|
08/10/2003
Pesquisa: Como foi feita a pesquisa
da Folha de S.Paulo
Pelo 13º ano consecutivo, o Datafolha realizou uma pesquisa para identificar as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos, de leite a operadora de telefone celular.
Desta vez, foram entrevistadas 7.832 pessoas, a partir de 16 anos, em 130 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal. As amostras incluem todos os níveis sociais e de escolaridade.
A pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais (para mais ou para menos), é baseada sempre em respostas espontâneas (sem mostrar opções aos entrevistados) dadas a perguntas como: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em pasta de dente?".
A única diferença fica por conta da premiação principal, o Top do Top, que questiona apenas a lembrança de uma marca, sem especificação da categoria.
Em caso de empate, o critério utilizado é o "awareness", baseado na segunda pergunta feita pelo Datafolha: "De quais outras marcas de pasta de dente você se lembra?".
|
|
|