Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Mostra BR de Cinema 14/10/2003

Sinopses

SIA, O SENHOR DE PÍTON

(Sia, Le Revê Du Python)

Dominada por um imperador, Koumbi é uma cidade miserável. Para retomar a prosperidade, os sacerdotes dizem que é necessário um sacrifício humano, mas o povo não acredita mais nisso. Sia é designada para o sacrifício, mas seu noivo Mamadi, um valente tenente do exército, rebela-se para evitar a morte da amada. O imperador cai, mas o regime que o sustentava permanece. Sia então se torna partidária de Kerfa, um velho louco e subversivo. Seu noivo é o novo chefe da cidade e lhe oferece a coroa de imperatriz. Sia recusa e, ao lado de Kerfa, resolve pregar a paz. Adaptação para as telas da lenda de Wagadu (mito soninké do século 12), a partir da peça de teatro "A Lenda de Wagadu vista por Sia Yataberé", escrita pelo mauritanês Moussa Diagana.

País: França, 2002
Diretor: Dani Kouyaté
Roteiro: Moussa Diagana
Fotografia: Robert Milliet
Produção: La Lanterne
Elenco: Fatoumata Diawara,Sotigui Kouyaté,Balla Habib Dembélé,Hamadoun Kassogué

SILENCE BETWEEN TWO THOUGHTS

Num vilarejo do Afeganistão, uma jovem é condenada à morte. Mas a pena acaba não sendo executada, pois um princípio religioso diz que as pessoas virgens não podem ser supliciadas, pois vão para o paraíso. O líder espiritual da comunidade resolve o impasse casando a jovem com aquele que será seu carrasco. Este, por sua vez, entra num complexo dilema moral. O filme desagradou as autoridades iranianas, que confiscaram o negativo. Mas o diretor tinha boa parte do material copiado em vídeo digital, o que lhe permitiu finalizar o filme.

País: Irã
Diretor: Babak Payami
Roteiro: Babak Payami
Fotografia: Farzad Jodat
Produção: Babak Payami
Elenco: Maryam Moghaddam, Kamal Naroui

SILVESTRE

(Silvestre)

Dom Rodrigo marca o casamento de sua filha com um nobre rico e vai à corte convidar o rei para a festa. Durante sua ausência, um peregrino aparece pedindo ajuda.

País: Portugal, 1982
Diretor: João César Monteiro
Elenco: Maria de Medeiros, Teresa Madruga e Luis Miguel Cintra

SIN NOTICIAS DE DIOS

(No News From God)

O começo de século revela uma dura realidade aos dirigentes do céu. Não há almas capacitadas a entrar no Paraíso e o esvaziamento é uma realidade. O inferno, por sua vez, vive situação inversa: está cheio de candidatos. A mãe de um boxeador mexicano com passado comprometedor pede que os serviços do bem salvem a alma do filho. Os dirigentes do céu enviam o melhor anjo para a missão que encarna em Lola, a mulher do boxeador. Só que os serviços de inteligência do inferno detectam a missão e seus dirigentes não aceitam perder a disputa por essa alma. Mesmo atravessando problemas de superpopulação, enviam um representante de grande experiência - a lindíssima garçonete Carmen --para neutralizar as ações de Lola. Afinal, a avareza é um dos pecados capitais e, quanto mais se tem, mais se quer.

País: França/ Itália/ Espanha/ México, 2001
Diretor: Agustín Díaz Yanes
Roteiro: Agustín Díaz Yanes
Fotografia: Francisco Femenia
Produção: Tornasol Films
Elenco: Penélope Cruz, Victoria Abril, Fanny Ardant, Damián Bichir, Gael García Bernal

SOB A NÉVOA DA GUERRA

(The Fog Of War)

Retrato do todo poderoso ex-secretário de defesa dos EUA, Robert S. McNamara, que ocupou o cargo entre 1961 e 1968. Personagem ambíguo, McNamara fala sobre suas decisões de maneira fria e distanciada, lembrando os episódios históricos dos quais tomou parte, como os bombardeios sobre 67 cidades japonesas no fim da Segunda Guerra Mundial, a crise dos mísseis de Cuba, em 1962, e a Guerra do Vietnã. Organizado em 11 capítulos, o filme combina imagens de arquivo, reconstituições, fotografias, gravações originais e uma trilha sonora composta por Philip Glass. O título é um trocadilho com a expressão "dog of war" (cão de guerra).

