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QUALIDADE | CONSTRUTORA

Tecnisa vence em disputa acirrada

Depois de um empate técnico com a Diálogo, construtora só perde em 1 dos 4 itens avaliados

ELENITA FOGAÇA
Free-lance para a Folha de S.Paulo

Numa disputa acirrada com a construtora Diálogo, a Tecnisa venceu o Grande Prêmio Folha Qualidade Imobiliária, com uma nota média de 8,30, contra 8,26 da segunda colocada. As duas sobem ao pódio pela primeira vez.

Como houve um empate técnico, o Datafolha ponderou todas as notas médias _da construtora (Tecnisa, 8,32; Diálogo, 7,77); das áreas externa e interna (8,28 e 8,75); do apartamento (8,99 e 8,69)_ e o cumprimento do prazo de entrega (100% e 87%).

"Há sinergia entre as áreas de marketing e de tecnologia: a primeira traz o que o cliente quer, e a segunda, as melhores soluções", diz Ricardo Pereira Leite, 44, diretor de novos negócios da Tecnisa. "Nosso maior desafio é cumprir com rigor aquilo que prometemos ao comprador."

Fundada há 25 anos por um recém-formado em engenharia pela USP (Universidade de São Paulo), a Tecnisa é um exemplo de empreendedorismo (leia abaixo). Em 1978, tinha, além do dono, Meyer Joseph Nigri, 47, só dois empregados. Exatos 25 anos depois, contabiliza 507 funcionários, 54 edifícios entregues, 34 em obras e 11 em lançamento.

"Se erramos, é por excesso de cuidados'', diz Leite. "Nossa pesquisa com o consumidor começa antes mesmo da venda. Quando uma pessoa não compra o nosso imóvel, procuramos saber por que deixou de fechar o negócio."

Segunda no ranking de qualidade, a Diálogo, há 16 anos no mercado, concentra seus projetos na zona leste de São Paulo: já entregou 55 edifícios, tem outros sete em obras e cinco em lançamento. "Estamos no caminho certo", diz o dono, Edgard Karnik Nahas, 46, explicando que, em 1999, com a saída de um sócio, reestruturou a empresa.

Nahas reconhece que teve um problema único de entrega de imóveis: estava prometido para novembro do ano passado, e foi entregue em dezembro. "Foi uma exceção, pois somos conhecidos e até criticados por entregá-los com antecedência."

A maioria dos entrevistados pelo Datafolha (56%) teve algum tipo de problema com o apartamento: em média, 6,6 meses após a entrega do imóvel, sendo que 51% dos problemas foram resolvidos no primeiro contato do cliente com a construtora.

Vale lembrar que, desde a entrada em vigor do novo Código Civil, em 11 de janeiro deste ano, a garantia para reclamar de defeitos de construção dura 180 dias.

Avaliação do imóvel entregue



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