Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Guarapari
 

Passeios turísticos

Cemitério do Bem-Amado

O prefeito Juca Brandão construiu o cemitério e não conseguia inaugurá-lo. O tempo passava e ninguém morria. Em 1916, dez anos depois, a cidade enfim viu um ataúde descer à cova. Mas a façanha não foi simples.

Para inaugurar o cemitério São João Batista foi preciso tomar emprestado um defunto da vizinha Beneventes, atual Anchieta. Folclore à parte, assim nascia o personagem do prefeito Odorico Paraguaçu, que inspirou Dias Gomes a escrever a novela "O Bem-Amado".

Areia monazítica

A fama de saudável vem de longe, mas só em 1898 foi desvendado o segredo: a areia monazítica das praias de Guarapari é medicinal. Pequenas quantidades de tório e urânio em sua composição garantem o teor radioativo e terapêutico de seus grãos amarelados, marrons e negros -bom para curar artrites, nevralgias, doenças musculares e perturbações digestivas. Não estranhe ao deparar com banhistas rolando na areia das praias de Guarapari.

Igreja N. S. da Conceição

Construída em 1585 pelo padre Anchieta, no melhor estilo colonial dos jesuítas. O contorno das portas é com conchinhas. Fica na rua João Cavatti, s/n.

Ruínas da igreja N. S. da Conceição

Da construção colonial de 1677 só sobraram as paredes da nave e os arcos da torre. As ruínas ficam na rua Matriz, s/n.

Poço dos Jesuítas

O pequeno poço foi construído pela missão de Anchieta e recentemente restaurado. Fica no morro do Atalaia.

Anchieta

A 36 km, ES-60. Pequena cidade onde viveu e morreu o padre Anchieta, com prédios históricos e belas praias. A igreja N. S. da Assunção foi construída com pedras de arrecife, argamassa de óleo de baleia e cal de conchas moídas. Na cela onde morreu o padre em 1597, pequeno museu com objetos do jesuíta -seu crucifixo de madeira e seus móveis toscos. Enseadas de mar calmo e transparente nos balneários de Iriri, Ubu e Castelhanos.

Piúma

A 36 km, ES-60. No centro da cidade, venda de artesanato de conchas e a praia do Coqueiral, ótima para crianças. Surfistas ficam na foz do rio Piúma e pegam as ondas da Boca da Barra. Da Monte Aghá saem passeios para as ilhas do Cabrito, do Gambá, reduto de aves, do Francês, onde fica a gruta do Judeu, e do Meio, enfeitada de bromélias e orquídeas.

Marataízes

A 56 km, ES-60. Principal praia de Itapemirim, reduto dos jovens. As águas são azul-escuro por causa da foz do rio Itapemirim, ao norte. Bares e restaurantes. Aluguel de jet-ski, caiaques e ski-banana. Próximo da praia do Siri está a lagoa do Siri, com pedalinhos e caiaques. Revoadas de andorinhas na enseada dos Cações, de areia clara e fina, cercada por morros.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).