Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Profissões em ascenção 02/12/2003

Economia: Financeiras deixam de ser 1ª opção

Alternativas como ambiente, terceiro setor e planejamento estratégico geram vagas e oferecem campo de trabalho diferenciado

Alexandre Sammogini
Free-lance para a Folha

Quem quer crescer na economia deve canalizar esforços pa- ra novas áreas como alternativa ao enxugamento dos quadros das instituições financeiras.

As tradicionais ofertas nos bancos são substituídas pela indústria, pelo setor de serviços e por áreas incomuns aos economistas, como jurídica e ambiental.

O perfil comum do economista focado na análise de indicadores macroeconômicos está perdendo espaço para os especializados na economia do dia-a-dia.

"O foco está voltado para medir resultados e traçar cenários para o futuro", define Synésio Batista da Costa, presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP).

As questões ambientais começam a demandar economistas com a função de avaliar aspectos econômicos de impacto no tema.

Segundo o professor Antônio Carlos Coelho Campino, vice-presidente do departamento de Economia da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), nutrição e saúde também são áreas que começam a sentir a necessidade de profissionais com o perfil do economista.

A USP já tem um curso de pós "stricto sensu" em nutrição, o Pronutri (Programa de Pós-graduação em Nutrição), e também o Procam (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais). A universidade deve oferecer especialização em gestão de saúde a partir de 2004.

Riscos

A procura por pessoas especializadas tem crescido principalmente para planejar estratégias de proteção do negócio da empresa.

"Antigamente, cada área de uma empresa controlava os seus riscos, mas hoje existe a necessidade de ter um profissional, geralmente um economista, olhando tudo e entendendo a relação entre eles", conta Gino Oyamada, vice-presidente da região sul da consultoria Fesa Global Recruitment.

"O economista que pretende se destacar nessa área deve dar muita atenção à formação quantitativa, em matemática e estatística", reforça Marcelo Rabbat, economista e sócio da consultoria PRA. "Ultimamente, o aumento da procura por nossos serviços é maior entre empresas do setor elétrico e de telefonia, além dos fundos de previdência."

A Telemar, por exemplo, emprega economistas em suporte e serviços. "Aqui o economista tem o mesmo espaço que o administrador, com a vantagem de ter um entendimento mais ágil dos números usados na busca de resultados", diz Selma Rocha Fernandes, 36, gerente de desenvolvimento.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).