Folha Online Brasil  
Roberto Marinho - 1904 - 2003
07/08/2003

Repercussão

da Folha de S.Paulo

Roberto Marinho entra na história com o peso de ter feito, em todas as frentes da comunicação, uma obra importantíssima. Foi uma grande figura. Vai ser difícil encontrar outro.

ROBERTO CIVITA, presidente do Grupo Abril:

Roberto Marinho foi o empresário do setor de comunicações que maior sucesso alcançou. Sua trajetória de êxito ficará registrada na história da comunicação brasileira.

JOÃO CARLOS SAAD, presidente do Grupo Bandeirantes

A morte do doutor Roberto [Marinho] é como se tivesse perdido um pai. Raras pessoas no mundo conseguiram realizar todos os sonhos, ter tanta competência para contornar todos os problemas. Ele começou a criar a TV Globo aos 60 anos.

JOSÉ BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SOBRINHO, O BONI, ex-vice-presidente das Organizações Globo

É uma história de competência, de realização. [O Roberto Marinho] Teve uma vida absolutamente plena de frutos e construiu uma história. Por isso, faz parte da história do Brasil.

FERNANDO MITRE, diretor de jornalismo da Bandeirantes

É uma pessoa extraordinária que a gente perde, um grande empresário, um grande jornalista. Teve uma influência na história brasileira.

EUGÊNIO STAUB, presidente da Gradiente e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho de Administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

Roberto Marinho foi referência empresarial para sua geração. Conheci-o como amigo e adversário. Soube aproveitar as oportunidades de seu tempo. Deixa como legado uma das principais empresas jornalísticas do mundo.

MÁRIO GARNEIRO, presidente da BrasilInvest

Roberto Marinho era um dos homens mais importantes para a publicidade brasileira. Ele foi um grande baluarte para a propaganda no Brasil.

LUIZ SALLES, publicitário

Ele levou a nossa imprensa a ser reconhecida no exterior. O Brasil é muito mais conhecido lá fora graças à Globo. Ele vai deixar saudade.

OLACYR MORAES, empresário

Foi importante tanto na mídia imprensa como nas telecomunicações. Um empreendedor brilhante.

OTÁVIO AZEVEDO, conselheiro da Telemar e presidente da Andrade Gutierrez Telecomunicações

Ele foi um exemplo de tenacidade, coragem e determinação. Um exemplo para as novas gerações, que mostra que os mais determinados, mesmo com mais idade, construir uma nação.

ROBERTO FALDINI, diretor da Fiesp

Ele sempre foi um exemplo de trabalho. Sempre pautei minha vida no trabalho dele, em sua abnegação.

CID MOREIRA, apresentador

O Roberto Marinho era um empreendedor fantástico, um homem corajoso que, aos 60 anos de idade, acreditou num sonho impossível. Por isso, aos 98 anos, ainda era um jovem.

J.B. DE OLIVEIRA, Boninho, diretor da TV Globo

Lamento muito. Tinha grande admiração por sua competência e liderança. Era um homem de extraordinária iniciativa.

MANOEL CARLOS, autor da Globo

Ele foi um exemplo de vida, de jornalista, de empresário e de patrão. Sempre me senti muito à vontade para trabalhar, sem medo de sofrer nenhum tipo de censura. Sua morte soa muito mais dolorida para nós que trabalhávamos na Globo. Seu mérito sempre foi saber escolher as pessoas e delegar poder. Por isso a Globo se tornou a potência que é.

BENEDITO RUY BARBOSA, autor da Globo

[O Roberto Marinho] era o homem que mais investia na produção cultural nacional, goste ou não de suas novelas. Lembro-me quando fomos à inauguração da nova iluminação do Cristo Redentor e tínhamos de subir aqueles 200 degraus, e ele pediu: 'Posso pegar no seu braço?' Era um amigo e um patrão como poucos.

LIMA DUARTE, ator

Comandou uma grande rede de comunicações com justiça e de modo democrático. Nunca perseguiu ninguém e sempre foi pela liberdade de expressão. Sua importância nas comunicações foi ainda maior por ter levado a teledramaturgia nacional para o exterior de forma heróica.

EVA WILMA, atriz

Aos 60 e poucos anos, ele criou uma rede como a Globo, que sempre se diferenciou pela teledramaturgia e pelo jornalismo. Como um homem que dedicou sua vida às comunicações e veio do jornalismo impresso, ele sacou a importância do jornalismo na televisão antes do que as outras emissoras de sua época.

SERGINHO GROISMAN, apresentador da Globo

Ele era como uma entidade pra gente, um ser superior a tudo. É estranho receber essa notícia, pois era como se fosse da família. As pessoas perguntam, comentam sobre isso, como se fosse um familiar. Eu sinto muito.

VERA HOLTZ, atriz

Quando gostava de um funcionário, ninguém "tascava" com ele. Essas pessoas vão sentir falta dele. Ele foi um homem que construiu um império e eu o respeito por isso.

ZIRALDO, cartunista e escritor

Ele foi um homem importante para a mídia brasileira, construiu um complexo de informação midiática. Do ponto de vista político, tenho minhas dúvidas se fez bem para o Brasil. O tempo vai dizer isso, vai dizer qual foi o efeito sobre a cultura, a qualidade na divulgação de informação.

LUIZ GONZAGA BELLUZO, economista


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).