Folha Online Ilustrada Oscar
Oscar
17/03/2003

"As Duas Torres" tem 6 indicações

da Folha Online

Indicações

Filme
Direção de Arte
Edição
Efeitos sonoros
Edição de som
Efeitos visuais

Ficha técnica

Direção: Peter Jackson
Com: Elijah Wood, Ian McKellen, Liv Tyler, Viggo Mortensen, Sean Astin, Cate Blanchett, John Rhys-Davies, Billy Boyd, Dominic Monaghan, Orlando Bloom, Christopher Lee, Hugo Weaving, Miranda Otto, Bernard Hill e Andy Serkis
Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens e Stephen Sinclair
Baseado na obra de: J.R.R. Tolkien
Produtor: Peter Jackson, Barri M. Osborne e Fran Walsh
Fotografia: Andrew Lesnie, A.C.S.
Direção de arte: Grant Major, Dan Hennah e Alan Lee
Editor: Michael J. Horton
Música: Howard Shore
Figurinista: Ngila Dickson
Efeitos sonoros: Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peeks
Edição de som:Ethan Van der Ryn e Michael Hopkins
Efeitos visuais: Jim Rygiel, Joe Letteri, Randall William Cook e Alex Funke

Sobre o filme

Divulgação
Veja mais fotos
Cena de "As Duas Torres"; veja mais fotos
Produção: EUA e Nova Zelândia (2002), 179 min.
Sinopse: "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" é o segundo filme da trilogia de Peter Jackson para o cinema baseado na obra do escritor J.R.R. Tolkien, uma aventura épica do bem contra o mal que é ambientada em uma época não muito definida na Terra-Média.

O filme começa nas montanhas de Emyn Muil, onde, perdidos, os hobbits Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum (Andy Serkis), uma criatura que foi deformada pelo Anel, mas que promete guiá-los aos Portões Negros de Mordor se eles não o mantiverem preso.

Sam não confia em Gollum, mas Frodo tem pena da criatura que, como ele, também foi guardiã do Anel.

Na Terra-Média, Aragorn (Viggo Mortensen), o arqueiro-elfo Legolas (Orlando Bloom) e Gimli, o Anão (John-Rhys Davies) encontram o reino de Rohan, que está sitiado, tendo seu antes poderoso Rei Théoden (Bernard Hill) sucumbido à feitiçaria mortal de Saruman, por causa da manipulação de seu espião, o sinistro Língua de Cobra (Brad Dourif).

Éowyn (Miranda Otto), a sobrinha do rei, reconhece como líder o guerreiro Aragorn, um humano. Embora se sinta atraído por ela, ele não consegue se esquecer do grande amor vivido com a elfo Arwen (Liv Tyler) e do pacto que fizeram no passado.

Galdalf (Ian McKellen) renasce como Gandalf, o Branco, depois de uma luta feroz contra o Balrog, e lembra a Aragorn sua missão de unir o povo de Rohan com o baluarte remanescente da resistência humana, Gondor.

Enquanto isso, os hobbits aprisionados Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd) conseguem escapar sozinhos dos Uruk-hai e se embrenham na misteriosa Floresta Fangorn, onde descobrem um inesperado aliado entre as antigas árvores, o Barbárvore, um pastor de árvores, vivo e caminhante, cuja floresta Saruman dizimou.

Em suas viagens paralelas, a Sociedade enfrentará exércitos e muita decepção, embora também se possa vislumbrar maravilhas antigas e a revelação da força de seu povo. Juntos devem enfrentar as forças poderosas que emanam das Duas Torres (a Torre Orthanc, em Isengard, onde o corrupto mago Saruman treinou um exército mortal composto por 10 mil orcs, e a Fortaleza de Sauron, em Barad-dûr, nas tenebrosas terras de Mordor).

Especial
  • Veja o trailer de "O Senhor dos Anéis 2 - As Duas Torres"
  • Veja fotos das cenas de "O Senhor dos Anéis 2 - As Duas Torres"

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).