Folha Online Cotidiano São Paulo, 449
São Paulo, 449
22/01/2003

Leia artigos antigos sobre São Paulo

do Banco de Dados

Acompanhe uma seleção de textos antigos publicados na "Folha da Manhã", disponíveis no site Almanaque, sobre São Paulo.

  • Piratininga: 1532 - 1560, por Sérgio Buarque de Holanda - A fundação, há quatrocentos anos, de um povoado de portugueses apartado doze leguas do litoral atlantico, em sertão quase invio —só acessivel através de asperas veredas, que até ao seculo passado seriam o tormento ou o espantalho dos viajantes— sugere problemas que transcendem o alcance de uma simples historia regional.

  • Engraxates de São Paulo, por Rubem Braga - A São Paulo, Avenida São João. A vida em São Paulo está barata. Vemos ali sandwiches de queijo ou de presunto a duzentos réis. A avenida é larga, é bella, cheia de gente e de barulho. Desçamos no meio da turba. Na praça do Correio existe a estatua mais feia da America do Sul. É de Verdi. Amo este trecho entre a praça do Correio e o largo Paissandu. Vinde ver os engraxates. Aí, engraxates de São Paulo! Aí, sobretudo engraxates volantes de São Paulo! Engraxates civis, engraxates militares.

  • Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).