou assassinato? À medida que as investigações avançam percebemos que Joe sabe mais do que se imagina. Descobrimos sobre seu passado e qual sua relação com a morta. Nesse meio tempo, surge uma atração entre Joe e Ella, o que aumenta ainda mais a tensão na pequena embarcação.

País: Inglaterra, 2002
Diretor: David Mackenzie
Roteiro: David Mackenzie
Fotografia: Giles Nuttgens
Produção: Recorded Picture Company (Laurence Dorman)
Elenco: Ewan McGregor, Tilda Swinton, Peter Mullan, Emily Mortimer, Jack McElhone

O MELHOR FILME DE THOMAS GRAAL

Uma das primeiras utilizações conhecidas do recurso do "filme dentro do filme", esta perversa comédia de costumes fala de um roteirista em crise criativa que resolve pôr no papel as fantasias que tinha com uma secretária por quem estava apaixonado cegamente. Uma complexa teia de flashbacks e de sonhos acordados colocam na tela momentos de pura fantasia, entremeados com a realidade sem delimitação específica. Boa parte do humor do filme repousa em gags visuais hilariantes. Victor Sjöström, no papel do roteirista, prova ser um ator tão talentoso quanto mais tarde seria como diretor –-ele também interpretou o professor homenageado de Morangos Silvestres (1957), de Ingmar Bergman.

País: Suécia, 1917
Direção: Mauritz Stiller
Roteiro: Maurice Stiller, Gustaf Molander
Fotografia: Henrik Jaenzon
Elenco: Victor Sjöström, Karin Molander

O MESMO AMOR, A MESMA CHUVA

(Same Love, The Same Rain)

Jorge tem 28 anos e já não se sente mais como uma promessa da literatura Argentina, como alguns anos antes. Assim mesmo continua dedicando-se ao ofício e ganha a vida vendendo contos para uma revista de atualidades. Certa noite ele conhece Laura, uma garçonete sonhadora que namora um artista do qual não recebe notícias há algum tempo. Os dois constroem um relacionamento. O filme acompanha 20 anos da vida dos dois, mostra com humor os sonhos, as conquistas e as ilusões. Os principais fatos da história recente do país vão se sucedendo, incorporados à história: o período da ditadura militar, a decepção democrática com Alfonsín, o conturbado governo Menem...

País: Argentina, 1999
Direção: Juan Jose Campanella
Roteiro: Fernando Castets, Juan Jose Campanella
Fotografia: Daniel Shulman
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Ulises Dumont, Eduardo Blanco

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).