País: Estados Unidos, 2002
Diretor: Errol Morris
Fotografia: Peter Donahue e Robert Chappell
Produção: Errol Morris, Michael Williams, Julie Ahlberg

SOBRE O ARCO-ÍRIS

(Sobre El Arcoiris)

Ator, diretor, câmera, vítima, assassino... Um homem compra uma câmera de vídeo usada e viaja a Berlim adotando uma nova identidade: Ludwig. Fascinado pela magia do cinema, filma a viagem de forma obsessiva, convertendo-a numa ficção. O filme foi gravado em miniDV e adota o olhar subjetivo que caracteriza as gravações do protagonista.

País: Espanha
Diretor: Gonzalo Lopez-Gallego
Roteiro: Jose David Montero e Gonzalo Lopez-Gallego
Fotografia: Jose David Montero
Produção: Gonzalo Lopez-Gallego, Juan Ibáñez e Jose Ibañez
Elenco: Luis Callejo, Isabelle Stoffel, Emily Behr, Martha Fessehatzion

SOLO UN CARGADOR

(Soloi Un Cargador)

Curta que enfoca um homem que ganha a vida carregando as mochilas dos turistas. Também serão exibidos os curtas "Cinema Pagador", de Henrique Pires e Isabel Ribeiro; e "Candeias: da Boca pra Fora", de Celso Gonçalves.

País: Peru, 2003
Diretor: Juan Alejandro Ramirez

SONHANDO COM JÚLIA

(Dreaming of Julia)

Em Cuba, durante o último ano do regime de Fulgêncio Batista, a revolta liderada por Fidel Castro chega à pequena cidade de Holguín, onde a luz é cortada. Mas logo o blecaute será o menor dos problemas.

País: EUA, 2003
Diretor: Juan Gerard
Elenco: Harvey Keitel, Iben Hjejle e Diana Bracho

SUJEIRA

(Dirt)

Dois jovens irmãos texanos perdem a mãe e percebem que precisam de uma mulher na casa. Depois de tentar recrutar strippers e prostitutas para o trabalho, eles raptam a balconista de um mercadinho.

País: EUA, 2003
Diretor: Nancy Savoca
Roteiro: Nancy Savoca, Richard Guay
Produção: Richard Guay
Fotografia: Lisa Leone
Elenco: Tracy Fraim, Julieta Ortiz e Michael Covert

SUCESSO...

(Success...)

Suckes é uma tragicomédia de tom autobiográfico que tem por traz os acontecimentos da história polonesa desde os anos 70: as greves dos anos 70, a tragédia de Chernobil, a queda do comunismo... O protagonista é Marek, um garoto nascido em 1968, que adota como mentores dois homens de posições antagônicas: um é Pastor e o outro Indiano. Certo dia um velho ator visita sua escola e Marek, impressionado com sua performance, decide que também será ator. Ainda na escola, o garoto apaixona-se por Martha, a namorada de seu amigo Wiktor. Já mais velho, ele acaba conquistando o amor da moça. Está, porém, acaba valorizando aquele que obteve mais sucesso na vida: Wiktor.

País: Polônia, 2003
Diretor: Marek Bukowski
Roteiro: Agnieszka Krakowiak
Fotografia: Marek Dawid
Produtor: Marek Bukowski
Elenco: Krzysztof Banaszyk/ Ewa Bukowska/ Bartosz Opania/ January Brunov/ Aldo Vargas

SWIMMING POOL

A inglesa Sarah Morton é uma escritora de meia-idade, autora de livros de mistério e romances policiais de sucesso. Às voltas com uma crise de inspiração, ela procura seu editor, que lhe empresta a casa de veraneio no ensolarado sul da França. Sarah vai para lá e logo começa a trabalhar num novo romance. Mas ela não contava com a repentina chegada de Julie, de 16 anos, a belíssima e pouco convencional filha do editor. Elas se opõem sob vários aspectos, numa convivência cheia de turbulências e ambigüidades, que muda os rumos do livro e da própria vida de Sarah.

