Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Profissões em ascenção 02/12/2003

Comunicação corporativa une as 3 carreiras

Lara Schulze
Free-lance para a Folha

A diretora de assuntos corporativos da Volkswagen, Junia Nogueira de Sá, 40, conta que mudou o foco da carreira após ocupar cargos em redações de revistas e jornais (entre eles o de ombudsman na Folha). Em 1997, ela aceitou o cargo de diretora de relações corporativas da editora Abril, depois foi diretora de comunicação corporativa do grupo da Telefônica no Brasil e seguiu para a montadora. "Encarei as mudanças como experiências novas", diz. Sá afirma que não deixou de se sentir jornalista depois de ter trocado as redações por uma sala de empresa. "Hoje sou bem mais completa profissionalmente." A comunicação exige hoje que o profissional tenha noções de todas as vertentes da área. E Sá reafirma essa exigência dentro das assessorias empresariais. "Tem de saber sobre relações públicas, jornalismo e marketing para desempenhar um bom trabalho." Apesar das dicas dos especialistas sobre ter experiência na imprensa, Sá ressalta que o mais importante é que o profissional demonstre ter a sensibilidade de um comunicador.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).