Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo, 450 20/09/2003

Cronologia - Século 21

do Banco de Dados

Século 16 Século 17 Século 18 Século 19 Século 20 Século 21

2001

1º.jan. - Pela segunda vez, a cidade é governada por uma mulher, também uma petista, Marta Suplicy.

18.fev. - Uma rebelião no Carandiru é a senha para mais que 27 mil presos se rebelem simultaneamente em 24 presídios de 19 cidades do Estado. O motivo seria a transferência de nove supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) para o interior. A maior rebelião conjunta da história termina no dia seguinte, com pelo menos 16 mortos.

6.abr. - As Organizações Globo compram o jornal “Diário Popular”.

25.abr. - Após 30 anos e 8,5 milhões de visitantes, o Simba Safari anuncia o fim de suas atividades.

28.ago. - A estudante Patrícia Abravanel, 23, filha do empresário e apresentador Silvio Santos, volta para casa, após sete dias em poder de seqüestradores.

19.out. - A mostra internacional de cinema completa 25 anos, com 218 longas-metragens de 52 países.

26.nov. - O Carandiru registra a maior fuga de sua história --108 detentos escapam da penitenciária da zona norte por meio de um túnel.

2002

2.fev. - O publicitário Washington Olivetto é libertado na rua Kansas, no Brooklin (zona sul) depois de 53 dias de seqüestro.

8.mar. - A Polícia Civil realiza a maior operação de sua história, com 1.200 homens, na favela Pantanal (zona sul). Em seis horas, prende 15 pessoas, apreende drogas, 18 armas e descobre três supostos cativeiros de seqüestros.

8.mar. - Dois atentados a bomba esvaziam prédios da Justiça, o Fórum Criminal Ministro Mário Magalhães (zona oeste) e o Juizado Especial Cível e Criminal de Guaianazes (zona leste).

18.mar. - O Fórum de Itaquera (zona leste) é o sexto alvo de atentados no ano. Quatro pessoas em duas motos metralham o local e ferem quatro pessoas.

20.abr. - Área de 180 mil m2 na Vila Carioca (zona sul), onde a Shell possuía fábrica de pesticidas e armazena combustíveis há cerca de 50 anos, apresenta subsolo e águas subterrâneas contaminadas por várias substâncias tóxicas.

23.ago. - É aprovado o novo Plano Diretor, que deve orientar o crescimento da cidade, com metas e diretrizes, nos próximos dez anos.

15.set. - O governador Geraldo Alckmin assina o decreto que extingue a Casa de Detenção de São Paulo. Maior presídio do país, o Carandiru tinha capacidade de 3.500 pessoas e chegou a abrigar mais de 7.000. Em 8 de dezembro, três pavilhões são implodidos.

29.set. - A catedral da Sé reabre após mais de três anos de reformas, com missa especial do cardeal arcebispo dom Cláudio Hummes e um pequeno concerto de sinos.

21.out. - Entra em operação a primeira linha de metrô construída nos últimos dez anos. A linha 5 (lilás), com 9,4 km, promete ligar em 15 minutos as estações Capão Redondo e Largo Treze (zona sul).

31.out. - O casal Manfred Albert e Marísia von Richthofen é encontrado morto. Em 8 de novembro, a filha, Suzane Louise, 19, seu namorado, Daniel Cravinhos de Paula e Silva, 21, e o irmão dele, Cristian, 26, confessaram o crime.

7.nov. - Toque de recolher, pela morte de dois supostos traficantes, força o fechamento do comércio no bairro do Glicério (centro).

2003

19.mai. - A crise no transporte coletivo se intensifica com a diretoria do sindicato dos motoristas presos sob acusação, entre outros crimes, de receber propina de empresários para realizar paralisações. As greves serviam para pressionar a prefeitura a conceder subsídios ou aumentar a tarifa do transporte.

1º.ago. - Inauguração do primeiro dos 21 CEUs (Centros Educacionais Unificado), que Marta Suplicy tenta fazer a marca de sua gestão. A primeira unidade foi a de Jambeiro (zona leste).

11.ago. - Estudante de direito da Faculdade São Francisco, da USP, atira uma galinha preta contra Marta durante evento de comemoração dos 100 anos do Centro Acadêmico XI de Agosto. Os estudantes chamam a prefeita de “Martaxa”, em referência à criação e aumento de diversas taxas municipais.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).