País: França, 2002
Diretor: François Ozon
Roteiro: François Ozon
Fotografia: Yorick Le Saux
Produção: Olivier Delbosc e Marc Missonnier
Elenco: Charlotte Rampling, Ludivine Sagnier, Charles Dance, Marc Fayolle, Jean-Marie Lamour

TE VEJO FORA DA CIDADE

(See You Off The Edge Of Town)

Drama com toques cômicos sobre um casal de Hong Kong que vai aos Estados Unidos assistir à formatura da filha, Maggie. Junto à outra filha, Jen, decidem aproveitar um fim-de-semana e vão de Los Angeles ao deserto do Arizona para conhecer o Grand Canyon. O carro de Maggie quebra, transformando a viagem numa experiência infernal. Alguns segredos bem guardados de cada um são revelados, o qudeegare traz conseqüências desastrosas. Como resultado, os quatro passam a ter um novo conceito sobre si próprios e a família. O filme recebeu prêmios nos festivais de Seattle, Austin, Fort Lauderdale, Saint Louis e Atlanta.

País: Hong Kong/ Estados Unidos
Diretor: Ching C. Ip
Roteiro: Ching C.Ip
Fotografia: Lawrence Schweich
Produção: Ching C. Ip
Elenco: Zhu Xi Juan/ K.K. Wong/ Yvonne Teoch/ Jo Chim

TEMPOS DE LOBO

(Le Temps Du Loup)

O cineasta Michael Haneke disse que esse é a sua resposta aos filmes-catástrofe de Hollywood. Quando Ana, a filha adolescente e o filho de 12 anos chegam para passar um feriado num sítio, encontram-no ocupado por estranhos que se recusam a sair do lugar. Procuram ajuda com os vizinhos, mas eles não podem confiar em mais ninguém: toda a sociedade, de uma hora para outra, perdeu os valores da civilização, viraram nômades e podem ataca-los a qualquer momento. Sem comida e nem água, no meio da noite, mãe e filhos tentam encontrar abrigo e acabam por encontrar um rapaz que sobrevive de restos dos cadáveres. Continuando a jornada tétrica, eles seguem por uma linha de trem e chegam a uma estação onde um grupo espera por um hipotético trem. Mesmo com a dignidade perdida, algumas pessoas têm sensibilidade para a poesia e o amor.

País: França, 2003
Diretor: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
Fotografia: Jürgen Jürges
Produção: Christoph Kanter
Elenco: Isabelle Huppert, Maurice Benichou, Patrice Chéreau, Béatrice Dalle, Olivier Gourmet

TERRA DE SONHOS

(In America)

Ator irlandês e sua família emigram para Nova York pensando em ficar ricos, mas cabam indo morar em um cortiço. Do mesmo diretor de "Em Nome do Pai" (93).

País: Irlanda, Reino Unido, 2002
Diretor: Jim Sheridan
Roteiro: Jim Sheridan
Fotografia: Declan Quinn
Produção: Jim Sheridan e Arthur Lappin
Elenco: Samantha Morton, Paddy Considine e Sarah Bolger

TE VEJO FORA DA CIDADE

(See You off to the Edge of Town)

Casal de Hong Kong vai para Los Angeles encontrar suas duas filhas para juntos conhecerem o Grand Canyon. O carro quebra e a situação dá margem para que vários segredos sejam revelados.

País: Hong Kong/ Estados Unidos
Diretor: Ching C. Ip
Roteirista: Ching C. Ip
Produtor: Ching C. Ip
Fotografia: Lawrence Schweich
Elenco: Zhu Xi Juan, K.K. Wong, Yvonne Teoch e Jo Chim

TIEN CHIAO BU JIEN LE

(The Skywalk is Gone)

Shiang-Chyi caminha a esmo, até que decide seguir uma mulher que atravessa a rua sem olhar. Ambas são paradas por um policial que lhes pede a carteira de identidade. Shaing-Chyi procura um vendedor de relógios no meio da multidão. Mas o rapaz está bem ao lado dela.

País: Taiwan/ França, 2002
Diretor: Tsai Ming-Liang
Roteiro: Tsai Ming-Liang
Produção: Homegreen Films Co.
Elenco: Chen Hsiang-chyi, Lee Kang-sheung

TIRANDO A ROUPA

(Nackt)

Três casais de amigos, dois separados, dois casados e dois noivos, se reúnem em um jantar. Os noivos e os casados participam de um jogo em que, nus e vendados, têm que identificar seus parceiros. Também será exibido o curta "Opus", de Frieder Wittich.

