Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Profissões em ascenção 02/12/2003

Química: Inovação já abre caminho na indústria

Especializações como cosmética e nanotecnologia apontam que futuro da carreira está na melhoria do desempenho de produtos

Andrea Miramontes
Free-lance para a Folha

Não existe uma fórmula pronta para ter sucesso na carreira de química. O que existem são áreas consideradas aquecidas, como as indústrias cosmética, petroquímica ou farmacêutica.

A grande descoberta é a nanotecnologia, "que permite a criação de materiais em nanoescala, que é mil vezes menor que a de materiais micro", explica Henrique Toma, 54, chefe do departamento de química da USP (Universidade de São Paulo). "É o futuro de todas as indústrias", prevê.

Na opinião do pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná Aldo Zarbin, 35, essa nova tecnologia vai gerar um impacto "inimaginável" na produção daqui a alguns anos. "Vamos ter aplicação em tudo que se possa pensar, e o mercado de trabalho vai crescer."

Os profissionais que atuam na área reforçam as orientações acadêmicas. "É um ramo do futuro, pois a pesquisa é destinada a aumentar a performance dos produtos", conta Karla Araújo Macian, 36, responsável pela área de novas tecnologias da Natura.

Petróleo e energia

Outro ramo em ascensão é o da indústria petroquímica, segundo Hans Viertler, 63, professor da USP e membro do Conselho Regional de Química de São Paulo.

Há 28 anos na Petrobras, a química Sônia Maria Cabral de Menezes, 51, consultora da gerência da área, diz que os desafios criam novas oportunidades. "Em todas as etapas do processamento do petróleo, precisamos do profissional que entende de química."

Menezes aposta ainda na expansão de novas formas de energia. "Áreas inovadoras, como biocombustível e energias alternativas, têm futuro", avalia.

Beleza e saúde

Que "beleza é fundamental", todos sabem, desde o poeta Vinicius de Moraes. A novidade é que ela se tornou rentável e gera empregos. Para os químicos, cuja função é desenvolver e transformar os produtos, a área representa um potencial campo de atuação.

"Cosmética está entre os segmentos que mais crescem no mercado", observa Mara Augusto, 41, coordenadora de assuntos técnicos e regulatórios da Avon.

Saúde também nunca sai de moda, e as indústrias farmacêuticas representam um campo de trabalho a ser observado.

"Há um grande leque, ainda mais com as crescentes exigências da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", conta Maria Emilia Milari de Almeida, 35, coordenadora do laboratório de controle químico da farmacêutica Bristol-Myers Squibb.

Em comum, indústrias de todos os setores têm a preocupação ambiental crescente, o que também se traduz em novas oportunidades para o químico.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).