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APRESENTAÇÃO

Prêmio Folha de Qualidade Imobiliária 2003 traz novidades

Na 2ª edição, expande-se para a Grande São Paulo e introduz ranking quantitativo de comerciais e residenciais

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
Editora de Suplementos da Folha de S.Paulo



No seu segundo ano, o Prêmio Folha Qualidade Imobiliária consolidou lideranças de mercado _Lopes (vendedora) e Rossi (incorporadora e construtora)_ e incorporou novas categorias _comerciais e horizontais, e os respectivos lançamentos do ano.

Mas é no Grande Prêmio que a Folha continua a se diferenciar dos outros oferecidos pelo mercado: são os moradores que avaliam as empresas. E, neste ano, duas são bicampeãs de qualidade _Inpar (incorporadora) e Fernandez Mera (vendedora).

Ainda nessa categoria, a disputa foi novamente acirrada entre as construtoras. Em 2003, a Tecnisa levou o Grande Prêmio depois de um empate técnico com a Diálogo. Em 2002, foi a Company que, no desempate, tirou o título de qualidade da Gafisa e da Inpar.

Os oito jurados dos lançamentos tiveram mais trabalho em 2003: analisaram 30 projetos verticais (foram 22 em 2002), 12 horizontais e nove comerciais para eleger os ganhadores: Mustique, Vert Supreme e Faria Lima Financial Center, respectivamente.

1.698 entrevistas

Para chegar ao Grande Prêmio, o Datafolha, por meio de um cadastro de 721 incorporadoras, 580 construtoras e 313 vendedoras, analisou os lançamentos a partir de novembro de 1996 e entregues entre novembro de 1999 e outubro de 2002, num universo estendido para a Grande São Paulo.

Os 1.395 residenciais verticais selecionados para compor a amostra tiveram como base dados do Datafolha, da Amaral D'Ávila Engenharia de Avaliações, registros de lançamentos imobiliários na prefeitura e publicidade veiculada. As informações foram checadas não só nas empresas como nos empreendimentos.

Os seis primeiros colocados nessa categoria (confira os vencedores na página 14), então, foram automaticamente selecionados para o módulo qualitativo: o Grande Prêmio (págs. 4, 6 e 8). O Datafolha fez 1.698 entrevistas e checou in loco 774 residenciais.

Não houve amostra estatística confiável (296 e 200 empreendimentos, respectivamente) para estender o Grande Prêmio para as categorias residenciais horizontais e comerciais. As cooperativas habitacionais foram excluídas.

Metodologia

A pesquisa realizada pelo Datafolha é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados (entre clientes das seis primeiras empresas do ranking quantitativo de residenciais verticais em cada categoria).

As entrevistas foram feitas entre os dias 23 de novembro de 2002 e 5 de fevereiro de 2003, com uma margem de erro máxima de dois pontos percentuais para o total da amostra, para mais e para menos. Considerou-se um nível de confiança de 95%, ou seja, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Para a nota média das incorporadoras, foram considerados os seguintes aspectos: nota média dada à construtora, à incorporadora e à vendedora e as médias das áreas interna e externa.

No caso das construtoras, foram levadas em conta a nota média atribuída à empresa e a média das notas das áreas internas e externas. Para as vendedoras, foram a nota média dada à empresa e a nota média do corretor, em itens como atendimento e educação.

O Prêmio Folha tem apoio de Secovi e do Sinduscon (sindicatos de construtoras, incorporadoras e imobiliárias) e da Amaral D'Ávila.

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