Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Aracaju
Veja Fotos

Conheça as praias

Atalaia

A praia de Atalaia concentra a badalação esportiva e os turistas, com quadras de vôlei de praia, futebol, um Oceanário do projeto Tamar, barraquinhas que servem o tradicional petisco de caranguejo e a Passarela do Caranguejo, avenida com dezenas de casas que servem o bichinho como aperitivo.

Praia dos Artistas (Orlinha)

A antiga praia dos Artistas, que ficou famosa nos anos 60 e 70 como reduto hippie, agora é mais conhecida como Orlinha, e reúne dezenas de bares à beira-mar, muito procurados à noite.

Barra dos Coqueiros

A cidade-ilha, localizada na ilha de Santa Luzia, está separada de Sergipe apenas por um rio. Para chegar a ela já existe uma estrada, mas o melhor meio é mesmo pegando a balsa que atravessa o rio Sergipe. É lá que está a praia mais procurada pelos moradores do momento: Atalaia Nova. A balsa costuma ter filas no final de semana. O local tem bares e barraquinhas de praia, mas ainda conserva sua beleza natural. As outras duas praias, Costa e Jatobá, são mais tranquilas e recebem praticantes de esportes e pesca amadora.

Outras cidades

Pirambu

Facilmente acessível a partir da ilha de Santa Luzia, Pirambu tem areias limpas e um dos carnavais mais concorridos do Estado. A cidade chega a receber 30 mil visitantes por dia durante o festejo. Esta é a principal cidade da costa dos Manguezais, como é chamado o litoral norte de Sergipe.

Pacatuba

Praias calmas estão na Ponta dos Mangues, em Pacatuba, cidade vizinha a Pirambu. De difícil acesso, é “point" de surfistas. Só se pode chegar a ela de barco ou pela praia. Se for fazer o trajeto pela praia, preste atenção nas marés. Quando menos se espera, as águas sobem e você pode terminar atolado, se estiver num veículo sem tração nas quatro rodas. O número de carros que já foram enterrados pelas areias do lugar é grande.

Costa das Dunas

Localizadas a cerca de 75 km da capital, praias como Abaís, do Saco e Caueiras são disputadíssimas durante a temporada e abrigam mansões de veraneio. A costa das Dunas, litoral sul, prima pelas areias brancas, finas, mais claras do que no restante do Estado. Passeios de escuna pelos rios da região podem ser feitos a partir das cidades da região, como Estância e Itaporanga D’ajuda, ou de Aracaju.

A Ilha da Sogra, a poucos metros da praia do Saco, em Estância, fica próxima à foz do rio Real e é a pérola local. Uma ilha de areias brancas, que convida o turista a um descanso sob o sol, dentro ou fora da água, que apesar de ser bem rasa em quase todos os pontos, costuma ter forte correnteza.

A jornalista Laura Prado viajou a convite da Emsetur e com apoio da Tam

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).