Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Silvestre 23/12/2003

Dicas

  • Pessoas que têm problemas de coração, devem consultar um médico antes de correr. O coração é um dos órgãos mais sacrificados durante uma corrida longa. Além disso, o percurso tem trechos difíceis, com a subida da Brigadeiro Luís Antônio.


  • Procure evitar alimentos gordurosos (carne bovina, suína, ovos, frituras) e bebidas alcoólicas nas horas que antecedem a corrida. Dê preferência para alimentos ricos em carboidratos (massas em geral, arroz, batata), saladas cruas sem muito tempero, frutas (banana-prata, pêra, maçã, mamão, pêssego, nectarina).


  • Use roupas leves --opte por tecidos que não retenham o suor, para manter o corpo sempre seco (como CoolMax, Supplex e Dry-fit). O uso de um tênis próprio --evite estrear tênis no dia da prova-- para corrida ajuda a evitar lesões e contusões.


  • Antes da largada, faça um aquecimento --inicie os alongamentos 30 minutos antes da prova e depois faça um trote de aquecimento de uns 15 minutos-- para evitar cãibras. Quando a corrida começar, tome cuidado para não cair no meio da multidão.


  • Esteja no local da largada no mínimo uma hora antes (para os homens, às 16 horas; e, para as mulheres, às 14h15) e fique longe do sol. Procure estar no local da largada da corrida com aproximadamente 5 minutos antecedência.


  • Fique atento aos três quilômetros iniciais (descida), trecho que vai da largada até o final da Consolação, para evitar problemas durante o percurso. Não acelere o ritmo neste trecho, pois você terá de poupar energias para as subidas, na parte final da prova.


  • Resista aos primeiros indícios de cansaço e mantenha a concentração durante os 15 km. Mas, se o corpo não aguentar mais, não force sua própria natureza --deixe os mais apressados o ultrapassarem--, para evitar possíveis contusões.


  • Deve manter o ritmo ao qual está acostumado e se manter hidratado --beba água em todos postos de abastecimento, mesmo que não sinta sede. Se sobrar água, jogue na cabeça. A reposição de líquidos é fundamental para que o corpo suporte o esforço.


  • Para enfrentar a temível subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, movimente os braços com mais energia para cima, paralelo ao corpo, para equilibrar o esforço. Após a chegada, diriga-se a um local de menor concentração para se refrescar e se recuperar.


Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).