Folha Online Ilustrada Oscar
Oscar
17/03/2003

"Gangues de Nova York" concorre a 10 Oscar

da Folha Online

Indicações

Filme
Direção
Ator
Direção de arte
Fotografia
Figurino
Edição
Canção original
Efeitos sonoros
Roteiro Original

Ficha técnica

Direção: Martin Scorsese
Com: Daniel Day-Lewis
Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Jim Broadbent, John C. Reilly, Henry Thomas e Brendan Gleeson
Roteiro: Jay Cocks, Steven Zaillian e Kenneth Lonergan
Produtor: Alberto Grimaldi e Harvey Weinstein
Fotografia: Michael Ballhaus, A.C.S
Direção de arte: Dante Ferretti
Editor: Thelma Schoonmaker
Música: Howard Shore
Ouça um trecho de "The Hands that Built America" (interpretada por U2)
Figurinista: Sandy Powell
Efeitos sonoros: Robbie Robertson

Sobre o filme

Divulgação
Veja mais fotos
Cena de "Gangues de Nova York"; veja mais fotos
Produção: EUA (2002), 165 min.
Sinopse: Cidade de Nova York, 1863. Antes de existir a cidade de riqueza, poder e sonhos indefinidos que conhecemos hoje, Nova York era um lugar muito diferente, uma jovem cidade onde o desejo por uma vida melhor ansiava nas ruas guiadas pelo crime. Aqui, ao mesmo tempo em que a sobrevivência da nação estava sendo testada pela Guerra Civil, um extenso e perigoso submundo nascia nas ruas.

Após ter passado 16 longos anos em um "Orfanato," Amsterdam retorna a Cinco Pontos para caçar o assassino de seu pai. Seu alvo é William Cutting também conhecido como "Bill "o Açougueiro" (Daniel Day-Lewis), que desde então tornou-se o implacável novo líder da vizinhança, um nativista que detesta os imigrantes recém chegados e está determinado a rechaçar todos os chamados "invasores estrangeiros." Todo ano, no aniversário da morte do Pastor Vallon, a vitória é celebrada - com convites distribuídos apenas pelo "Açougueiro". O plano de Amsterdam é claro: esperar e matar o assassino de seu pai, nesta noite em que ele comemora sua grande vitória.

Enquanto aguarda por esta noite, Amsterdam trabalha para entrar no fechado círculo do "Açougueiro", um mundo de alternância entre a honra e a crueldade do qual ele espera poder escapar. Quanto mais se aproxima de Bill, mais se transforma no filho substituto do homem, fingindo lealdade enquanto esconde seu verdadeiro passado sombrio. Entretanto, quando Amsterdam se dá conta que uma população irlandesa organizada poderia tomar o exército nativista de Bill, seu destino muda, fazendo com que ele se torne o líder de seu povo.

Ao mesmo tempo, Amsterdam conhece e fica fascinado por Jenny Everdeane (Cameron Diaz), uma enigmática ladra que tem as mãos mais rápidas que os olhos e uma independência selvagem. Quando aparecem os detalhes de seu passado ligado a Bill "o Açougueiro", o relacionamento entre os três se intensifica ainda mais.

Especial
  • Veja o trailer de "Gangues de Nova York"
  • Veja fotos das cenas de "Gangues de Nova York"

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).