Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Fortaleza
 

Conheça as praias

Praia do Futuro

A preferida dos banhistas. Shows artísticos quase todos os dias. E tome caranguejo nas barraquinhas, que também viraram atração noturna por iniciativa do Chico do Caranguejo: toda quinta à noite, religiosamente, ele prepara um dos melhores da cidade. Há outras barracas como a Itaparicá, que serve deliciosos peixes e o excelente pargo frito.

Praia do Cumbuco

Fica a cerca de 23 quilômetros de Fortaleza e é uma das mais belas paisagens que misturam o azul do céu e do mar ao verde dos coqueiros que invadem a praia. Tem pequenas dunas de areia, mas o que incomoda mesmo são os ambulantes que proliferam aos montes tentando vender artesanato ou oferecendo serviços de jangada, cavalo, passeios de bugue etc.

Praia do Morro Branco

Fica mais longe, a uns 85 km de Fortaleza, na cidade de Beberibe. Apesar da distância, é considerada um passeio em pacotes turísticos de Fortaleza. Nela, o cenário é de paraíso: a orla é livre, com pouquíssimas construções ou barracas montadas precariamente, e começam a surgir, além das dunas móveis, as falésias, brancas ou coloridas.

Praia das Fontes

Também em Beberibe, a 85 km de Fortaleza, tem um labirinto de falésias coloridas. Lá foi gravado o primeiro programa "No Limite", "reality show" da Globo, em 2000. Caracterizada também por lagos de água doce, dunas gigantescas e fontes de água.

Praia de Iracema

A praia é a preferida de poetas e intelectuais e daqui se contempla um magnífico pôr-do-sol. O calçadão foi reformado e virou ponto obrigatório para um giro noturno.

Praia do Meirelles

É arborizada, tem largos calçadões, feira artesanal e quadra de esportes. Por isso, concentra sempre bom número de turistas. No entanto, evite o banho nela: um esgotão da cidade desemboca lá.

Praia Volta da Jurema

Cuidado ao mergulhar por causa de suas formações rochosas. É freqüentada por jovens e possui quadra de esportes.

Praia do Mucuripe

Bela enseada. Cenário de jangadas, da estátua de Iracema e do farol. Ao entardecer, vale a pena assistir do alto das dunas à chegada dos jangadeiros. Eles trazem cada lagosta! Mas também não vale para banho.

Praia de Sabiaguaba

Fica a 20 km do centro da cidade. Relaxe deitado nas dunas, sob os coqueiros, diante do mar tranquilo. Só levante para ir às barracas repor as energias com base de ostras e caranguejos.

Praia da Barra do Ceará

Encontro das águas do mar com as do rio Ceará. A travessia da Barra é feita por canoas e barcaças. Dê um pulo no antigo forte de Nossa Senhora do Amparo, construção do século 17. Não é apropriada para banho.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).