País: Alemanha, 2002
Diretor: Doris Dörrie
Elenco: Heike Makatsch, Benno Fürmann e Alexandra Maria Lara

TIRESIA

Na mitologia grega, Tiresia é ao mesmo tempo mulher e homem. Neste filme, é uma transexual brasileira que vive na clandestinidade com o irmão na periferia de Paris. Terranova é um admirador da estética, um sonhador cheio de idéias poéticas. Compara Tiresia a uma rosa perfeita e resolve seqüestrá-la. Sem sua dose regular de hormônios, Tiresia começa a se transformar pouco a pouco: a barba cresce, a voz muda. Desgostoso, Terranova cega Tiresia, abandonando-a no campo. Em estado lastimável, ela é recolhida por Anna, que ajuda em sua recuperação. À medida que melhora, Tiresia começa a manifestar dons de premonição. O personagem é interpretado por dois atores, os brasileiros Clara Choveaux e Thiago Teles.

País: França, Canadá, 2003
Diretor: Bertrand Bonello
Roteiro: Bertrand Bonello
Fotografia: Josée Deshaies
Produção: Haut et Court
Elenco: Laurent Lucas, Clara Choveaux, Thiago Telès, Célia Catalifo, Lou Castel

TODAS AS BELAS PROMESSAS

(Toutes Ces Belles Promesses)

Marianne é violoncelista de uma orquestra e começa um romance com um dos flautistas. Eles passam a noite juntos e ela pensa que significou alguma coisa. Oferece-lhe as chaves do apartamento, mas ele recusa. Desapontada, Marianne tem ainda de enfrentar a morte da mãe. Lendo o testamento do pai, descobre que ele tinha uma amante, Béatrice. Marianne sabia que a mãe também tivera um amante, mas fica curiosa em conhecer a mulher. Ela rememora a infância e se confronta com aparições surpreendentes. Livremente adaptado do romance 'Hymnes à l'Amour', de Anne Wiazemsky, atriz de filmes de Godard e Pasolini. O título do filme evoca um verso da canção 'Hymne à l'Amour', sucesso na voz de Edith Piaf.

País: França, 2003
Direção: Jean Paul Civeyrac
Roteiro: Jean Paul Civeyrac
Fotografia: Céline Bozon
Produção: Philippe Martin, Lola Gans
Elenco: Jeanne Balibar, Bulle Ogier, Eva Truffaut, Renaud Becard, Valérie Crunchant

TOKYO-GA

(Tokyo-Ga)

Documentário em que o premiado cineasta alemão combina cenas de filmes de um de seus diretores favoritos, Yasujiro Ozu (1903-1963), com imagens reais de Tóquio.

País: Alemanha/EUA, 1985
Diretor: Wim Wenders

TREVO E SUÁSTICA

(Seamrog Agus Swastica)

Filme polêmico que examina a colaboração do Exército da República da Irlanda com o Estado Nazista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. As duas organizações fizeram um acordo para quando a guerra chegasse à Inglaterra e o país fosse invadido. Os irlandeses tiram 30 mil homens em sua armada no início dos anos 30. Os militares irlandeses emprestaram submarinos aos alemães, treinaram soldados pára-quedistas, forneceram mapas atualizados das regiões a serem invadidas. Mas o conluio foi marcado por erros de comunicação e muita desconfiança mútua. O filme mostra a incompetência do exército irlandês e uma estranha ineficiência da burocracia germânica. Conta ainda a história de homens capturados, presos e interrogados sobre eventos que desconheciam e a destruição de tudo pelos próprios nazistas quando Berlim foi invadida, para ocultar os crimes.

