Folha Online dinheiro Qualidade Imobiliária
Qualidade Imobiliária
QUANTIDADE | HORIZONTAL

Sistema Fácil em Barueri leva 3 ao pódio

Rodobens, Lucio e Fernandez Mera ganham em Alphaville; Tecmac é líder na Granja Viana

NATHALIA BARBOZA
da Folha de S.Paulo

Luana Fischer/ Folha Imagem
Condomínio Tamboré 5, em Alphaville, parceria Rubens/Lucio Engenharia/Fernandez Mera
A incorporadora Tecmac, a construtora Lucio Engenharia e a imobiliária Fernandez Mera têm muito a comemorar. O trio venceu a nova categoria do Prêmio Folha Qualidade Imobiliária, residenciais horizontais, um dos mercados que mais cresceram.

A categoria do prêmio já nasceu forte. Foram analisados 296 empreendimentos lançados na Grande São Paulo a partir de novembro de 1996, idealizados e entregues por 225 incorporadoras, 219 construtoras e 150 imobiliárias até outubro de 2002.

Os números refletem a explosão horizontal: do início de 1997 até o primeiro semestre de 2001, houve um crescimento de 265% no número de condomínios fechados lançados na região metropolitana de São Paulo, apontam estudos do Datafolha e da consultoria Amaral D'Ávila.

Se a região de Cotia é a campeã em lançamentos (26 empreendimentos, de 1997 a junho de 2002), em número de unidades (1.309) a líder é Barueri (32 km a oeste de São Paulo). Lá, o Sistema Fácil (parceria de Rodobens, Fernandez Mera e Lucio Engenharia, entre outros, que têm como sócio e captador de recursos o Unibanco) reinou absoluto.

Não é à toa que levou os parceiros para o ranking. "O Prêmio Folha reflete a vontade de sermos líderes. Em três anos [desde 1999], vendemos 90% das 1.100 casas que fizemos na região", diz Firmino Matias Lúcio Júnior, 37, diretor da Lucio, a primeira a implantar o conceito de casa inteligente (cabeamento de fibra óptica) nos residenciais Exclusive Houses e Tamboré Villaggio.

"Foram três anos seguidos com velocidade de vendas [total de estoque comercializado sobre a quantidade de imóveis postos à venda] de 17%, muito acima dos 7% do mercado", analisa Eduardo Gorayeb, 46, diretor da Rodobens, vice em incorporação.

"A vantagem da parceria é que pode-se fazer um produto de vanguarda, mas com condições de pagamento diferenciadas que atraiam pessoas que, a princípio, não teriam condições de pagar." Gonzalo Fernandez, 35, da Fernandez Mera, conta que levou de três meses a seis meses para vender as residências para famílias com renda mensal entre dez e 20 salários mínimos.

Cotia

Há apenas três anos no mercado imobiliário, a Tecmac foi a ganhadora do prêmio entre as incorporadoras e ainda ficou em segundo entre as construtoras. O carro-chefe de seus lançamentos foi o Recanto das Graças, em Cotia (33 km a oeste de São Paulo).

O empreendimento já conta com cinco condomínios e 400 casas na Granja Viana, a área do município mais próxima da capital. "Um dos nossos diferenciais foi interagir com o cliente e com a comunidade local", diz Edson Souza Ribeiro, 44, diretor comercial, exemplificando que construiu uma escola no município visando à população carente.

"Tivemos a sorte de estar em um momento em que havia uma dificuldade grande na aprovação de novas plantas na prefeitura", afirma Tomás Salles, 52, diretor da imobiliária Lopes, parceira da Tecmac no Recanto das Graças e vice no ranking de horizontais.

Consórcio

O forte do consórcio Marvin/ Cofer/Eluba é incorporar casas na cidade de São Paulo. Em 1996, começou a formar um grande condomínio no Butantã e explorou mil casas nos Villas Nova Tatuapé 1, 2 e 3, na zona leste. "Primamos por pesquisar, com frequência, a vontade popular", revela Sergio Canton, 31, diretor.

As três mais


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).