Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Natal
Veja Fotos

Natal tem sol todo dia e temperatura agradável

LÍVIA MARRA
da Folha Online

Conhecida como "Cidade do Sol", Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é opção para quem quer descansar ou se divertir. Os passeios incluem praias, dunas -móveis e fixas- e agito noturno.

Apesar do sol forte, a temperatura média anual é de 28ºC, e uma brisa constante torna a temperatura agradável. Mas o turista não pode se esquecer de levar um bom protetor solar. Dizem que em Natal faz sol 360 dias por ano.

Natal já recebeu o título de ar mais puro das Américas, após estudo feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a pedido da Nasa (agência espacial dos EUA). A cidade se orgulha também da qualidade de sua água. Parte da água consumida é “filtrada” pelas dunas.

O Rio Grande do Norte tem também o maior cajueiro do mundo, registrado no Livro dos Recordes, com 8.400 metros quadrados. A capital potiguar tem também praias de mar calmo, com piscinas naturais, e outras com boas ondas para o surfe.

Quem visita as dunas de Genipabu não pode deixar de andar de bugue. É a forma mais emocionante de conhecer a região. Os “bugueiros” são especialistas em manobras radicais. Se quiser, e só pedir. E não se assuste se encontrar dromedários andando pelas dunas. Os animais também podem ser alugados para um passeio.

Na lagoa de Jacumã, uma atração para todas as idades, considerada por muitos como mais divertida que o tradicional “esquibunda”: é o “aerobunda”. Uma cadeirinha presa em cabos leva a um delicioso mergulho. Quem não sabe nadar também pode brincar. Basta colocar um colete salva-vidas e aguardar a cadeirinha parar. Um barquinho faz o resgate, levando o turista de volta às dunas.

Natal abriga ainda marcos históricos, como o Forte dos Reis Magos, que deu início à cidade, e pontos culturais, como o Museu Câmara Cascudo, dedicado a Luís Câmara Cascudo, considerado um dos maiores estudiosos da cultura brasileira.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).