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08/10/2003
Seminário: O consumidor conectado
Stan Rapp discute as mudanças promovidas pelos negócios virtuais
MARILI RIBEIRO
free-lance para a Folha de S.Paulo
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Stan Rapp durante seminário no Masp, em São Paulo |
| A tecnologia será o meio mais rápido para a inclusão dos mais pobres. A opinião, dada pelo publicitário norte-americano Stan Rapp para uma platéia de 700 pessoas na abertura oficial da premiação do Top of Mind 2003 no Museu de Arte de São Paulo, indica o caminho a ser seguido por países em desenvolvimento numa época notadamente marcada pela intensificação das relações virtuais.
Para Rapp, considerado uma autoridade em questões de marketing direto e de relacionamento, o Brasil possui um gigantesco universo de consumidores
que está fora do mercado de massa e que pode ser integrado graças aos avanços tecnológicos.
Membro do conselho de um dos gigantes da publicidade mundial, o grupo McCann-Erickson, Rapp distribui genericamente a população do Brasil em três camadas de renda. A dos consumidores efetivos, cerca de 40 milhões de pessoas, a dos com potencial de aumentar a capacidade de consumo, cerca de 75 milhões, e os abaixo da linha de pobreza, aproximadamente 60 milhões de habitantes.
“O país tem um imenso caminho a ser trilhado pelas empresas para oferecer serviços e produtos destinados às classes de baixa renda, de maneira a torná-las consumidoras de suas marcas”, diz.
Para provar que não há volta no universo que conecta todos a todo instante, Rapp enumera situações. “A Amazon, livraria virtual, realiza anualmente 38 milhões de vendas. No Japão, 90% dos adolescentes fazem aquisições diárias conectados com seus celulares”, afirma.
A palestra de Stan Rapp faz parte das novas ações que buscam expandir as discussões em torno da pesquisa Top of Mind. “Há três anos, o Top of Mind limitava-se à cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores, porém percebemos que, pelas características do público envolvido, poderíamos redimensionar o evento, convidando profissionais e personalidades para debates”, diz o diretor de marketing do Grupo Folha, Paulo Mira.
PERFIL
Nome: Stan Rapp, 84
Nacionalidade: norte-americano
Cargo: membro dos conselhos da McCann-Erickson WorldGroup, da BondRewards, grupo dedicado a programas de fidelidade, e da iSKY, de serviços de relacionamento com clientes
Onde começou: fundador e presidente durante 23 anos da agência de publicidade Rapp-Collins Worldwide. Atualmente dedica-se a palestras e seminários dirigidos a executivos e empresários, realizadas nos cinco continentes
Best-sellers: “Maxi Marketing”, “O Novo Maxi Markekting” e “A Grande Virada do Marketing”, todos escritos em parceria com Tom Collins e editados em 18 idiomas
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