Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Silvestre 23/12/2003

Brasileiros

Desde a intercionalização da São Silvestre, em 1945, quando alguns dos melhores atletas de longa distância do mundo passaram a disputar a tradicional corrida de rua, o Brasil venceu só sete vezes a prova masculina. Desde 1992, a prova tem sido dominada pelos quenianos, que ganharam oito das 11 edições --cinco com Paul Pergat.

Criada em 1975, a versão feminina da tradicional corrida só viu quatro brasileiras chegarem ao lugar mais alto do pódio. No entanto é entre as mulheres que o Brasil somou as últimas glórias na São Silvestre, com as vitórias de Maria Zeferina Baldaia (2001) e Marizete Rezende (2002), enquanto os homens não ganham desde 1997.

Sebastião Alves Monteiro (1945 e 46)
Campeão nas primeiras duas corridas que tiveram a participação de atletas de outros países, este policial, que corria pelo São Paulo FC, foi também recordista brasileiro dos 10 mil m. Na prova de 45, travou batalha com o uruguaio Oscar Moreira e abrindo vantagem na avenida Tiradentes. Em 46, não teve concorrentes.

José João da Silva (1980 e 85)
Entregador de pizza na juventude, o corredor pernambucano, que também era atleta do São Paulo FC, rompeu o jejum de 34 anos sem vitórias brasileiras nas ruas de São Paulo. Após um difícil duelo com o português Fernando Mamede, ele só assumiu a liderança na avenida Paulista, incentivado pela torcida. Em 84, perdeu o bi para o português Carlos Lopes, medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles. Mas levaria seu segundo título no ano seguinte.

João da Matta (1983)
Mineiro de Diamantina e sargento da Polícia Militar, o corredor do Atlético-MG foi uma surpresa, já que não figurava entre os maiores favoritos deste ano. Em 95, já com 42 anos, venceu a corrida na categoria de veteranos.

Ronaldo da Costa (1994)
O mineiro Ronaldinho da Costa, que em 1998 quebraria o recorde mundial da maratona, com o título da Maratona de Berlim, impediu o tricampeonato do queniano Simon Chemwoyo, favorito absoluto deste ano, e acabou com nove anos sem vitórias brasileiras.

Carmen de Oliveira (1995)
A brasiliense entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira campeã da corrida e chorou muito ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Antes, Carmen tinha sido quatro vezes vice-campeã _1985, 90, 92 e 93.

Roseli Machado (1996)
Sem Carmen de Oliveira, que não participou da edição, o Brasil não confiava que pudesse conquistar o bi, em 1996. Mas a paranaense Roseli Machado garantiu a zebra e manteve o título em casa. Ela apresentou um ritmo impressionante desde o início da corrida e venceu praticamente de ponta a ponta.

Émerson Iser Bem (1997)
O paranaense, ex-lavrador e entregador de leite, é uma das maiores zebras da história da corrida. Ele venceu o queniano Paul Tergat, que se tornaria o maior vencedor da São Silvestre (pentacampeão), num final eletrizante, e ultrapassando-o apenas na avenida Paulista.

Maria Zeferina Baldaia (2001)
Ex-bóia-fria e cortadora de cana de Sertãozinho (335 km a noroeste de São Paulo) superou a grande favorita, a queniana Margaret Okayo, recordista da Maratona de Nova York, por 11 segundos, e foi a estrela maior de um pódio que teve brasileiras nas quatro primeiras posições.

Marizete Rezende (2002)
A fundista goiana conseguiu projeção em 2001, quando venceu as maratonas de São Paulo, dos Bandeirantes, de Curitiba e de Santa Catarina. Marizete só passou a se dedicar totalmente ao atletismo aos 23 anos _corria desde os 20 anos. A atual campeã, no entanto, não disputará a prova de 2003, pois não está em boas condições físicas.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).