Folha Online Guia da Folha  
  O único roteiro completo de São Paulo  
 
Você é o crítico gastronômico

Com a palavra, o leitor

NAIEF HADDAD
GIULIANA BASTOS

do Guia da Folha

O terceiro ano consecutivo do "Você É o Crítico Gastronômico" comprova: os leitores do Guia da Folha gostam cada vez mais de dar seus palpites sobre os restaurantes. Em 50 dias, chegaram à Redação 5.913 avaliações, 55% a mais do que em 2002. A partir dessa votação, foi montado um roteiro com 165 restaurantes, todos com pelo menos cinco avaliações. Cada verbete contém uma descrição da casa e uma seleção de comentários dos leitores.

A edição deste ano traz uma novidade: além dos tradicionais "garfinhos" (de "péssimo" a "não perca"), os leitores foram convidados a dar uma nota de 0 a 100. A partir dos resultados, foi montado um ranking cuja nota mais alta é 98 e a mais baixa, 62. Segundo os leitores doGuia, portanto, nenhuma casa merece "nota vermelha" (abaixo de 50), embora eles não poupem observações negativas, dos preços dos pratos à altura da música e o ar-condicionado desajustado.

No topo do ranking, prevalece a diversidade: ficaram empatados o quilo Rico Sabor, a churrascaria Fogo de Chão, o japonês Hanadoki e as casas de cardápio variado Café Brasserie Belavista e Casa Bistrot.

A votação foi livre, cada leitor podia avaliar quantos restaurantes quisesse, mas não podia mandar duas notas do mesmo local. Além disso, o Guia colheu votos nas portas de 52 casas. Também foi feita uma abordagem --por telefone ou e-mail-- para checar a autenticidade de parte dos votos. Os comentários eram opcionais, por isso algumas casas têm mais observações do que outras. Assim, pela terceira vez, está em suas mãos o roteiro dos leitores, o seu roteiro, afinal. Bom proveito.

Veja a lista dos restaurantes avaliados pelo leitor.

NOTÍCIAS

Com a palavra, o leitor

Veja como foi organizado o "Você É o Crítico"

Economia pesa na avaliação

O que os leitores levam em conta

De olho no prato

No topo do ranking

Diversidade campeão

Os últimos colocados

Inéditos recebem elogios

Pratos elogiados pelos leitores

Caso de amor com as pizzarias

Experiências diferentes

Bares recebem avaliações

Os votos dos famosos

A voz dos leitores/clientes

Restaurantes

Enquetes: E você, como avalia os restaurantes?

 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).