Folha Online Dinheiro Prédio Inteligente
Prédio Inteligente
25/07/2003

Confira as inovações do Prédio Inteligente

da Folha Online

O Prédio Inteligente é a maior e mais completa edificação já construída indoor, com tudo o que se pode sonhar em termos de sistemas de informatização e de automação predial, comercial, bancária e residencial, é a grande atração do Brasiltec 2003. O público poderá visitar a construção, que tem dois andares e as mais modernas soluções tecnológicas integradas e em pleno funcionamento, durante os cinco dias do evento.

O edifício foi concebido pelo escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini e erguido pela construtora Gafisa num tempo recorde de 200 horas, ocupando uma área de 3.500 metros quadrados. Mas a estrutura de concreto foi erguida em três dias (72 horas). “É a maior mostra de tecnologia de ponta desenvolvida e aplicada na indústria da construção civil“, declara Lemos Britto, organizador do evento.

Na construção do Prédio Inteligente foram utilizadas 600 toneladas de insumos (80 toneladas de aço, 225 toneladas de cimento e o restante de agregados). Os 3.500 metros quadrados carregam o sistema de construção a seco (drywall). Há 3.600 metros quadrados de pintura.

Algumas atrações do Prédio Inteligente

- Hall de Entrada e Cadastramento: Grandes novidades com acesso programado de pessoas, catracas com biometria (sistema de segurança pela leitura e identificação da impressão digital do usuário) de última geração.

- Garagem/ Estacionamento: Dotados dos mais modernos sistemas de automação comercial e controle de veículos (entrada e saída), executados pela maior empresa do mundo de automação de estacionamentos.

- Banco: Nele, será apresentada a maior revolução de automação bancária dos últimos dez anos em personalização de atendimento e reconhecimento do cliente pela íris, pela impressão digital ou pela voz com maior segurança e conforto.

- Loft da Terceira Idade: Novidades para melhorar a qualidade de vida, como monitoramento à distância, funções programadas como hora de tomar remédio, acionamento remoto de iluminação, reconhecimento de voz, plataforma de locomoção, entre outras grandes novidades.

- Elevador: levará o público para os dois andares. Estará em exposição como se estivesse sendo usado num prédio de 40 andares. Nele, encontra-se uma tela com status mostrando como o elevador e as pessoas dentro dele estão. Além disso, fornece dados financeiros, cotação do dólar etc.

- Residencial com serviços: As tecnologias mais avanças em benefício do setor de hotelaria, clubes, academias, centros de eventos.

- Outros ambientes com tecnologia e informatização: Videoconferência, climatização, acesso a Internet, telefonia fixa, cenários de iluminação.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).