Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Silvestre 23/12/2003

História

A Corrida de São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1925, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero --inspirado em uma prova noturna que assistira em Paris. No primeiro ano, 48 atletas correram oito km.

As principais características da prova são a largada e chegada na avenida Paulista, as subidas decisivas --primeiro da rua da Consolação (até 1989) e depois na Brigadeiro Luís Antônio-- e ser realizada no último dia do ano.

Folha Imagem
Prova reúne multidão
Até a 20ª edição, a prova era disputada só por brasileiros, mas a partir de 1945 assumiu caráter internacional com a participação de atletas de diversos países. Desde então, os estrangeiros têm dominado a corrida --foram nove vitórias nos últimos 11 anos.

Em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas instituiu o Ano Internacional da Mulher, foi realizada a primeira edição da prova feminina (vencida pela alemã Christa Valensieck), que começava junto com a masculina, mas com classificação separada.

Diversas modificações foram feitas à estrutura da São Silvestre a partir de 1989, para que ela passasse a integrar o calendário de corridas de rua da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Entre elas, houve a inversão do sentido do trajeto (largada no sentido Paraíso-Consolação), separação das competições masculina e feminina, ampliação do percurso e alteração do horário (da noite para a tarde).

A 79ª edição da Corrida de São Silvestre vai manter os mesmos horários e percursos do ano passado, com 15 km. A largada da prova feminina será às 15h15, em frente ao Masp. Os homens largam às 17h, no mesmo local.

Folha Imagem
Tergat vence em 2000
O queniano Paul Tergat é o maior vencedor da história da prova, com cinco vitórias (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). O equatoriano Rolando Vera, o belga Gaston Roelants e o colombiano Victor Mora somam quatro.

Após a iinternacionalização da prova, o Brasil venceu sete vezes a disputa masculina --Sebastião Monteiro (45 e 46), José João da Silva (80 e 85), João da Matta (83), Ronaldo da Costa (94) e Émerson Iser Bem (97).

Entre as mulheres, o país ganhou quatro vezes --Carmem de Oliveira (95), Roseli Machado (96) e Maria Zeferina Baldaia (2001) e Marizete Rezende (2002). A portuguesa Rosa Mota é a recordista de vitórias --seis.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).