Folha Online Equilíbrio Saúde da mulher
Saúde da mulher
27/04/2003

Cólica: A culpa é dele

Prostraglandina é o nome do hormônio responsável por três de cada quatro casos de cólicas. Liberado durante o período menstrual, é ele que provoca no útero as contrações que "descolam" o óvulo não fecundado, eliminado na menstruação. Como a adolescente tem útero pequeno, essa contração provoca dores muito fortes no baixo ventre por períodos de 24 a 48 horas.

Não há muito a fazer para combater esse tipo de cólica, além de pílulas -algumas ajudam a reduzir ou até acabam com as dores- e analgésicos específicos. Bolsas de água quente, banhos mornos e chás, que dilatam os vasos sanguíneos, também ajudam.

Cólicas que persistem após a adolescência devem ser investigadas. Miomas, endometriose, pólipos e inflamações pélvicas podem causar dores abdominais fortes durante o período menstrual e só são diagnosticados em exames mais detalhados. (CC)



Para os dias de crise aguda, é bom fazer movimentos que alonguem as regiões lombar e abaixo do umbigo, as mais atingidas pelas dores. "Tudo o que pressiona a barriga e, principalmente, faz com que ela fique quente, é ótimo", afirma a professora Maria Renée Janikian.

Evite posturas em que a barriga seja pressionada no chão ou virada para baixo, pois pode aumentar o fluxo e piorar a cólica. Já que a abertura do útero fica para baixo, é melhor não brincar com a força da gravidade, impedindo a saída natural do sangue, diz Renée. (LK)


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).