Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind 08/10/2003

Seminário: O consumidor conectado

Stan Rapp discute as mudanças promovidas pelos negócios virtuais

MARILI RIBEIRO
free-lance para a Folha de S.Paulo

Stan Rapp durante seminário no Masp, em São Paulo
A tecnologia será o meio mais rápido para a inclusão dos mais pobres. A opinião, dada pelo publicitário norte-americano Stan Rapp para uma platéia de 700 pessoas na abertura oficial da premiação do Top of Mind 2003 no Museu de Arte de São Paulo, indica o caminho a ser seguido por países em desenvolvimento numa época notadamente marcada pela intensificação das relações virtuais.

Para Rapp, considerado uma autoridade em questões de marketing direto e de relacionamento, o Brasil possui um gigantesco universo de consumidores que está fora do mercado de massa e que pode ser integrado graças aos avanços tecnológicos.

Membro do conselho de um dos gigantes da publicidade mundial, o grupo McCann-Erickson, Rapp distribui genericamente a população do Brasil em três camadas de renda. A dos consumidores efetivos, cerca de 40 milhões de pessoas, a dos com potencial de aumentar a capacidade de consumo, cerca de 75 milhões, e os abaixo da linha de pobreza, aproximadamente 60 milhões de habitantes.

“O país tem um imenso caminho a ser trilhado pelas empresas para oferecer serviços e produtos destinados às classes de baixa renda, de maneira a torná-las consumidoras de suas marcas”, diz.

Para provar que não há volta no universo que conecta todos a todo instante, Rapp enumera situações. “A Amazon, livraria virtual, realiza anualmente 38 milhões de vendas. No Japão, 90% dos adolescentes fazem aquisições diárias conectados com seus celulares”, afirma.

A palestra de Stan Rapp faz parte das novas ações que buscam expandir as discussões em torno da pesquisa Top of Mind. “Há três anos, o Top of Mind limitava-se à cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores, porém percebemos que, pelas características do público envolvido, poderíamos redimensionar o evento, convidando profissionais e personalidades para debates”, diz o diretor de marketing do Grupo Folha, Paulo Mira.

PERFIL

Nome: Stan Rapp, 84

Nacionalidade: norte-americano

Cargo: membro dos conselhos da McCann-Erickson WorldGroup, da BondRewards, grupo dedicado a programas de fidelidade, e da iSKY, de serviços de relacionamento com clientes

Onde começou: fundador e presidente durante 23 anos da agência de publicidade Rapp-Collins Worldwide. Atualmente dedica-se a palestras e seminários dirigidos a executivos e empresários, realizadas nos cinco continentes

Best-sellers: “Maxi Marketing”, “O Novo Maxi Markekting” e “A Grande Virada do Marketing”, todos escritos em parceria com Tom Collins e editados em 18 idiomas

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).