País: Romênia / Alemanha, 2002
Direção: Irina Maldea, Brendan Culleton
Roteiro: Michael Taft
Fotografia: Russell Gleeson
Produção: Irina Maldea, Brendan Culleton

33

O diretor Kiko Goiffman sempre soube que era filho adotivo, mas aos 33 anos decidiu procurar a mãe biológica. A partir de pistas dadas por detetives de São Paulo e Belo Horizonte, o cineasta realizou um filme, baseado no diário on-line que escreveu durante a busca. Misturando diversos gêneros cinematográficos --entre eles o film noir--, o diretor não se esquivou dos sentimentos e incluiu a mãe adotiva na busca. 33 mergulha no universo peculiar dos detetives, que atuam num terreno movediço entre o legal e o ilegal, o público e o privado. O filme traz também a reação do público, que acompanhou o diário mantido por Kiko Goiffman na internet, que teve grande importância no processo.

País: Brasil, 2003
Diretor: Kiko Goifman
Roteiro: Claudia Priscilla e Kiko Goifman
Fotografia: Kiko Goifman
Produção: Jurandir Muller

UM CERTO CARRO AZUL

(Blue Car)

O drama de Meg, uma jovem de 18 anos, que tem talento literário e uma vida problemática. O pai abandonou a família, a mãe trabalha demais e não lhe dá atenção, a irmã Lili atravessa um fase de graves desequilíbrios psicológicos. Meg mantém uma calma aparente e escreve para aliviar as tensões e desilusões. Os poemas começam a chamar a atenção de seu professor de literatura. Tentando mostrar novos horizontes à jovem e alternativas à sua dura realidade, ele encoraja Meg a mandar seus poemas a um importante concurso nacional de poesia. O professor passa a significar conforto e segurança para ela, numa relação cada vez mais complexa e ambígua.

País: Estados Unidos, 2002
Direção: Karen Moncrieff
Roteiro: Karen Moncrieff
Fotografia: Rob Sweeney
Produção: Peer J. Oppenheimer
Elenco: David Strathairn, Agnes Bruckner, Margaret Colin, Frances Fisher, A .J. Buckley, Regan Arnold

UM FILME FALADO

(A talking picture)

Rosa Maria, uma jovem professora de História, embarca com a filha em um cruzeiro. O navio sai de Lisboa, atravessa o mar Mediterrâneo e chega a Bombaim, na Índia, onde seu marido a espera. Durante a travessia, ela visita pela primeira vez Marselha, as ruínas de Pompéia, Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul --lugares históricos presentes em suas aulas, que representam culturas que marcaram a civilização ocidental. Algumas pessoas lhe chamam a atenção: uma empresária francesa de renome, uma famosa ex-modelo italiana, uma atriz e professora grega e, sobretudo o comandante do navio, um americano de origem polonesa. Mas uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e a vida dos passageiros quando o navio atravessa o golfo Pérsico.

País: Portugal/ França/ Itália
Diretor: Manoel de Oliveira
Roteiro: Manoel de Oliveira
Fotografia: Emmanuel Machuel
Produção: Paulo Branco
Elenco: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Irene Papas, Filipa de Almeida, Luís Miguel Cintra

UM JOVEM SEDUTOR

(Tadpole)

Oscar Grubman é um garoto de 15 anos que se destaca pela precocidade: é sensível, fala francês fluentemente e adora Voltaire. Não bastasse isso, os sentimentos do garoto também se mostram arrojados: ele quer conquistar uma mulher mais velha. O problema é que além de mais velha ela é sua madrasta, Eve. As peripécias não param por aí: Diane, a melhor amiga de Eve, fica interessada em Oscar. Ele vive um dilema: ao mesmo tempo que quer explorar e aprofundar seus sentimentos por Eve, não quer perder o envolvimento com Diane. O filme rendeu a Gary Winick o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundance.

País: Estados Unidos, 2002
Direção: Gary Winick
Roteiro: Niels Muller, Heather Mcgowan
Fotografia: Hubert Taczanowski
Elenco: Sigourney Weaver, Kate Mara, John Ritter, Bebe Neuwirth, Peter Appel, Robert Iler, Aaron Stanford, Ron Rifkin

1.99 UM SUPERMERCADO QUE VENDE PALAVRAS

Os personagens principais são o desejo, a angústia e a compulsão por comprar. Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. A música foi composta por Wim Mertens.

