Folha Online Cotidiano São Paulo, 449
São Paulo, 449
24/01/2003

Uma cidade de parabéns

MARTA SUPLICY
especial para a Folha Online

P. Santos - 08.jan.03
A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT)
Nesses 449 anos de história, em vários momentos, nossa capital foi decisiva no desenvolvimento brasileiro. Há razões de sobra para os paulistanos terem a auto-estima elevada: vivemos na maior e mais dinâmica cidade da América Latina, que tem demonstrado sua capacidade de liderança em termos nacionais e internacionais. Não podemos negar que a cidade enfrenta problemas, porém, estamos em plena reconstrução. Neste próximo ano, será concluída uma série de obras para preparar a cidade para a festa do ano que vem: 450 anos.

Vale lembrar que, neste ano que passou, a União Européia reconheceu que os programas municipais de inclusão social são exemplares. Além da abrangência -hoje, 260 mil famílias são beneficiadas- o sistema foi tido pelos europeus como uma estratégia eficiente e não-assistencialista.

Os desafios são imensos. Mas temos também uma série de realizações a festejar.

Nossos projetos apontam para o desenvolvimento da metrópole, com justiça social e respeito ao ambiente. Entre esses projetos, podemos destacar o investimento no centro da capital. Já foram feitas obras importantes, mas esse processo de reabilitação deverá se intensificar no próximo semestre, quando chegará o recurso do acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que destinará US$ 100 milhões para o projeto. Dada a qualidade dos programas e seu impacto social, os técnicos do banco decidiram reduzir a contrapartida que a cidade deve oferecer em troca do empréstimo. Desses investimentos, boa parte já foi feita, como a reurbanização da praça do Patriarca.

O parque do Ibirapuera, que foi um dos presentes mais importantes que os paulistanos receberam no aniversário dos 400 anos, ficará aberto até a meia-noite a partir deste final de semana. Com iluminação especial e mais 50 guardas municipais equipados com motos, rádios e viaturas, o parque, que é uma alternativa de lazer ao ar livre, estará ainda mais acolhedor. Em 2004, o parque estará renovado. O projeto de um auditório para shows musicais, do arquiteto Oscar Niemeyer, será finalmente concluído.

A cidade tem recebido também mais áreas verdes, como o novo parque público (o Chácara das Flores, na zona leste) e dezenas de áreas de lazer ao ar livre espalhadas pela cidade. Canteiros centrais de avenidas receberam paisagismo e centros de bairros brinquedos, pistas de skate e árvores para se tornarem locais de convivência social. Teremos também uma malha viária melhor depois de concluir o plano de recuperação dos viadutos e o recapeamento de avenidas.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) serão abertos no segundo semestre deste ano. Eles fazem parte de um esforço pela Educação. O município investiu na melhoria da merenda e foram distribuídos mais de 800 mil uniformes e 926.716 conjuntos de material escolar. Até dezembro, 72 mil crianças recebiam transporte gratuito para a escola e chegaremos a 100 mil nesse primeiro semestre. Sem falar da área da Saúde, onde temos o Programa Saúde da Família, que já atende 2,4 milhões de pessoas.

Essas realizações devem ser partilhadas com todos os cidadãos para que todos se sintam no direito de comemorar o aniversário da metrópole. Não apenas a passagem de uma data, mas um momento em que avaliamos nossos feitos e definimos os rumos a seguir. Espero, no ano que vem, que consigamos marcar os 450 anos como um evento simbólico na história da reconstrução de São Paulo.

Marta Suplicy, 57, é prefeita de São Paulo

Leia também o artigo que Marta escreveu em 2002

Mande uma mensagem para a prefeita Marta Suplicy


Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).