Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Profissões em ascenção 02/12/2003

Economista aposta em área pública e consolida posição

Alexandre Sammogini
Free-lance para a Folha

Na época em que o economista Eduardo Caldas, 29, se formou na faculdade, em meados da década de 90, a área que então mais lhe interessava era considerada fora de moda.

Quando contava a seus colegas de turma que pretendia se especializar em controle de orçamento público e políticas fiscais nos municípios, Caldas era visto como um idealista que provavelmente ficaria fora do mercado de trabalho.

Passados oito anos, o economista atua em uma ONG (organização não-governamental) e assessora diversos projetos em parceria com o poder público, como a análise do orçamento da Prefeitura de São Paulo ou o Programa de Modernização da Administração Tributária, que tem o patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

"As ONGs sentem a necessidade de economistas com formação voltada para as questões sociais, não apenas nas áreas administrativas mas também no desenvolvimento de projetos."

Hoje o economista diz que não lhe falta trabalho. Pelo contrário, participa de diversos projetos pelo Instituto Polis, ONG em que é contratado há três anos.

O salário é menor do que ganham seus colegas que foram para o mercado financeiro ou para empresas, mas Caldas diz que compensa a diferença com o rendimento da atividade de professor de economia na Universidade Federal de São Carlos.

Na área jurídica, a demanda por economistas com especialização em direito econômico vem crescendo tanto nas consultorias como nos próprios escritórios de advocacia.

Vanessa Boarati, 25, formada em economia pela USP, interessou-se por direito econômico ainda na faculdade. Ela fez por três vezes estágio não-remunerado no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em suas férias.

Em 1999, um ano antes de se formar, uma professora a indicou para uma vaga no escritório de advocacia Magalhães de Ferraz, especializado em direito econômico, onde está até hoje.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).