País: Brasil, 2003
Diretor: Marcelo Masagão
Roteiro: Gustavo Stimberg e Marcelo Masagão
Fotografia: Elcio Alemao Naganime
Produção: Agência Observatório e Marcelo Masagão
Elenco: Agnes Rosa, Alex Ramalho,Alexandre Buci, Ana Liz,Anderson Clayton, André Ferreira

UM PASSAPORTE HÚNGARO

A diretora Sandra Kogut vem de uma família judaica de origem húngara. Registrou todas as etapas da odisséia para obter a nacionalidade húngara. A investigação que fez para descobrir se sua história poderia lhe garantir a nova nacionalidade termina revelando muito sobre sua família e sobre a história da imigração húngara para o Brasil. A cineasta começa fazendo um pedido de passaporte na Embaixada da Hungria na França. Depois de enfrentar uma enorme burocracia em cartórios e arquivos, ela é obrigada a fazer uma prova de língua e de conhecimentos gerais sobre a Hungria. A construção da identidade passa pelo peso dos documentos, mas também pela preservação da memória.

País: Brasil, 2002
Direção: Sandra Kogut
Roteiro: Sandra Kogut
Fotografia: Florent Jullien, Florian Bouchet
Produção: Zeugma Films (FR) e República Pureza Filmes (BR)

UNA DE DOS

(One or the Other)

Constitución e Glória Gamal são gêmeas que vivem numa cidadezinha do norte do México. Têm um negócio próprio, um ateliê de costura. Quando chega o dia do casamento da prima, só uma delas pode ir à cerimônia, pois a outra deve ficar cuidando do ateliê. Fazem um sorteio para ver quem vai comparecer. No casamento, a escolhida conhece Oscar Segura, um rancheiro local. No princípio, as gêmeas decidem compartilhá-lo, pois ele não se dá conta de que são duas. Mas depois que ele fala em casamento, uma irmã começa a tramar contra a outra. A situação as obriga a decidir se o amor por um homem é mais poderoso do que os vínculos com uma irmã.

País: México, 2002
Direção: Marcel Sisniega
Roteiro: Marcel Sisniega, Daniel Sada
Fotografia: Jorge López
Elenco: Tiaré Scanda, Erika de la Llave, Antonio Peñuñuri, Norma Angélica, Tara Parra
Produtor: Salvador de la Fuente

VAI E VEM

Viúvo vive só e tem como ocupação andar na mesma linha de ônibus todo o dia. Quando seu filho sai da cadeia, sua rotina sofre uma reviravolta. Finalizado pouco antes da morte do diretor.

País: Portugal/França, 2003
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Rita Pereira Marques e Joaquina Chicau

VEREDAS

(Veredas)

Um casal sai do interior para o litoral e durante a viagem se depara com lendas e obstáculos diferentes.

País: Portugal, 1978
Diretor: João César Monteiro
Elenco: António Mendes, Carmen Duarte e Francisco Domingues.

VERMELHO E AZUL

(Rot Und Blue)

Barbara é uma arquiteta bem-sucedida que quer ser piloto de corridas. Mas um trem está chegando a Berlim com Ilke, sua filha de um casamento há muito rompido. Ilke só conseguiu encontrar a mãe, que não via há 20 anos, porque contou com a ajuda de um detetive que tinha contatos misteriosos. Ilke entra na casa, na vida e na família de Bárbara, a princípio sem perturbá-los. Mas assim que o detetive começa a lhe contar detalhes da vida da mãe, o equilíbrio vai se abalando.

País: Alemanha
Diretor: Rudolf Thome
Roteiro: Rudolf Thome
Fotografia: Michael Wiesweg
Produção: Moana Film GMBH e Rudolf Thome
Elenco: Serpil Turhan, Hannelore Elsner

VERÃO NO VALE DOURADO

(Ljeto U Zlatnoj Dolini)

Fikret Varupa tem 16 anos e todos os requisitos para ser mais um adolescente no caminho da delinqüência. No enterro do pai, descobre que ele devia dinheiro a Hamid, um desconhecido para Fikret, que herda a dívida, uma quantia considerável. Pagá-la significa devolver a honra à família e deixar a alma do pai descansar em paz. Humilhado pela cobrança, Fikret decide não medir esforços para resolver o problema, tarefa difícil numa Saravejo mergulhada no caos e na miséria do pós-guerra. Fikret conhece dois policiais corruptos e se envolve no seqüestro de uma garota.

