Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Salvador
Veja Fotos

Passeios turísticos

Itaparica

Um dos passeios mais procurados pelos que vão a Salvador é o passeio de escuna que vai até Itaparica e pára, antes, na ilha dos Frades para um banho de mar. Com saída pela manhã (o horário varia de acordo com a operadora) e retorno no final da tarde, esse passeio oferece a possibilidade de ver a cidade a partir da Baía de Todos os Santos e também passa ao lado do Forte de São Marcelo.

Com 239 quilômetros quadrados, é a maior ilha marítima do Brasil. Sua área é dividida em dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Está localizada a 31,5 milhas náuticas de Salvador (17 km). Em sua parte voltada para o oceano, está cercada por uma grande barreira de corais, daí a origem de seu nome, já que Itaparica significa "cerca feita de pedras". Essa barreira faz com que as praias desse lado sejam de águas calmas e com poucas ondas.

Já a parte oeste da ilha, voltada para o continente, é uma região de manguezais, pequenas vilas de pescadores e ilhas particulares. A parte sudoeste, que pode ser visitada de barco fretados, a partir da praia de Cacha Pregos, é conhecida como "Pantanal Baiano", por ser um verdadeiro santuário ecológico, cortado por rios, canais e mangues, e abriga uma grande fauna, com destaque para a presença de tatus, pacas, lobos e tamanduás.

Na Vila de Itaparica, é possível visitar algumas construções históricas, como o Solar da Praça da Piedade, construído no século 18, a igreja de São Lourenço, construída em 1610 e a Fortaleza de São Lourenço, edificada em 1711. Além disso, o Parque da Fonte da Bica é o destaque da vila, com uma fonte de água mineral considerada das melhores do país. Diz a sabedoria popular local: "Eta fonte fina, faz véia ficar menina".

Para visitar Itaparica, além do passeio de escuna, que pode ser adquirido diretamente no Terminal Turístico de Salvador, nas operadoras de turismo receptivo e também nos hotéis, é possível ir de ferry boat, que parte do Terminal de São Joaquim e leva cerca de 20 minutos, até o terminal marítimo de Bom Despacho e de lá seguir nos vários veículos (kombis ou vans) que fazem o trajeto até Itaparica.

Ilha dos Frades

A ilha dos Frades é um pequeno vilarejo, no qual moram apenas 45 pessoas, com ruínas da igreja de N. Sra. de Guadalupe, construída no século 17, local de onde se têm uma linda vista da praia. Suas águas são cristalinas, boas para o mergulho, além de serem bastante calmas, com poucas ondas. Barracas de praia garantem o conforto do turista, servindo frutos do mar e pescados, além de possuírem chuveiros.

Litoral Norte

A partir de Salvador também é possível conhecer as praias do litoral norte, que ficam na Linha Verde e vão da Praia do Forte, a 54 km ao norte de Salvador, conhecida como "a polinésia brasileira" e uma área de rigorosa proteção ambiental, até Mangue Seco, a 221km de Salvador, na divisa do Sergipe, local onde se passa a história de "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, com destaque para as dunas e praias desertas, passando pelas praias de Imbassaí (a 66 km de Salvador) e Sauípe (a 85 km de Salvador).

Ao todo, a Linha Verde dá acesso a 18 praias. Para conhecer essas praias, contate as agências de turismo receptivo que fazem o passeio ou alugue um carro.

Pelourinho

No Pelourinho está a maior riqueza de Salvador, revelada nos detalhes arquitetônicos, nas igrejas e nas casinhas coloridas, que se dedicam e vivem de turismo. Localizado no centro histórico de Salvador e tombado pelo patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Pelourinho é considerado atualmente um grande shopping a céu aberto por oferecer atrações artísticas, musicais e opções de bares, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e jóias, museus, teatros e igrejas, entre outros.

Sua recuperação ainda não foi concluída por estar sendo feita em etapas. Os prédios dos séculos 17 e 18 foram divididos em grupos. A maior parte dos imóveis restaurados fica no Pelourinho, Terreiro de Jesus, praça da Sé e ladeira do Carmo.

É lá que está a Fundação Casa de Jorge Amado, a loja do Olodum e a igreja de São Francisco, toda banhada em ouro, e é lá também que se concentram as atividades de um grupo responsável por movimentar o Pelourinho dia e noite.

O Pelourinho é sede também do grupo afoxé Filhos de Gandhy, do bloco afro Olodum e de importantes museus para a história do Brasil como o Museu da Cidade, o museu Udo Knopf e o museu Abelardo Rodrigues, além do Teatro Miguel Santana, instalado no Solar do Ferrão.

Em tempo, o nome do conjunto arquitetônico surgiu da mão-de-obra escrava e dos pelourinhos, colunas fixadas em áreas públicas para expor e castigar criminosos, instalados originalmente em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais praças Tomé de Souza e Castro Alves como símbolo de autoridade e justiça.

Mergulho

A presença de recife de corais e alguns naufrágios tornam as águas da Baía de Todos os Santos ideais para a prática de mergulho. Para tanto, alugue um barco, contrate um dive master ou faça um passeio de escuna.

Cidade Baixa

Elevador Lacerda - Um dos mais conhecidos símbolos de Salvador foi inaugurado em 1873 e reformado no início da década de 30.O elevador interliga a parte baixa da cidade à alta. Possui quatro elevadores que fazem o percurso em 11 segundos. A média de passageiros transportados por dia é de 20 mil. Localizado defronte ao Mercado Modelo, na Praça Cairu, parte baixa da cidade, e na Praça Municipal, na parte alta, é o melhor meio para quem quer ir do Pelourinho ao Mercado, ou vice-versa. A passagem custa R$0,05 para cada trecho.

Mercado Modelo - O mais tradicional local de venda de artesanato e produtos típicos da região, como rendas, bordados, cerâmica, bebidas, doces etc. o Mercado Modelo, prédio onde funcionou a primeira alfândega do Brasil, foi edificado em 1861, mas um incêndio, em 1983, ocasionou a sua reconstrução. Além de compras, é possível saborear os pratos típicos da Bahia nos dois restaurantes que funcionam ali e também assistir a exibição de capoeiristas na sua parte exterior. Fica na Praça Cairu, em frente ao Elevador Lacerda.

Solar do Unhão - Antiga residência, o conjunto do Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia e um restaurante típico, instalado no espaço da antiga senzala. O píer oferece uma linda vista da Baía de Todos os Santos. O projeto de reforma do antigo solar foi feito pela arquiteta Lina Bo Bardi. Recentemente, foi inaugurado, como parte desse complexo, o Parque das Esculturas, onde esculturas de vários artistas estão distribuídas em meio ao jardim e à praia que beira o solar. É o mais importante acervo de esculturas do município. O Museu funciona de terça-feira a domingo, das 13h30 às 20h30.

Dique do Tororó - Antiga represa, o dique foi totalmente reformado e se tornou uma nova área de lazer da cidade, com parquinho para as crianças, pedalinhos, restaurantes e, principalmente, as esculturas de Mário Cravo, representando os orixás, que parecem sair da água e valem a visita, principalmente à noite.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).