País: Bósnia Herzegovina / França / Reino Unido, 2003
Direção: Srdjan Vuletic
Roteiro: Srdjan Vuletic
Fotografia: Slobodan Trninic
Produção: Ademir Kenovic
Elenco: Haris Sijaric, Kemal Cebo, Zana Marjanovic, Svetozar Cvetkovic, Aleksandar Seksan, Emir Hadzihafizhegovic

VIAJANTES E MÁGICOS

(Chang Hup The Gi Tril Nung)
Travellers and Magicians

Dondup é um jovem funcionário do correio que vive num vilarejo no Butão e sonha com uma vida melhor nos Estados Unidos. Quando aparece a oportunidade de partir, ele tem dois dias para chegar à capital do país. Mas a tarefa não é nada simples, pois no Butão os ônibus são inconstantes e as estradas precárias. Para complicar as coisas, ele perde o ônibus e é obrigado a viajar de carona. Durante o caminho, conhece outros viajantes, como o monge que lhe conta a história do fazendeiro Tashi, um estudante de magia que fica prisioneiro de um feitiço. Sonhador como Tashi, Dondup muda seus projetos e sua maneira de ver as coisas durante a viagem.

País: Reino Unido/ Butão, 2003
Direção: Khyentse Norbu
Roteiro: Khyentse Norbu
Fotografia: Alan Kolowski
Elenco: Tshewang Dendup, Lhakpa Dorji, Sonam Kinga, Sonam Lhamo, Deki Yangzom
Produção: Malcom Watson, Raymond Steiner

VIVA SAPATO!

Dolores, uma bela dançarina cubana, decide terminar o casamento fracassado e abrir um restaurante à beira-mar em parceira com a tia que mora no Brasil. Mas a tia, em vez de enviar o dinheiro prometido para começar o negócio, manda um par de sapatos de dança. Sem dinheiro, Dolores vende o presente por alguns trocados. Mas descobre que o dinheiro estava escondido dentro dos saltos. Começa então uma busca frenética pelas ruas de Havana, onde encontra personagens divertidos e curiosos que a ajudam a realizar o sonho. O filme ganhou o prêmio do público no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

País: Brasil, 2004
Direção: Luiz Carlos Lacerda
Roteiro: Luiz Carlos Lacerda
Fotografia: Renato Padovani
Elenco: Jorge Sanz, Laura Ramos, Ney Latorraca, Irene Ravache, Paula Burlamaqui, Vladimir Cruz, Maria Galiana, Caio Junqueira, Isadora Ribeiro, José Wilker, Maitê Proença, Marcello Antony
Produção: Iafa Britz

VIVA VOZ

Desde a morte do irmão, há dez anos, o executivo Duda vive com um sentimento de culpa. Ele trabalhou bastante, juntou dinheiro, conseguiu realizar o grande sonho do irmão e agora quer começar uma nova vida, livre de culpas. A primeira iniciativa é romper com Karina, a amante. Enquanto conversam sobre isso, ela telefona acidentalmente para Mari, a mulher de Duda. Ele não se dá conta do que acontece e Mari escuta toda a discussão. Isso acaba provocando uma série de roubos, seqüestros e uma tentativa frustrada de assassinato. Esses fatos levam Duda a mudar seus planos.

País: Brasil, 2003
Diretor: Paulo Morelli
Roteiro: Marcio Alemão Delgado
Fotografia: Luís Branquinho
Produção: Paulo Morelli
Elenco: Vivianne Pasmanter, Betty Gofman, Dan Stulbach, Graziella Moretto, Luciano Chirolli

VIVE L'AMOUR

Algumas das mais conhecidas características do diretor estão nesse filme, como a economia de diálogos, a falta de amor e a incomunicabilidade. Apesar de ser extremamente tímido para trabalhar com vendas, Hsiao-kang ganha a vida vendendo urnas funerárias. Mei-mei é corretora de imóveis. Vive sozinha em um pequeno apartamento e acorda muito cedo para despachar anúncios para os jornais. De dia visita os apartamentos com os compradores interessados. Ah-rong vende vestidos femininos na entrada de uma grande loja de departamentos. Essa forma de ganhar dinheiro se tornou muito popular entres os estudantes de Taipé. Ah-rong, porém, não é estudante. Ele faz parte dos jovens de classe baixa que não querem um trabalho de verdade ou compromissos de qualquer tipo. Cada uma dessas pessoas poderia ser encontrada em qualquer grande cidade do mundo, mas elas estão em Taipé. Em uma noite de inverno, os três se reúnem em um apartamento vazio do centro. Estão juntos, mas não totalmente, neste drama vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza em 1994.

País: Taiwan, 1994
Direção: Tsai Ming-liang
Roteiro: Tsai Ming-liang
Fotografia: Liao Pen-Jung
Elenco: Yang Kuei-Mei, Chen Chao-Jung, Lee Kang-Sheng
Produção: Hsu Li-kong
Produção: Central Motion Picture Corporation

VODKA LEMON

Num cenário de fim-de-mundo, no inverno, um pai-coragem cruza o caminho de uma mãe-coragem igualmente sobrevivente de muitas tragédias passadas. Eles estão a caminho do cemitério onde ambos enterraram respectivamente mulher e marido. Ele tem um filho alcoólatra, uma neta e um filho-esperança que foi buscar trabalho em Paris. Uma pensão militar de sete dólares mensais e móveis velhos --dos quais vai se desfazendo ao longo do filme para continuar sobrevivendo-- é tudo o que tem. Muitos detalhes compõem este mosaico sobre resistência, dignidade, amor e solidariedade. "Vodka Lemon" acontece na Armênia pós-soviética, onde "existe liberdade, mas não existe mais nada", segundo um de seus tantos personagens aturdidos. "Não sei como sobrevivem até agora. Acho que nem eles entendem direito. Eles encaram a vida com contínuo otimismo. O absurdo que os cerca confronta com o otimismo, a miséria com o amor, as vidas mudando da tragédia à comédia, estes são os elementos que me levaram ao cinema", explica o cineasta.

País: França/ Itália/ Alemanha/ Suíça, 2003
Diretor: Hiner Saleem
Roteiro: Hiner Saleem
Fotografia: Christophe Pollock
Produção: Fabrice Guez
Elenco: Romik Avinian, Lala Sarkissian, Rosanna Vite Mesropian, Yvan Franek, Armen Maroutnian

VOLTANDO PARA CASA

(Julie Walking Home)

Julie, filha de poloneses que moram no Canadá, flagra Henry, o marido, na cama com outra mulher. O casal se reconcilia rapidamente quando fica sabendo que o filho Nicholas, de oito anos, sofre de câncer. Como se isso não bastasse, o menino é alérgico à quimioterapia. O pai de Julie, um católico, resolve batizar o menino para salvar sua alma. Isso desagrada Henry, que é judeu. Julie coloca todas as esperanças de salvar o filho em Alexis, num curandeiro que ela vai encontrar na Polônia. Uma relação especial se desenvolve entre ela e essa estranha figura.

País: Polônia/ Alemanha/ Canadá/ EUA, 2002
Diretor: a Agnieszka Holland
Roteiro: Roman Gren, Agnieszka Holland, Arlene Sarner
Fotografia: Jacek Petrycki
Elenco: Lothaire Bluteau, William Fichtner, Miranda Otto
Produção: Karel Dirka

WARMING BY THE DEVIL'S FIRE

(The Blues: Warming By The Devil'S Fire)

Charles Burnett --o único diretor negro a participar da série-- relata sua experiência pessoal com a música desde os anos 1950, quando descobriu os acordes celestiais do gospel ao lado da avó, enquanto a mãe apresentou-lhe a dor pungente do blues. Este conto musical recria episódios da vida de Burnett entremeados com imagens de arquivo de Sister Rosetta Tharpe, Mississippi John Hurt, Victoria Spivey, Willie Dixon, Muddy Waters, Ida Cox, W.C. Handy, Bessie Smith, Reverend Gary Davis e outros.

País: Estados Unidos
Diretor: Charles Burnett
Roteiro: Charles Burnett
Fotografia: John N. Demps
Produção: Margaret Bodde, Alex Gibney
Elenco: Big Bill Broonzy, Ida Cox, Willie Dixon, Lightnin' Hopkins, Bessie Smith, Dinah Washington, Muddy Waters, Sonny Boy Williamson

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).